Resumo da aula.
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula, antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer algumas figuras planas a fim de descobrir através da construção e discussão as características como lado e vértice de retângulo, quadrado e triângulo.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Como vocês acham que iremos construir essas figuras?
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando se eles se lembram como é o formato do retângulo, quadrado e triângulo. Verifique o que eles vão relatar e como eles fazem a descrição. Note se eles percebem a diferença entre os lados do quadrado e do retângulo.
Propósito: Realizar um levantamento dos conhecimentos adquiridos e que serão abordados durante a aula.
Discuta com a turma:
- Só existe esse formato de triângulo?
Atividade principal.
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize vários palitos de fósforo para cada dupla.
Explique que eles irão construir um quadrado, um retângulo e um triângulo. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão construindo. Observe como eles constroem o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Verifique também o triângulo, pois poderão pensar não somente no triângulo de três lados iguais (equilátero), mas no de dois lados diferentes e um igual (isósceles) e também no de três lados diferentes (escaleno).
Depois que tiverem construído as figuras, explique que os lados são as linhas retas que formam a figura e que eles deverão ser contornados com o giz de cera e que o vértice é o ponto comum de dois lados da figura e que eles deverão marcar com um pontinho esse ponto comum.
Após eles terem construído e sinalizado os lados e vértices, peça que eles comparem com a dupla vizinha os desenhos a fim de verificarem as semelhanças e diferenças.
Propósito: Fazer com que os alunos comecem a perceber as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.
Discuta com a turma:
- As linhas retas que formam a figura chama-se lado. Me mostre onde fica os lados das figuras? Quantos lados possuem cada figura que você construiu?
- Como vocês acham que é o desenho do retângulo? Quantos lados ele possui?
- O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
- O ponto comum de dois lados de uma figura, chama-se vértice. Você saberia identificar o vértice nessas suas figuras? Quantos vértices possuem cada figura que você construiu?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após a construção das figuras planas como o triângulo, retângulo e quadrado eles irão comparar as características relacionadas aos lados e vértices.
Levar para o quadro, as diferentes construções, como por exemplo: o retângulo ser desenhado no lugar do quadrado, o quadrado ser desenhado no lugar do retângulo e triângulo ser desenhado com medidas diferentes. Neste momento, importante a professora discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Comparar, nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que eles percebam as diferenças entre as figuras.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.
Discuta com a turma:
- Vocês desenharam essa figura (retângulo) na letra A, quantos lados ela possui?
- O grupo ao lado fez essa figura (quadrado) na letra A. Qual é a diferença entre as duas figuras? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
- Considerando que o ponto em comum entre dois lados é o vértice, quantos vértices a figura da letra A possui? E a figura da letra B? E na letra C? O que podemos perceber quanto ao número de lados e vértices dessas figuras?
- Na letra B, vocês construíram essa figura (quadrado) , por quê?
- Na letra C, essas duas duplas construíram o triângulo de maneira diferente. O que está diferente?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Sistematização dos conceitos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Este momento deverá ser realizado coletivamente. A professora, juntamente com a colaboração das informações dos alunos, irá apresentar no quadro as características das figuras: quadrado, retângulo e triângulo. Deverá ir conduzindo o registro de forma a mostrar os conceitos e linguagem matemática que eles deverão assimilar.
Quadrado:
4 lados,
4 vértices,
Seus lados são de medidas iguais.
Retângulo:
4 lados, sendo dois pares de lados de medidas iguais,
4 vértices.
Triângulo:
3 lados, podendo ser todos iguais (triângulo equilátero), 2 lados iguais e 1 diferente (triângulo isósceles) ou 3 lados diferentes
(triângulo escaleno),
3 vértices.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.
Discuta com os alunos:
- O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
- E o que temos para falar sobre as características do triângulo?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características das figuras planas: quadrado, retângulo e triângulo.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas como quadrado, retângulo e triângulo.
Discuta com os alunos:
- O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
- E o que temos para falar sobre as características do triângulo?
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Leia o enunciado para os alunos e oriente que depois de terem construído com os palitos de fósforo várias figuras e discutido suas características, agora irão construir mais duas de acordo com a característica citada. Explique que a atividade será realizada individualmente. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo desenhar as figuras de acordo com suas características. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para socializar as figuras que eles desenharam e realize a comparação com os demais alunos da classe. Verifique o que eles perceberam na figura com três lados diferentes. Que figura formou?
Propósito: Verificar se os alunos perceberam o números de lados, se os lados são ou não da mesma medida e quando não são que conclusões chegaram.
Discutas com os alunos:
- Já construíram o item A? Que figura vocês conseguiram formar? Quantos palitos vocês utilizaram? Três palitos foram suficientes? Que conclusões vocês chegaram?
- E no item B, que figura vocês formaram? Será que só posso formar essa seguindo a característica citada?
Materiais Complementares:
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar