Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Figuras planas e não planas
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria
Descrição
Este plano de aula foi desenvolvido pelo Time de Autores de NOVA ESCOLA.
Autor: Cibele Cristina Escudero
Mentora: Cibele Diogo Kimura
Especialista da área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:
Reconhecer as figuras planas em diferentes posições em comparação com figuras não planas.
Objetivos específicos
- Levantar quais conhecimentos os alunos possuem com relação a figuras planas e não planas;
- Fazer observações em figuras planas e não planas (sólidos geométricos);
- Analisar e diferenciar as figuras planas como retângulo, círculo, quadrado e triângulo das figuras não planas como os sólidos geométricos.
Conceito-chave
Figuras planas e não planas.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Cola,
- Tesoura,
- Folha de Sulfite,
- Folha das atividades,
- Sólidos geométricos.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Levantar quais conhecimentos os alunos possuem com relação a figuras planas e não planas;
- Fazer observações em figuras planas e não planas (sólidos geométricos);
- Analisar e diferenciar as figuras planas como retângulo, círculo, quadrado e triângulo das figuras não planas como os sólidos geométricos.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula.
Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.
Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.
Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer as figuras planas em diferentes posições em comparação com figuras não planas..
Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA