15099
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras escritas com letra cursiva

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre escritas com letra cursiva

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia-a-dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula explorando coletivamente o traçado das letras. Para isso, apresente o “movimento mandão” dos grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial, por exemplo, as letras c, a, d, g, q, o.
  • Faça seis letras “c” no quadro com caneta piloto azul. Deixe a primeira letra “c” e complete as demais com caneta piloto de outra cor para formar as novas letras do grupo (a, d, g, q, o), mostrando aos alunos onde começa, qual é a direção do movimento inicial e qual movimento deve ser feito para completar essas letras.
  • Apresente os demais grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicia, como as letras l, b, h, k, f, e; as letras i, u, w, y, t, j, p, r, s; as letras v, n, m e as letras x, z, e mostre aos alunos a direção do movimento inicial e o movimento que deve ser feito para completá-las.
  • Exponha na sala um cartaz com os grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicial ou projete-o. Depois, leia as letras junto com os alunos e chame a atenção deles para o “movimento mandão”.
  • Questione: alguém sabe como se escreve palavras usando a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que para escrever palavras com esse tipo de letra não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o movimento mandão.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: vocês conhecem a parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado”? Espera-se que os alunos conheçam, caso algum aluno não conheça, fale-a até o final.
  • Escreva no quadro ou projete a primeira parte da parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado?” com a letra cursiva e chame a atenção dos alunos para o ponto de emenda entre as letras de cada palavra. Por exemplo, na palavra “cabelo”, o professor pode mostrar os pontos de emenda, ressaltando que esses pontos podem ser feitos tanto na linha, como é o caso da letra c com a letra a, quanto na linha imaginária que é o caso da letra b com a letra e.
  • Apresente a ligação ou ponto de emenda entre as letras de cada palavra da primeira parte da parlenda, destacando o traçado das letras e, demonstrando como grafar uma palavra com a letra cursiva.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno a parlenda “suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado? a, b, c…”, escrita com a letra cursiva e com o alfabeto faltando algumas letras para que os alunos completem-o. Para esta atividade, todos os alunos precisam conhecer o alfabeto cursivo, pois as lacunas devem ser preenchidas com letras que possuem diferentes movimentos iniciais, de modo que eles possam praticar o “movimento mandão” dos diferentes grupos.
  • Faça a leitura da parlenda de forma coletiva e, em seguida, oriente que os alunos iniciem a atividade.
  • Circule pela sala, observando os alunos durante a tarefa e faça intervenções como, por exemplo, solicitar que observem os grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial exposto no quadro ou no cartaz, ou mesmo grafando em um rascunho alguma letra que um aluno esteja com dificuldade em traçar, para que ele possa visualizar novamente o traçado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a parlenda lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a parlenda completa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os alunos completarem a parlenda com as letras do alfabeto cursivo, explique que o desafio agora será escrever palavras com a letra cursiva. Para isso, eles irão completar uma cantiga.
  • Pergunte aos alunos: vocês conhecem a cantiga “Pombinha Branca”? Caso eles conheçam, cante-a junto com eles, mas caso algum aluno não conheça, cante-a para ele ou coloque-a para tocar algumas vezes (disponível nos materiais complementares abaixo).
  • Entregue para cada aluno a cantiga “Pombinha Branca” com lacunas de algumas palavras para que eles completem-a e pratiquem a escrita de algumas palavras com a letra cursiva.
  • Entregue, também, um banco de palavras com a letra cursiva, a fim de que eles consultem o traçado desse tipo de letra na hora de escrever as palavras que faltam na cantiga, e também, para que possam fazer a leitura de palavras com esse tipo de letra.
  • Deixe a cantiga tocando na sala enquanto os alunos realizam a atividade, para ajudar algum aluno que porventura não conheça a cantiga, a fim de que ele perceba quais são as palavras que faltam nas lacunas.
  • Faça intervenção quando os alunos escreverem as letras separadas na palavra ou realizarem algum traçado de forma inadequada. Nesse caso, você pode escrever a palavra em um pedaço de papel, mostrando o movimento do traçado e a emenda que deve ser feita para ligar uma letra a outra, e pedir que os alunos escrevam a palavra, observando o traçado do modelo. Caso algum aluno não consiga escrever determinada letra de forma cursiva, você pode solicitar que ele observe o alfabeto cursivo exposto na sala, ou pode escrever a letra em um pedaço de papel para que o aluno observe o traçado. Chamar atenção do traçado da letra cursiva é importante para que os alunos aprendam a escrever com esse tipo de letra de forma mais legível possível.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a cantiga lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a cantiga completa. Clique aqui para acessar o banco de palavras com a letra cursiva. Clique aqui para acessar a cantiga em áudio. Clique aqui para acessar um modelo de alfabeto cursivo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após os alunos concluírem as atividades, escreva a parlenda incompleta no quadro e convide dois alunos para grafarem as letras que estão faltando.
