Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Metade de quê?
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com ideias de dobro, triplo, metade e terça parte
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam metade de quantidades.
Conceito-chave
Metade como resultado da divisão em duas partes iguais.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam metade de quantidades.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Compreender que metade cada uma das duas partes de um todo.
Retomada
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos e peça para que façam a resolução. Observe as estratégias e auxilie com intervenções que favoreçam a conclusão da proposta, levando em consideração que os alunos devem registrar essa situação e, para isso, devem estar atentos à quantidade de pedaços totais da pizza, às formas de realizar a divisão e à quantidade de pedaços de cada sabor. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensam e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias.
Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 2.
Discuta com a turma:
- Quantos pedaços de pizza serão de cada sabor?
- Os dois sabores terão a mesma quantidade de pedaços?
- Como pode ser feita a separação?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema. Disponibilize materiais concretos aos alunos para que, se quiserem, possam usar para pensar em soluções para o problema.
Propósito: Que os alunos utilizem estratégias diversas para resolver um problema sobre metade.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é metade?
- Como fazemos para dividir algo pela metade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.
No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Alguma estratégia está errada? Por quê?
- Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
- Como podemos definir metade?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.
No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Alguma estratégia está errada? Por que?
- Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
- Como podemos definir metade?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.
No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Alguma estratégia está errada? Por que?
- Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
- Como podemos definir metade?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.
No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Alguma estratégia está errada? Por que?
- Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
- Como podemos definir metade?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 5 a 9).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias e o resultado a que chegaram. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, poderá mostrar o início de uma resolução utilizando palitos, para fazer a divisão. No slide 6, é apresentada a resolução utilizando esse material. Pode propor a discutir sobre essa forma de registro. No slide 7, terá a resolução por decomposição.
No slide 8 é apresentada a resolução utilizando a divisão. Adiante, você terá a resposta do problema, pois apesar de ser necessário que o aluno chegue à metade da quantidade para responder a questão do problema, ainda precisará realizar outra ação, representada no slide 9.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro da resolução de metade de quantidades.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- Alguma estratégia está errada? Por que?
- Qual forma foi a mais fácil de chegar ao resultado?
- Como podemos definir metade?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Para saber mais sobre o uso de material concreto para o ensino da matemática, acesse o link.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar o conceito de metade.
Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM09
Recursos
- Essencial: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a resolução de problema envolvendo o conceito de metade. Os alunos precisam ter acesso ao slide 3 com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e resolvam no caderno. Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Compartilhe os questionamentos com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é metade?
- Como fazemos para dividir algo pela metade?
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o problema impresso. Neste caso, inclua as questões acima para que eles, além de resolver a situação problema, reflitam sobre formas de resolução e o conceito de metade.
Discussão das soluções
É fundamental que os alunos tenham oportunidade de compartilharem seus registros, explicarem como fizeram para resolverem o problema e apresentarem o resultado que chegaram. Instigue-os a falarem sobre as formas de representação da metade do tempo. Para isso, peça que gravem áudio respondendo à pergunta:
- Qual forma vocês acharam a mais fácil de chegar ao resultado? Como fizeram o registro dos cálculos utilizados para resolverem o problema?
Eles podem também conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como fizeram seus registros. Depois promova a discussão utilizando a pergunta:
- Todas as formas apresentadas pelos colegas chegam ao mesmo resultado?
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente também os slides 4 à 8, com diferentes formas de registro. Se isto não for possível, escolha as imagens das estratégias diferentes que eles não utilizaram e encaminhe no grupo de WhatsApp, junto com as devolutivas da tarefa.
Encerramento
Sistematize a aprendizagem e finalize a atividade enviando texto, mensagem ou áudio. Retome o conceito aprendido, focando na divisão por 2 para obter a metade, e no conceito de metade como uma de duas partes de um todo. Você pode compartilhar ou enviar as imagens do slide 9.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de metade associando-o com a divisão por dois. Você pode enviar impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide 10 e encaminhar a imagem via WhatsApp, ou seja, use a ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura da situação problema e no envio das respostas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam metade de quantidades.
Conceito-chave
Metade como resultado da divisão em duas partes iguais.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).