Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_15GEO03
Recursos
- Necessários: Atividade impressa, enviada pela internet ou pelo celular; palitos de fósforo; giz de cera ou lápis de cor.
- Opcionais: Google Meet; Zoom, Gravação de áudio; link do vídeo: Aprenda as Formas Geométricas
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
Para resolver esta atividade os alunos deverão ter palitos de fósforo para montar figuras geométricas.
Se você tiver contato síncrono com eles, inicie a aula compartilhando a tela do seu computador com o slide 3 e explique que eles irão construir um quadrado, um retângulo e um triângulo. Questione se eles se lembram como é o formato dessas figuras. Verifique o que vão relatar e como eles fazem a descrição. Note se eles percebem a diferença entre os lados do quadrado e do retângulo. Esclareça as características dessas figuras. Depois proponha que façam as suas figuras usando palitos de fósforo. Oriente como devem construir o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Explique também sobre os tipos de triângulo: de três lados iguais (equilátero), de dois lados diferentes e um igual (isósceles) e o de três lados diferentes (escaleno).
Depois que tiverem construído as figuras, peça que em uma folha, ou no próprio caderno, contornem com giz de cera ou lápis de cor as linhas das figuras. Explique que os lados são as linhas retas que formam a figura, e que o vértice é o ponto comum de dois lados da figura. Peça que marquem com um pontinho colorido esse ponto comum. Promova reflexões enquanto eles estiverem fazendo a atividade.
- As linhas retas que formam a figura chama-se lado. Quantos lados possuem cada figura que você construiu?
- Como vocês acham que é o desenho do retângulo? Quantos lados ele possui?
- O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
- O ponto comum de dois lados de uma figura, chama-se vértice. Você saberia identificar o vértice nessas suas figuras? Quantos vértices possuem cada figura que você construiu?
Você pode gravar um áudio com as perguntas e orientações e mandar pelo WhatsApp no grupo da turma. Encaminhe também a imagem da proposta da atividade que está no slide 3. Se você não tiver comunicação on-line com os alunos, inclua algumas questões no documento da atividade principal, imprima e encaminhe para os alunos por seus responsáveis. Peça que depois que fizerem a tarefa tirem foto de suas figuras e enviem no grupo; ou no caso das tarefas impressas, mandem os desenhos com os contornos das figuras para você. Oriente que enviem também as respostas das perguntas que você fez.
Discussão das soluções
Socialize as diferentes construções de figuras que seus alunos fizeram. Você pode fazer isso com imagens no WhatsApp, em aula síncrona, se tiver disponibilidade. Faça perguntas que promovam uma reflexão sobre possíveis erros que eles possam ter cometido, como por exemplo: o retângulo ser desenhado no lugar do quadrado, o quadrado ser desenhado no lugar do retângulo e triângulo ser desenhado com medidas diferentes. Neste momento, é importante discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Compare nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que percebam as diferenças entre as figuras. Discuta com a turma:
- Qual é a diferença entre as duas figuras? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
- Considerando que o ponto em comum entre dois lados é o vértice, quantos vértices essa figura possui? O que podemos perceber quanto ao número de lados e vértices dessas figuras?
No caso de não ter comunicação pela internet com seus alunos, reúna algumas respostas diferentes e figuras que eles mandaram para você, imprima e envie junto com a devolutiva das tarefas.
Sistematização e Encerramento
Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características das figuras planas: quadrado, retângulo e triângulo.
- O que vocês aprenderam da diferença em relação à medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
- E o que temos para falar sobre as características do triângulo?
Promova a sistematização coletivamente, se for possível e apresente um quadro com as características das figuras: quadrado, retângulo e triângulo. Aproveite o conteúdo do slide 6 e compartilhe com toda a turma. Se não puder fazer coletivamente você pode enviar impresso junto com a devolutiva da tarefa
Raio X
A atividade do raio X serve para verificar se os alunos perceberam os números de lados, se os lados são ou não da mesma medida e quando não são que conclusões chegaram. Apresente a atividade proposta no slide 7, leia o enunciado para os alunos e oriente que após terem construído com os palitos de fósforo as figuras e discutido suas características, agora devem construir mais duas de acordo com a característica citada. Você pode encaminhar a atividade impressa também e pedir que devolvam para você depois.
Convite às famílias
Envie um pequeno texto junto à atividade impressa, ou grave um áudio e encaminhe aos responsáveis pelos alunos solicitando apoio para a realização das atividades. Explique o objetivo da aula e peça que disponibilizem os palitos de fósforo para que os alunos possam construir suas figuras. Compartilhe com eles o link do vídeo sobre formas geométricas que está nos recursos. Caso eles tenham acesso à internet podem deixar seus filhos assistirem.