  • Observe se os alunos estão fazendo o traçado das letras de forma adequada e mostre a turma onde eles começaram a traçar/grafar as letras (movimento inicial) e qual movimento fizeram para completá-las. É interessante utilizar caneta piloto com diferentes cores para sinalizar com a mesma cor cada grupo de letras que possuem o mesmo movimento inicial.
  • Faça a leitura da parlenda coletivamente e chame a atenção dos alunos para as letras que possuem o mesmo “movimento mandão”.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Escreva a cantiga incompleta no quadro e convide alguns alunos para escreverem nas lacunas as palavras que faltam.
  • Analise as respostas dos alunos junto com a turma, verificando se eles preencheram as lacunas com as palavras corretas. Caso os alunos tenham preenchido uma ou mais lacunas de forma equivocada, trocando as palavras da cantiga de lugar ou inserindo uma palavra que não tem na cantiga, cante-a junto com a turma, a fim de identificar qual é a palavra que falta.
  • Chame a atenção dos alunos para o traçado das letras nas palavras e explique que para escrever uma palavra com letra cursiva não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra, o que torna a escrita com esse tipo de letra mais rápida quando se tem prática.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é escrever palavras com letra cursiva.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, pilotos com cores diferentes, cartaz com o movimento mandão, parlenda impressa, cantiga impressa, lápis, borracha, um banco de palavras impresso, som portátil, alfabeto cursivo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade para traçar as letras cursivas sem tirar o lápis do papel até o final da palavra, ou para realizar os traçados orientados pelo espaço da linha (abaixo, sob e acima da linha), ou ainda, podem demorar um tempo maior para registrar as palavras com esse tipo de letra por não estarem acostumados com essa prática.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, C. S.; PANACHÃO, D. e KUTNIKAS, S. Construindo a Escrita: Da letra de imprensa à letra cursiva. São Paulo: Ática, 2004.
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C.; MORAIS, A. G. Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica. In: Ensino Fundamental de nove anos. Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007. pp. 69-83.
LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, p.6-24, 2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou registre no quadro o tema desta aula e explique aos alunos que eles irão escrever algumas palavras utilizando a letra cursiva. Ressalte que esse tipo de letra é muito utilizado no dia-a-dia e que as letras são ligadas umas às outras na palavra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula explorando coletivamente o traçado das letras. Para isso, apresente o “movimento mandão” dos grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial, por exemplo, as letras c, a, d, g, q, o.
  • Faça seis letras “c” no quadro com caneta piloto azul. Deixe a primeira letra “c” e complete as demais com caneta piloto de outra cor para formar as novas letras do grupo (a, d, g, q, o), mostrando aos alunos onde começa, qual é a direção do movimento inicial e qual movimento deve ser feito para completar essas letras.
  • Apresente os demais grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicia, como as letras l, b, h, k, f, e; as letras i, u, w, y, t, j, p, r, s; as letras v, n, m e as letras x, z, e mostre aos alunos a direção do movimento inicial e o movimento que deve ser feito para completá-las.
  • Exponha na sala um cartaz com os grupos de letras que possuem o mesmo traçado inicial ou projete-o. Depois, leia as letras junto com os alunos e chame a atenção deles para o “movimento mandão”.
  • Questione: alguém sabe como se escreve palavras usando a letra cursiva? Espera-se que os alunos respondam que para escrever palavras com esse tipo de letra não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar um modelo de cartaz com o movimento mandão.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos: vocês conhecem a parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado”? Espera-se que os alunos conheçam, caso algum aluno não conheça, fale-a até o final.
  • Escreva no quadro ou projete a primeira parte da parlenda “Suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado?” com a letra cursiva e chame a atenção dos alunos para o ponto de emenda entre as letras de cada palavra. Por exemplo, na palavra “cabelo”, o professor pode mostrar os pontos de emenda, ressaltando que esses pontos podem ser feitos tanto na linha, como é o caso da letra c com a letra a, quanto na linha imaginária que é o caso da letra b com a letra e.
