Atividade principal parte 1
Plano de Aula
Plano de aula: Dobro e triplo
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com ideias de dobro, triplo, metade e terça parte
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam dobro e triplo de quantidades, atribuindo significado à linguagem matemática utilizada.
Conceito-chave
Dobro e triplo de quantidades.
Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro),
- Cartela impressa ou desenhada para jogo.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam dobro e triplo de quantidades, atribuindo significado à linguagem matemática utilizada.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Retomar o dobro e triplo de um número.
Aquecimento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Proponha aos alunos o jogo do Stop do Dobro e Triplo. Para isso, você pode imprimir a tabela ou construir com os alunos. É importante ler as regras com a classe e tirar possíveis dúvidas quanto ao andamento da atividade. Faça um cartaz com as regras, e afixe em um local visível para todos. Faça uma primeira rodada coletivamente para treinar com os alunos, antes de iniciar o jogo. Utilize as questões do “discuta com a turma” para relembrar o que é dobro e triplo e discutir possibilidades de estratégias para calcular. Valorize todas as formas e compare-as.
Regras do Stop do Dobro e Triplo:
Cada aluno precisa ter uma cartela. A professora sorteia um número ou pode propor outra forma de escolher o número, como que cada aluno coloque uma quantidade de dedos nas mãos e conta. O resultado da soma dos dedos é o número que devem pensar.
O número deve ser colocado na primeira coluna e ao sinal do professor, os alunos devem iniciar o cálculo do dobro e triplo, colocando o resultado referente ao dobro na segunda coluna e ao triplo na terceira.
O primeiro aluno que obtiver os resultados grita STOP e todos devem parar de escrever. O cálculo da pontuação total deve ser feito no final das 5 rodadas, somando os valores finais de dobro e triplo.
Ganha quem acertar mais resultados e assim, obtiver mais pontos.
Propósito: Relembrar dobro e triplo através de um jogo.
Discuta com a turma:
- Como podemos definir o que é dobro? E triplo?
- De que maneira podemos obter o dobro de um número? E o triplo?
Materiais Complementares:
Resolução atividade aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 7)
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.
É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre dobro e triplo para tentar solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras podemos resolver esse problema?
- O que é dobro? E triplo?
Materiais Complementares:
Resolução atividade principal parte 1
Resolução atividade principal parte 2
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)
Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.
É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.
Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.
Discuta com a turma:
- Como você fez o registro?
- Por que escolheu dessa maneira?
- De quais maneiras podemos chegar ao resultado?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)
Orientações: Primeiro, é importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram e registrando suas soluções na lousa. Você pode escolher alguns alunos para socializar suas resoluções enquanto realizam a atividade. Depois, se achar necessário pode apresentar as soluções dos slides. Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através de desenho, onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6 é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9 apresenta a retomada do conceito de triplo.
Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.
Discuta com a turma:
- Como você fez o registro?
- Por que escolheu dessa maneira?
- De quais maneiras podemos chegar ao resultado?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 7)
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema.
É importante ficar atento para que os alunos resolvam as duas partes da situação problema.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem sobre dobro e triplo para tentar solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- De quais maneiras podemos resolver esse problema?
- Qual forma você vai escolher?
- O que é dobro? E triplo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)
Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.
É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.
Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.
Discuta com a turma:
- Como você fez o registro?
- Por que escolheu dessa maneira?
- De quais maneiras podemos chegar ao resultado?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 5, 6, 8 e 9)
Orientações: Os alunos terão, no slide 5, a resolução da primeira parte da situação problema de dobro, através do desenho onde devem fazer a soma ou a multiplicação para chegar ao resultado. No slide 6, é apresentado a retomada do significado de dobro, utilizando o resultado da situação proposta. No slide 8, o aluno verá uma forma de resolução para triplo, utilizando também a soma através de desenho e a multiplicação. E o slide 9, apresenta a retomada do conceito de triplo.
É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram.
Propósito: Instigar a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis.
Discuta com a turma:
- Como você fez o registro?
- Por que escolheu dessa maneira?
- De quais maneiras podemos chegar ao resultado?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.
Propósito: Retomar o conceito de dobro e triplo.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM08
Recursos
- Essenciais: Problema enviado impresso, por WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; link de jogos de multiplicação NOVA ESCOLA
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal e na Discussão das Soluções
Atividade principal
Para esta atividade os alunos precisam ter acesso ao conteúdo dos slides 3 e 6. O problema está dividido em duas etapas (uma para trabalhar o dobro e outra para triplo) seguidas das resoluções.
Se você estiver em um momento de aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide 3, da atividade principal e fazer a leitura conjuntamente com os alunos. Peça que analisem os dados do problema e elaborem suas estratégias. Incentive que troquem ideias pelo bate-papo.
Em um segundo momento, proceda da mesma forma para a resolução da segunda parte do problema. Instigue a discussão sobre o significado de dobro e triplo, e as formas de registro possíveis. Faça as intervenções necessárias. Pergunte:
- Como vocês podem fazer os registros?
- De quais maneiras podemos chegar aos resultados?
Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela dos slides e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles podem copiar o problema no caderno e resolver por etapas. Você pode gravar um áudio dando orientações e fazer as perguntas.
Se essas opções não forem possíveis, você pode imprimir o material e disponibilizar aos responsáveis pelos alunos. Neste caso, inclua no material impresso duas questões que envolvem os conceitos de dobro e triplo:
- De quais maneiras podemos encontrar o dobro? E o triplo?
Discussão das soluções
É importante valorizar as formas de registros dos alunos, solicitando que apresentem como pensaram. Se tiver possibilidade de se reunir com eles usando uma ferramenta síncrona, promova a discussão utilizando as perguntas:
- Como fizeram para descobrir o dobro da metragem? E o triplo?
Eles podem conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens da estratégia usada para fazer seus cálculos. Se isto não for possível, encaminhe junto com a correção do problema e por meio de material impresso as diferentes formas de calcular apresentadas pela turma.
Encerramento
Nas devolutivas enviadas aos alunos, via texto, mensagem ou áudio, finalize a atividade e retome o conceito de dobro e triplo. Você pode compartilhar as imagens do slide 9.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de dobro e triplo, associando-os com a multiplicação. Você pode enviar impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide 10 e encaminhar a imagem via WhatsApp, ou seja, use a ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e encaminhem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura do problema. Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles o link de jogos sugerido nos recursos. Este pode ser um momento muito divertido de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam dobro e triplo de quantidades, atribuindo significado à linguagem matemática utilizada.
Conceito-chave
Dobro e triplo de quantidades.
Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Lápis,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro),
- Cartela impressa ou desenhada para jogo.