Raio X
Plano de Aula
Plano de aula: O que é metade?
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com ideias de dobro, triplo, metade e terça parte
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender o conceito de metade como uma de duas partes de um todo.
Conceito-chave
Conceito de metade como resultado da divisão em duas partes iguais.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender o conceito de metade como uma de duas partes de um todo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Compreender que metade cada uma das duas partes de um todo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos e peça para que façam a separação na turma. Observe as estratégias e auxilie com intervenções que favoreçam a conclusão da proposta, levando em consideração que os alunos devem registrar essa situação e, para isso, devem estar atentos à quantidade de alunos, às formas de realizar a divisão, quantidade de alunos por grupo. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensam e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.
Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 2.
Discuta com a turma:
- Como podemos fazer a separação da turma?
- Os dois grupos ficaram com a mesma quantidade de alunos?
- Algum aluno ficou para fora do grupo?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.
É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem da divisão por 2 tentar solucionar o problema sobre metade.
Discuta com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é metade?
- Como fazemos para dividir algo pela metade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.
No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.
Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
- Quantas metades uma fruta tem?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.
No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.
Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
- Quantas metades uma fruta tem?
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Discussão das soluções (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.
No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.
Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
- Quantas metades uma fruta tem?
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Discussão das soluções (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.
No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.
Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
- Quantas metades uma fruta tem?
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Discussão das soluções (slides 5 a 9)
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5 os alunos verão o início da resolução utilizando o desenho e a distribuição. Podem discutir sobre essa forma de registro. No slide 6 terão a resolução pela distribuição e utilizando cálculo para a primeira parte do problema.
No slide 7 é reapresentado a segunda parte do problema.
Nos slides 8 e 9, da mesma forma que na primeira parte do problema, apresentamos a resolução por desenho e distribuição e cálculo.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de metade.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
- Quando partimos a metade de um alimento, ela tem exatamente o mesmo tamanho?
- Quantas metades uma fruta tem?
Materiais Complementares:
Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
Sistematização de conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Propósito: Retomar o conceito aprendido, focando na divisão por 2 para obter a metade e no conceito de metade, como uma de duas partes de um todo.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o conceito de metade como uma das partes da divisão por dois. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Retomar o conceito de metade.
Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma. É importante lembrar que as metades de alimentos não são, necessariamente, exatas, pois os alimentos têm formas variadas, portanto, são medidas aproximadas.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.
Materiais complementares
Resolução da Atividade Complementar
É possível, também, trabalhar o conceito de metade com os alunos através desse jogo online.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM04
Recursos
- Essencial: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a construção do conceito de metade. Os alunos serão desafiados a solucionar um problema mobilizando os conhecimentos que já possuem da divisão por 2 e associar ao conceito de metade. Eles precisam ter acesso ao slide 3 com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e resolvam no caderno. Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Compartilhe os questionamentos com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é metade?
- Como fazemos para dividir algo pela metade?
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o problema impresso. Neste caso, inclua as questões acima para que eles, além de resolverem a situação problema, reflitam sobre formas de resolução e o conceito de metade.
Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de compartilharem seus registros, explicarem como fizeram para resolver o problema e apresentarem o resultado a que chegaram. Instigue-os a falarem sobre as formas de representação da metade dos doces. Para isso, peça que gravem áudio respondendo à pergunta:
- Como fizeram o registro dos cálculos utilizados para resolver o problema?
Eles podem também conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como fizeram seus registros. Depois promova a discussão utilizando a pergunta:
- Todas as formas apresentadas pelos colegas chegam ao mesmo resultado?
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente também os slides 4 à 8, com diferentes formas de registro. Se isto não for possível, escolha as imagens das estratégias diferentes que eles não utilizaram e encaminhe no grupo de WhatsApp, junto com as devolutivas da tarefa.
Sistematização
Sistematize a aprendizagem e finalize a atividade enviando texto, mensagem ou áudio. Retome o conceito aprendido, focando na divisão por 2 para obter a metade, e no conceito de metade como uma de duas partes de um todo. Você pode compartilhar ou enviar as imagens dos slides 9 e 10.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de metade associando-o com a divisão por dois. Você pode enviar, impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide 11 e encaminhar a imagem via WhatsApp, ou seja, use a ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura da situação problema e no envio das respostas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Compreender o conceito de metade como uma de duas partes de um todo.
Conceito-chave
Conceito de metade como resultado da divisão em duas partes iguais.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).