  • Apresente a ligação ou ponto de emenda entre as letras de cada palavra da primeira parte da parlenda, destacando o traçado das letras e, demonstrando como grafar uma palavra com a letra cursiva.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada aluno a parlenda “suco gelado, cabelo arrepiado, qual é a letra do seu namorado? a, b, c…”, escrita com a letra cursiva e com o alfabeto faltando algumas letras para que os alunos completem-o. Para esta atividade, todos os alunos precisam conhecer o alfabeto cursivo, pois as lacunas devem ser preenchidas com letras que possuem diferentes movimentos iniciais, de modo que eles possam praticar o “movimento mandão” dos diferentes grupos.
  • Faça a leitura da parlenda de forma coletiva e, em seguida, oriente que os alunos iniciem a atividade.
  • Circule pela sala, observando os alunos durante a tarefa e faça intervenções como, por exemplo, solicitar que observem os grupos de letras que possuem o mesmo movimento inicial exposto no quadro ou no cartaz, ou mesmo grafando em um rascunho alguma letra que um aluno esteja com dificuldade em traçar, para que ele possa visualizar novamente o traçado.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a parlenda lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a parlenda completa.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que os alunos completarem a parlenda com as letras do alfabeto cursivo, explique que o desafio agora será escrever palavras com a letra cursiva. Para isso, eles irão completar uma cantiga.
  • Pergunte aos alunos: vocês conhecem a cantiga “Pombinha Branca”? Caso eles conheçam, cante-a junto com eles, mas caso algum aluno não conheça, cante-a para ele ou coloque-a para tocar algumas vezes (disponível nos materiais complementares abaixo).
  • Entregue para cada aluno a cantiga “Pombinha Branca” com lacunas de algumas palavras para que eles completem-a e pratiquem a escrita de algumas palavras com a letra cursiva.
  • Entregue, também, um banco de palavras com a letra cursiva, a fim de que eles consultem o traçado desse tipo de letra na hora de escrever as palavras que faltam na cantiga, e também, para que possam fazer a leitura de palavras com esse tipo de letra.
  • Deixe a cantiga tocando na sala enquanto os alunos realizam a atividade, para ajudar algum aluno que porventura não conheça a cantiga, a fim de que ele perceba quais são as palavras que faltam nas lacunas.
  • Faça intervenção quando os alunos escreverem as letras separadas na palavra ou realizarem algum traçado de forma inadequada. Nesse caso, você pode escrever a palavra em um pedaço de papel, mostrando o movimento do traçado e a emenda que deve ser feita para ligar uma letra a outra, e pedir que os alunos escrevam a palavra, observando o traçado do modelo. Caso algum aluno não consiga escrever determinada letra de forma cursiva, você pode solicitar que ele observe o alfabeto cursivo exposto na sala, ou pode escrever a letra em um pedaço de papel para que o aluno observe o traçado. Chamar atenção do traçado da letra cursiva é importante para que os alunos aprendam a escrever com esse tipo de letra de forma mais legível possível.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a cantiga lacunada para impressão. Clique aqui para acessar a cantiga completa. Clique aqui para acessar o banco de palavras com a letra cursiva. Clique aqui para acessar a cantiga em áudio. Clique aqui para acessar um modelo de alfabeto cursivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Após os alunos concluírem as atividades, escreva a parlenda incompleta no quadro e convide dois alunos para grafarem as letras que estão faltando.
  • Observe se os alunos estão fazendo o traçado das letras de forma adequada e mostre a turma onde eles começaram a traçar/grafar as letras (movimento inicial) e qual movimento fizeram para completá-las. É interessante utilizar caneta piloto com diferentes cores para sinalizar com a mesma cor cada grupo de letras que possuem o mesmo movimento inicial.
  • Faça a leitura da parlenda coletivamente e chame a atenção dos alunos para as letras que possuem o mesmo “movimento mandão”.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Escreva a cantiga incompleta no quadro e convide alguns alunos para escreverem nas lacunas as palavras que faltam.
  • Analise as respostas dos alunos junto com a turma, verificando se eles preencheram as lacunas com as palavras corretas. Caso os alunos tenham preenchido uma ou mais lacunas de forma equivocada, trocando as palavras da cantiga de lugar ou inserindo uma palavra que não tem na cantiga, cante-a junto com a turma, a fim de identificar qual é a palavra que falta.
  • Chame a atenção dos alunos para o traçado das letras nas palavras e explique que para escrever uma palavra com letra cursiva não é preciso tirar o lápis do papel, pois as letras são ligadas umas às outras na palavra, o que torna a escrita com esse tipo de letra mais rápida quando se tem prática.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano