Plano de Aula

Plano de aula: Figuras planas e não planas

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras planas e não planas-suas características e eixo de simetria

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi desenvolvido pelo Time de Autores de NOVA ESCOLA.

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentora: Cibele Diogo Kimura

Especialista da área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conhecimentos prévios que a turma deve dominar:

Reconhecer  as figuras planas  em diferentes posições em comparação com figuras não planas.

Objetivos específicos

  • Levantar quais conhecimentos os alunos possuem com relação a figuras planas e não planas;
  • Fazer observações em figuras planas e não planas (sólidos geométricos);
  • Analisar e diferenciar as figuras planas como retângulo, círculo, quadrado e triângulo das figuras não planas como os sólidos geométricos.

Conceito-chave

Figuras planas e não planas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Cola,
  • Tesoura,
  • Folha de Sulfite,
  • Folha das atividades,
  • Sólidos geométricos.




Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Levantar quais conhecimentos os alunos possuem com relação a figuras planas e não planas;
  • Fazer observações em figuras planas e não planas (sólidos geométricos);
  • Analisar e diferenciar as figuras planas como retângulo, círculo, quadrado e triângulo das figuras não planas como os sólidos geométricos.

Aula

Resumo da aula.
Resumo da aula.

Leia o plano inteiro, preste atenção nas orientações dos encaminhamentos que você precisa garantir a fim de que a aula seja produtiva. Busque antecipar algumas questões que poderão surgir durante a aula. Verifique se há necessidade de adequação para o nível de sua turma.

Contextualize com a turma qual o objetivo dessa aula antes de desenvolvê-la.

Para realização desta proposta, no primeiro ano, os alunos já exploraram as figuras planas de não planas, então é importante que eles saibam reconhecer as figuras planas em diferentes posições em comparação com figuras não planas..

Se você quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides. Você também pode imprimi-lo.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA