Aquecimento (ativaula_Pensando sobre dobro e triplo)
Plano de Aula
Plano de aula: Pensando sobre dobro e triplo
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com ideias de dobro, triplo, metade e terça parte
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.
Conceito-chave
Dobro como duas vezes uma quantidade e triplo como três vezes uma quantidade.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula. Procure explicar de forma que os alunos entendam e fiquem interessados.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula aos alunos para que eles saibam o que irão aprender e mantenham mais atenção, além de despertar o interesse.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de brinquedos cada classe arrecadou, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação por dois e por três. Dê um tempo para que pensem e façam anotações de como pensam em resolver o problema e, em seguida, peça para os alunos colocarem suas ideias e vá anotando no quadro.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação por 2 e por 3, para que depois associem com o dobro e triplo.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de brinquedos arrecadados?
- De que maneiras podemos chegar ao resultado?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4)
Orientações: Apresente o slide 4 após ter realizado a socialização das ideias dos alunos para fazer o fechamento do aquecimento.
Propósito: Apresentar possibilidades de chegar ao resultado do aquecimento.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Proponha aos alunos o “Multiplicando”, um jogo em que eles praticarão diversas multiplicações. Se possível, imprima as regras, entregue para os estudantes e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz que todos consigam ler. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga.
Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada no quadro para toda a sala ver como acontece. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.
Eles podem ainda anotar ou colar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: É esperado que os alunos leiam, discutam e compreendam as regras de um jogo e organizem-se para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Pergunte aos alunos o que entenderam das regras apresentadas. Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis incompreensões.
Materiais complementares:
Atividade complementar - cartela do jogo
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.
No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.
Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.
Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.
Discuta com a turma:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Quem vence o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.
No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.
Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.
Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.
Discuta com a turma:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Quem vence o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Nos slides 6 e 7 são apresentadas duas situações hipotéticas de jogadas, para melhor compreensão dos alunos.
No slide 8 é apresentada a finalização das rodadas, com a soma dos pontos.
Eles devem ser usados para apresentar um registro, na prática, para os alunos. Não havendo a possibilidade de imprimir, pode ser construído, junto com os alunos, em papel ou no quadro, como for mais conveniente.
Propósito: Compreensão, com exemplificação, das rodadas do jogo.
Discuta com a turma:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Quem vence o jogo?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 9)
Orientações: Entregue a cartela do jogo que imprimiu ou escreva no quadro para que os alunos copiem no caderno. Convide os alunos a jogar em grupos organizados por você.
Não havendo a possibilidade de imprimir os círculos para o jogo, pode também ser usadas caixas de ovos, com os números escritos dentro no lugar dos círculos impressos.
Propósito: Desenvolver os conceitos de dobro e triplo, introduzindo esses termos para ideias de multiplicação por 2 e 3.
Discuta com a turma:
- Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas sozinhos.
- Se necessário, jogue coletivamente com o grupo.
- De que forma podemos chamar o resultado da multiplicação por 2?
- E o resultado da multiplicação por 3?
- Use o guia de intervenções para acompanhar os avanços e as dificuldades dos alunos e realizar intervenções em relação à multiplicação.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.
Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.
Discuta com a turma:
- Alguém sabe nomear essas multiplicações?
- Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
- Podemos usar dobro e triplo somente com números?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Proponha que façam a organização das multiplicações, separando-as em duas colunas no caderno. Após a organização individual socializem coletivamente, registrando no quadro. Então, apresente o slide 11 com os conceitos de dobro e triplo.
Propósito: O objetivo é que os alunos conheçam a nomenclatura dobro e triplo para os resultados das multiplicações por 2 e 3.
Discuta com a turma:
- Alguém sabe nomear essas multiplicações?
- Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
- Podemos usar dobro e triplo somente com números?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesse momento serão apresentados aos alunos duas situações, onde são solicitados o dobro e triplo. É importante sistematizar coletivamente o conceito. Você pode apresentar outras situações e pedir que os alunos também deem exemplos.
Propósito: O objetivo é que os alunos entendam o uso dos termos e organizem as ideias sobre os conceitos.
Discuta com a turma:
- Quem pode dar um outro exemplo do uso do dobro?
- E para o triplo?
- Como calculamos o dobro e triplo?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o que significam as palavras dobro e triplo. Peça para que registrem a resolução desse problema de duas formas diferentes.
