Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Problemas envolvendo a terça parte
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Problemas com ideias de dobro, triplo, metade e terça parte
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam terça parte.
Conceito-chave
Relacionar a terça parte como uma parte de um todo, dividido por três.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam terça parte.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.
Propósito: Resolver um problema que solicite terça parte de uma quantidade.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula lendo ou projetando a situação problema aos alunos. Se quiser passe no quadro ou dê uma cópia para cada aluno. Proponha a discussão em duplas por uns 2 minutos. Depois da divisão, proponha uma discussão sobre como podem realizar o registro. Peça aos alunos que expliquem como pensaram e vá colocando as estratégias no quadro ou solicitando que os alunos registrem suas ideias. Para que vivenciem a divisão, você pode propor uma dinâmica rápida, onde os alunos devem se dividir em três grupos na classe. Mesmo que algum aluno fique fora da divisão (por ser necessário a mesma quantidade de alunos nos grupos).
Propósito: Levantar os conhecimentos sobre a ideia de dividir por 3 para entrar na terça parte.
Discuta com a turma:
- Como pode ser feita a divisão dos alunos?
- Os três grupos ficaram com a mesma quantidade de crianças?
- Se fizerem essa separação na nossa classe, algum aluno ficará sem grupo?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem. Incentive o uso de estratégias diversificadas na resolução do problema. Disponibilize materiais concretos aos alunos para que, se quiserem, possam usá-los para pensar em soluções para o problema.
Propósito: Que os alunos utilizem estratégias diversas para resolver um problema sobre terça parte.
Discuta com a turma:
- De quais formas podemos resolver esse problema?
- O que é a terça parte de algo?
- Como podemos saber se ela conseguirá comprar o brinco com o dinheiro que restou?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 4 a 11).
Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Este é um momento muito importante, pois os alunos poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Em seguida, você pode apresentar os slides ou colocar no quadro as soluções que desejar. Peça aos alunos que comparem com suas soluções.
No slide 5, você terá o início de uma resolução utilizando material concreto sendo separado em três grupos. No slide 6, está apresentada a resolução através do material concreto. No slide 7, veja a resolução pela decomposição do valor e posterior separação em três grupos.
No slide 8, está o início da resolução através do sistema monetário. No slide 9 a continuação da resolução pelo sistema monetário e no slide 10 a finalização.
No slide 11, há um fechamento, com a resposta do problema.
Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro de terça parte.
Discuta com a turma:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Retomar o conceito de terça parte.
Orientação: Este é um momento para sistematizar os aprendizados da aula. Questione os alunos sobre o que aprenderam na aula, se necessário retome alguma ideia. Posteriormente feche a aula com a leitura ou projeção do slide.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do conceito de metade.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_10NUM10
Recursos
- Essenciais: Atividade impressa, enviada por WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Materiais concretos para cálculos, como lápis, cédulas e moedas de papel, entre outros; Gravação de áudio, Zoom, Google Meets; Link de vídeo: - METADE E TERÇA PARTE
Para este plano foque na etapa da Atividade Principal.
Atividade principal
Os alunos devem ser desafiados a solucionar um problema mobilizando os conhecimentos que já possuem da divisão por três e associar ao conceito de terça parte. Eles precisam ter acesso ao slide 3 com a situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e encontrem uma solução.
Caso não tenha esse momento síncrono, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Compartilhe os questionamentos com a turma:
- Só existe uma maneira de resolver esse problema?
- De quais maneiras você resolveria?
- O que é a terça parte de algo?
- Como podemos saber se ela conseguirá comprar o brinco com o dinheiro que restou?
Se não tiver um meio de comunicação on-line com seus alunos, pode enviar o problema impresso. Neste caso, inclua as questões acima para que eles, além de resolverem a situação problema, reflitam sobre formas de resolução e o conceito de terça parte. Explique que podem usar material concreto para pensar em soluções para o problema.
Discussão das soluções
É muito importante que os alunos tenham oportunidade de compartilhar seus registros, pois eles poderão explicar suas resoluções e conhecer resoluções diferentes. Peça que socializem o resultado que chegaram enviando áudio aos colegas ou no grupo da turma. Instigue-os a falar sobre as formas de representação de terça parte. Use as perguntas:
- Como fizeram o registro?
- O que representa a terça parte nessa divisão?
- Todos os grupos ficaram com a mesma quantidade?
Eles podem também conversar por meio do bate-papo ou enviar imagens de como fizeram seus registros.
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente também os slides 4 à 10, com diferentes formas de registro e uso de materiais diversos como apoio. Peça aos alunos que comparem com suas soluções. Se isto não for possível, escolha as imagens das estratégias diferentes que eles não utilizaram e encaminhe no grupo de WhatsApp, junto com as devolutivas da tarefa.
Encerramento
Finalize a atividade enviando texto, mensagem ou áudio. Retome o conceito construído na aula, focando na divisão por 3 para obter a terça parte.
Raio X
A atividade de Raio X pode ser usada para verificar se os alunos entenderam o conceito de terça parte. Você pode enviar impressa ou online, compartilhar sua tela, tirar print do slide 12 e encaminhar a imagem do problema das medalhas via WhatsApp; ou seja, use a ferramenta que for possível. Peça que resolvam individualmente e mandem a resposta para você.
Convite às famílias
Convide os familiares a se envolverem nas atividades propostas de acordo com as suas possibilidades. Sugira, por exemplo, que ajudem seus filhos na leitura da situação problema e no envio das respostas. Se seus alunos tiverem acesso à Internet, disponibilize aos pais o link com o vídeo sobre os conceitos de metade e terça parte. Pode ser um momento divertido, de interação com os familiares e de muito aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Capovilla
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA08) Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.
Objetivos específicos
Utilizar estratégias pessoais na resolução de problemas que envolvam terça parte.
Conceito-chave
Relacionar a terça parte como uma parte de um todo, dividido por três.
Recursos necessários
- Lápis grafite e coloridos,
- Borracha,
- Caderno,
- Cola,
- Tesoura,
- Materiais concretos (palitos, material dourado, ou qualquer outro disponível),
- Atividades Impressas (ou escritas no quadro).