Aquecimento (ativaula_Multiplicando por 3)
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicando por 3
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com ideias de dobro, triplo, metade e terça parte
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) - Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender a multiplicação por 3 como soma de parcelas iguais.
Conceito-chave
Compreensão da multiplicação como a forma mais prática de resolver problemas que envolvam a soma de parcelas iguais.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender a multiplicação por 3 como soma de parcelas iguais.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Entender a multiplicação por 3.
Aquecimento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de carrinhos que há nas quatro caixas e procure instigá-los, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação, como soma de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Como podemos saber a quantidade de carrinhos nas quatro caixas?
- De que maneiras podemos chegar ao resultado?
Materiais Complementares:
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
Materiais Complementares para impressão:
Atividade principal (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentar solucionar o problema dado.
Discuta com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
Discussão das soluções (slides 5 a 10)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.
Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.
Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
- Quantos pontos fez cada um?
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução da atividade clique aqui.
Discussão das soluções (slides 6 a 11)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.
Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.
Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
- Quantos pontos fez cada um?
Discussão das soluções (slides 6 a 11)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.
Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.
Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
- Quantos pontos fez cada um?
Discussão das soluções (slides 6 a 11)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.
Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.
Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
- Quantos pontos fez cada um?
Discussão das soluções (slides 6 a 11)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.
Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.
Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
- Quantos pontos fez cada um?
Discussão das soluções (slides 6 a 11)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.
Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.
Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
- Quantos pontos fez cada um?
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando na multiplicação como maneira simplificada de registrar a adição de parcelas iguais.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a multiplicação como facilitador da resolução do problema, envolvendo adição de parcelas iguais. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar o uso da multiplicação como adição de parcelas iguais.
Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma.
Raio X.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado, de multiplicação por 3.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
- Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?
Sugestões:
- Havendo a possibilidade de utilização de jogos on line, acessar aqui para ter acesso a um jogo de multiplicação.
- Construa um jogo de boliche com a classe utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet para os pinos e meias velhas e jornais para confeccionar as bolas. Cada pino pode valer uma quantidade de pontos ou a mesma pontuação e as crianças podem registrar suas jogadas.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM02
Recursos
- Essenciais: atividade impressa, WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; link de jogos de multiplicação NOVA ESCOLA
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 3 e 4 da atividade principal e fazer a leitura conjuntamente com a turma. Esta atividade demanda que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentarem solucionar o problema dado. Assim, você pode perguntar:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
Incentive que troquem ideias pelo bate-papo. Pode ser que os alunos tenham dúvidas quanto à leitura dos dados apresentados na tabela. Observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias. Deixe-os à vontade para escolher a estratégia que acharem melhor.
Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar a situação no caderno, resolvê-la e colocar as suas conclusões e devolver pela mesma via de comunicação e interação. Você pode gravar um áudio dando explicações e orientações para a leitura dos dados e registro das respostas na tabela.
Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir a atividade e colocar alguns questionamentos para que respondam e devolvam. Neste caso, peça que se for possível troquem informações via WhatsApp, e compartilhem a resposta com pelo menos um colega. Inclua na atividade a questão para incentivar a troca de ideias: “Só existe uma maneira de resolver esse problema?”.
Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de socializar as diferentes maneiras de resolver o problema e discutir as estratégias da multiplicação. Por isso, após a turma realizar a atividade, peça que gravem áudio e compartilhem contando como fizeram para encontrar as respostas. Eles podem conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como ficaram suas tabelas. Depois, promova a discussão utilizando as perguntas:
- Quais as formas usadas para fazer o registro na tabela de pontos?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
Sistematização
Dê uma devolutiva aos alunos via texto, mensagem ou áudio, finalizando a atividade. Valide a estratégia usada por cada um.
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente um quadro com as respostas diferentes que foram enviadas. Se isto não for possível, encaminhe estas respostas impressas, ou enviando no grupo de WhatsApp. Sistematize a aprendizagem ressaltando que a multiplicação é a forma mais prática de resolver problemas que envolvam a soma de parcelas iguais.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado, neste caso, da multiplicação por 3. Você pode enviar impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide e encaminhar a imagem via WhatsApp, ou seja, use a ferramenta que for possível. Você pode ainda gravar um áudio relatando o problema e enviar aos seus alunos. Peça que resolvam individualmente e encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura dos enunciados das questões, e no preenchimento do quadro com as respostas. Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles o link de jogos sugerido nos recursos. Este pode ser um momento muito divertido de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) - Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender a multiplicação por 3 como soma de parcelas iguais.
Conceito-chave
Compreensão da multiplicação como a forma mais prática de resolver problemas que envolvam a soma de parcelas iguais.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).