Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “
Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Entender formas de resolução de problemas.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a aula retomando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito do que é uma dupla ou par. Anote em algum lugar visível para que a criança possa buscar como referência quando houver a necessidade. Sugira que os alunos montem duplas com os amigos para representar ou façam desenhos no quadro de coisas em pares.
Propósito: Retomar o conhecimento de que para formar uma dupla é necessário dois elementos (duas pessoas, dois brinquedos, etc.)
Discuta com a turma:
- Podemos dizer que temos uma dupla em quais situações?
- O que temos em pares no nosso corpo?
- Duplas e pares são a mesma coisa?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos.
Orientações: Disponibilize palitos para os alunos, em quantidades diversas e não na contagem correta, sem direcionar o que deve ser feito. Já com o material de apoio, peça que resolvam. Após esse momento, solicite que resolvam de outra forma, no caderno, sem usar os palitos, conversando com os colegas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
O palito é apenas uma sugestão de material manipulável que pode ser utilizada nessa atividade. Não havendo o mesmo, pode ser efetuada a troca por outro material disponível.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de registro.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem na multiplicação do 2, utilizando palitos e outras estratégias.
Discuta com a turma:
- Como você pode resolver o problema utilizando os palitos?
- E sem os palitos, como pode resolver?
Materiais Complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6)
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram, antes de apresentar os slides. No slide 5 os alunos verão o agrupamento dos palitos e discutirão as diversas formas de registro. Nesse momento, o aluno não teve a informação sobre o sinal de multiplicação, então é hora de explorar os conhecimentos prévios da classe. Apresente o slide 6 e peça que comparem as soluções apresentadas às que eles fizeram e conversem se houve alguma solução diferente. Socialize as diversas formas de registros da classe.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada. Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o agrupamento?
- Quantos palitos foram necessários?
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Materiais Complementares:
Você pode acessar a resolução dessa atividade aqui.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Nesse momento apresente o slide e peça que comparem as soluções apresentadas às que eles fizeram e conversem se houve alguma solução diferente. Socialize as diversas formas de registros da classe.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir se uma estratégia é mais eficiente que a outra na situação-problema apresentada.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Caso não haja nenhum aluno com o conhecimento prévio do uso da multiplicação, é hora de apresentá-la à turma. Caso algum aluno traga essa forma de registro, use o slide como forma de sistematizar a ideia trazida.
Propósito: Que a classe conheça a multiplicação como registro simplificado de adição de parcelas iguais.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes o uso da multiplicação. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.
Raio X.
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.
Propósito: Verificar aprendizado dos alunos em relação à multiplicação por 2.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
- Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
- Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar