Resumo da aula
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas, então é importante que eles saibam reconhecer para posteriormente nomear e desenhar na malha quadriculada de acordo com número de vértices e lados.
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com os alunos:
- O que vocês acham que vamos aprender hoje?
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conseguem dizer quais dessas imagens representam figuras planas. E que figuras planas são essas e se identificam onde são os vértices e lados das figuras. Verifique quais objetos eles conseguiram citar. Anote as respostas deles no quadro e discuta sobre as diferentes respostas.
Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, dentre as imagens dispostas, alguns exemplos de figuras planas.
Discuta com a turma:
- Quais desses objetos representam figuras planas?
- Que figuras planas estão sendo representadas?
- Onde são os vértices e os lados das figuras?
Materiais complementares:
Resolução da retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem. Disponibilize a folha de papel quadriculado para cada dupla.
Explique que eles irão desenhar algumas figuras de acordo com suas características e posteriormente pintar seguindo o critério do número de lados. Enquanto eles realizam a atividade, circule pela classe e verifique como eles estão desenhando. Observe como eles constroem o retângulo já que dois lados são com medidas menores. Verifique também os triângulos, pois deverão desenhar o triângulo com dois lados iguais (isósceles) e o de três lados diferentes (escaleno). Depois que tiverem desenhado as figuras, explique que eles deverão pintar de vermelho as figuras composta por quatro lados e de azul as de três lados.
Propósito: Fazer com que os alunos, por meio das características do número de lados e vértices, consigam desenhar as figuras planas solicitadas.
Discuta com a turma:
- Qual diferença vocês perceberam entre a figura desenhada no item A e B ? Que figura formou nesses itens?
- O triângulo só dá para desenhar dessa maneira?
- Que figura formou no item C?
Materiais Complementares:
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que após eles desenharem figuras planas como o triângulo e retângulo eles irão comparar as características relacionadas aos lados e vértices e pintar de acordo com o critério de número de lados.
Levar para o quadro, as diferentes construções, como por exemplo: e triângulo ser desenhado com medidas iguais. Neste momento, importante a professora discutir o porquê construíram uma figura no lugar da outra. Comparar, nessa discussão, o número de lados, o número de vértices e a medidas dos lados, a fim de que eles percebam as diferenças entre as figuras.
Propósito: Proporcionar aos alunos uma reflexão sobre as características do número de lados e de vértices das figuras planas como o retângulo e triângulo.
Discuta com a turma:
- Vocês desenharam essa figura (triângulo) na letra A, quantos lados ela possui? Quantos vértices?
- Qual é a diferença entre as figuras do item A e B? É o número de lados? É o número de vértices? O que pode ter acontecido que os desenhos estão diferentes?
- Na letra C, vocês desenharam qual figura? Quantos lados e vértices ela possui? As medidas de seus lados são iguais? Qual a diferença dessa figura para o quadrado?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a comparação entre as características de algumas figuras planas.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem as características como: medidas de lados e vértices das figuras planas para desenhá-las.
Discuta com os alunos:
- O que vocês aprenderam da diferença com relação a medida dos lados entre o quadrado e o retângulo?
- E o que temos para falar sobre as características do triângulo?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Contextualize a nova situação e peça aos alunos que desenhem na malha quadriculada as figuras solicitadas. Explique que a atividade será individual. Enquanto os alunos vão realizando os desenhos, circule pela classe para verificar como eles desenharam as figuras. Observe se eles não estão desenhando figuras de quatro lados e de três lados com medidas diferentes. O raio X é um momento para você poder avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto. Separe um momento para comparar quais figuras alguns alunos desenharam.
Propósito: Verificar se através do números de lados eles conseguiram formar as figuras planas solicitadas.
Discuta com a turma:
- Que figura plana vocês desenharam com 4 lados de mesma medida?
- Que figura plana vocês desenharam com 3 lados de mesma medida?
Materiais complementares:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complemmentar
Resolução da Atividade Complementar