Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT2_17GEO01
Recursos:
- Essenciais: Meio de comunicação com os alunos: ( Zoom, Meet, Google sala de aula; WhatsApp ou por intermédio dos responsáveis dos alunos); Material do aluno; lápis, borracha, régua, lápis de cor…; Palitos de fósforo.
Para este plano, foque nas etapas da Retomada e da Atividade Principal.
Retomada e Atividade principal
Explique aos alunos que nessa aula irão resolver situações-problema envolvendo figuras geométricas planas e palitos de fósforo.
Se você tiver em momento síncrono com eles, pode compartilhar a tela do seu computador com o slide 2 e propor o desafio. Pergunte:
- Por que Guilherme precisa desvendar essa charada?
- Como podemos ajudá-lo?
Vamos ler as pistas e tentar identificar as informações mais importantes!
- A figura é plana ou não plana?
- Quantos lados tem essa figura?
- Eles são iguais ou diferentes?
Peça aos alunos que reproduzam a figura em seus cadernos, usando desenho ou palitos de fósforo. Se você tiver grupo de WhatsApp com a turma, oriente-os por áudio ou por mensagem. Depois que tiverem representado a figura peça que tirem fotos e enviem no grupo.
Depois da retomada apresente o próximo desafio aos alunos, usando a mesma forma, compartilhando tela com o slide 3, ou enviando fotos no WhatsApp. Peça que simulem as ações do personagem, utilizando palitos de fósforo. Use as perguntas para conduzir as ações dos alunos:
- Que figura plana você consegue observar na imagem?
- Quantos quadrados aparecem na imagem?
- O que o problema pede?
- Quantos palitos devemos tirar?
- Que formar devem ficar após a retirada dos palitos?
- Quantos quadrados?
- Vamos tentar?
Depois que eles fizerem tentativas e aparecer respostas, compartilhe ou envie a imagem do slide 4 com a solução da personagem Mariana. Posteriormente, faça as perguntas para que eles reflitam o erro dela:
- Mariana conseguiu tirar a quantidade correta de palitos?
- Quantas figuras ela formou?
- Quais figuras ela conseguiu formar?
- Mariana conseguiu resolver o problema de acordo com a proposta?
Você pode enviar o documento com a atividade impressa, ou ainda pode postar a tarefa na página da sua turma no Google sala de aula. Nestes casos, encaminhe as perguntas junto com as atividades. Use o meio de comunicação que for possível.
Discussão das soluções
Disponibilize um meio em que os alunos possam mostrar suas figuras. Se tiver comunicação pelo celular ou de modo síncrono, permita que eles expliquem como fizeram para descobrir quais palitos deveriam tirar e qual foi o erro da Mariana.
No caso do envio de atividades impressas ou por meio do Google sala de aula, encaminhe as perguntas junto com a tarefa. Assim, quando for dar devolutiva a eles, você pode incluir algumas respostas diferentes da turma e enviar para todos, promovendo uma reflexão, ainda que não tenham discutido.
Encerramento
Encerre a atividade retomando a aprendizagem da aula. Fale sobre as características das figuras planas envolvidas na tarefa.
Raio X
A atividade proposta na atividade de Raio X tem a finalidade de avaliar a aprendizagem da aula. Encaminhe o documento da atividade impressa e peça que observem a figura construída por Karina e respondam à pergunta do slide 6. Proponha que utilizem palitos de fósforo para formar a figura e conferir a resposta.
Convite às famílias
Você pode dar sugestões de apoio a realização da tarefa, enviando aos responsáveis dos alunos um pequeno texto junto com a atividade; ou ainda gravar um áudio e enviar no grupo de WhatsApp. Explique o objetivo da aula e a importância do envolvimento dos familiares para que a tarefa seja concluída.