Propósito: Nesse momento, a ideia é apresentar o novo conceito, focando na aquisição da nova nomenclatura, associada ao seu significado.
Discuta com a turma:
- Da aula de hoje, o que vocês já sabiam antes?
- O que aprenderam hoje?
- O que foi fácil?
- Tiveram alguma dificuldade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-o com a multiplicação.
Discuta com a turma:
- A palavra dobro remete à qual multiplicação? E a palavra triplo?
- Quais formas utilizaram para resolver às perguntas?
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM03
Recursos
- Essenciais: Cartela do jogo, tabela, regras e dado específico para este jogo (material enviado impresso, por WhatsApp ou e-mail)
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; link de jogos de multiplicação NOVA ESCOLA; Link para o jogo tiro ao alvo Archery Doubles - mobile friendly
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Para esta atividade, o jogo proposto deve ser adaptado para que os alunos possam jogar sozinhos em suas casas. Por isso, na hora de enviar, imprimir ou compartilhar as regras do jogo, retire a primeira parte (ESSE JOGO PODE SER FEITO COM 2 ATÉ 5 PESSOAS, PREFERENCIALMENTE EM TRIOS).
A realização desta atividade demanda dois momentos: o primeiro de cálculos feitos a partir da análise de simulação de jogadas; e no segundo os alunos são desafiados a jogarem sozinhos, registrarem os dados, fazerem cálculos e compararem-los.
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide 4 da atividade principal, fazer a leitura conjuntamente com os alunos e discutir as regras do jogo. Informe que o jogo será realizado depois da análise de situações hipotéticas de jogadas. Então compartilhe sua tela com os slides 5, 6 e 7 e incentive que troquem ideias pelo bate-papo. Pode ser que os alunos tenham dúvidas quanto a leitura da tabela. Observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias. Pergunte:
- Como devemos registrar essas rodadas?
- Como saberemos o vencedor do jogo?
Eles devem jogar sozinhos, mas explique que serão agrupados em dois ou cinco alunos, para que depois, quando todos apresentarem suas tabelas com suas jogadas, possam comparar as pontuações e estabelecer o vencedor de cada grupo.
Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a tabela no caderno e confeccionar seus próprios dados. Você pode gravar um áudio falando sobre as regras e dar orientações para registro das jogadas na tabela.
Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir todo o material e disponibilizar aos responsáveis pelos alunos. Neste caso, inclua no material impresso duas questões que envolvem os conceitos de dobro e triplo:
- De que forma podemos chamar o resultado da multiplicação por 2?
- E o resultado da multiplicação por 3?
Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de socializar as suas jogadas e discutir as estratégias que usaram para registrar os pontos. Por isso, após a turma realizar o jogo, peça que gravem áudio e compartilhem a experiência. Eles podem conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como ficaram suas tabelas pós jogo. Depois promova a discussão utilizando as perguntas:
- Quais as formas usadas para fazer o registro na tabela de pontos?
- Que nome podemos dar às multiplicações por 2? E por 3?
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente as tabelas com os resultados das jogadas dos grupos, e desafie-os a encontrar os vencedores Se isto não for possível, encaminhe estas tabelas impressas, ou envie imagens no grupo de WhatsApp.
Sistematização
Nas devolutivas enviadas aos alunos via texto, mensagem ou áudio, finalize a atividade e sistematize a aprendizagem. Você pode compartilhar as imagens dos slides 11 e 12.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-os com a multiplicação. Você pode enviar, impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide 13 e encaminhar a imagem via WhatsApp, ou seja, use a ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura das regras do jogo e no preenchimento da tabela com as respostas. Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles o link de jogos sugerido nos recursos. Há também um jogo on-line simples e divertido de tiro ao alvo que aborda essa temática. Este pode ser um momento muito divertido de interação na família, e de grande aprendizado.
Plano adaptado por Eliane Zanin
Nesta adaptação foi incluída a sugestão do link de um jogo, enviada por Renata Ariane Capovilla.
Link para o jogo: https://www.ictgames.com/mobilePage/archeryDoubles/index.html
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender que o dobro é duas vezes uma quantidade determinada e triplo é três vezes alguma quantidade.
Conceito-chave
Dobro como duas vezes uma quantidade e triplo como três vezes uma quantidade.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).