Plano de Aula

Plano de aula: Figuras planas em imagens

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

Reconhecer as figuras planas  como: quadrado, retângulo, triângulo e círculo.

Objetivos específicos

Descrever as figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura correta.

Conceito-chave

Nomenclatura das figuras planas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca para o registro do desenho;
  • Atividades impressas em folhas (cartas);
  • Atividades impressas em folha para Raio-X e atividades complementares.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Descrever as figuras planas (quadrado, retângulo, triângulo e círculo) que aparecem nas imagens utilizando a nomenclatura correta.

Aula

Resumo da aula.
Resumo da aula.

Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.

Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.

Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas, então é importante que eles saibam reconhecer estas figuras em diferentes locais, neste caso, em um jogo.

Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA