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Plano de aula - Palavras com os grafemas P, B, F, V, T, D

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Palavras com os grafemas P, B, F, V, T, D

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regivane Dos Santos Brito

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, quadro, caneta piloto, atividade ilustrada, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Referências sobre o assunto:

SILVA. A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA. Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão pensar sobre a escrita correta de palavras com correspondências regulares diretas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com o questionamento: alguém lembra o que é um trava-língua? Quem pode citar um exemplo? Espera-se que os alunos citem exemplos de trava-línguas já trabalhados em aulas anteriores.
  • Projete ou registre no quadro o trava-língua: “O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa”.
  • Leia o trava-língua e questione:
  • Qual é a letra cujo som mais aparece nesse trava-língua? Espera-se que os alunos respondam que é o som da letra P, caso eles não respondam, faça essa observação.
  • Quais são as palavras desse trava-língua que possuem a letra P? Espera-se que os alunos respondam que são as palavras: princípio, principal, príncipe, principiava, principalmente, principesco, princesa. Registre no quadro as palavras citadas pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra P.
  • Existe alguma outra letra que pode ser usada para representar o som da letra P? Espera-se que os alunos respondam que não existe outra letra para representar o som da letra P porque essa letra representa um só som. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.
  • Alguém conhece alguma letra que possui um som parecido com o som da letra P? Espera-se que os alunos respondam que o som da letra B é parecido com o som da letra P. Caso eles não deem essa resposta, faça essa observação.
  • Quem pode citar exemplos de palavras com a letra B? Registre no quadro, os exemplos citados pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra B. Caso eles não consigam dar os exemplos, solicite que observem a lista com os nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de palavras já trabalhada com a turma.
  • Faça a leitura compartilhada das palavras e depois chame a atenção dos alunos para a pronúncia das letras P e B, que apesar de serem pronunciadas de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som/fonema, pois não competem com o som de outras letras ou dígrafos.
  • Pergunte: alguém conhece outras letras que representam um único som? Quais? Espera-se que os alunos respondam que as letras T, D, F, V também representam apenas um som, ou seja, cada uma delas representa um único fonema e vice-versa. Caso eles não respondam isso, escreva essas letras no quadro e faça essa observação. Caso os alunos citem outras letras, anote-as no quadro e analise junto com eles a partir de exemplos de palavras se as letras citadas realmente representam um único som, ou seja, se tem correspondência regular direta entre letra/grafema e som/ fonema e vice-versa. Se os alunos citarem uma letra que apresenta correspondência contextual como, por exemplo, a letra G, solicite que eles deem alguns exemplos de palavras com essa letra e analise-as junto com eles. Caso não surja nenhuma palavra com o G representando outro som, você mesmo(a) pode sugerir algumas palavras (ex: GIRAFA, GATO, VIAGEM, GOIABA, GIZ, GARÇOM, GELO, GUARANÁ ) e analisá-las junto com os alunos, chamando a atenção para o som dessa letra em diferentes palavras (o som do G antes de E e I e antes de A, O, U).
  • Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas para ajuder os colegas em processo de alfabetização.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada dupla uma atividade ilustrada com os nomes das ilustrações incompletos, para que os alunos pensem sobre esses nomes e percebam quais são as letras que estão faltando.
  • Escolha ilustrações pertencentes ao mesmo campo semântico. Por exemplo, animais, brinquedos, brincadeiras, frutas, etc., e cujos nomes possuam as letras P, B, F, V, T, D em diferentes partes da palavra (sílabas iniciais, mediais ou finais).
  • Circule pela sala, observando as discussões entre as duplas e fazendo intervenções como, por exemplo, perguntar aos alunos qual é o nome daquela ilustração, e quando eles responderem, solicitar que pronunciem pausadamente, observando o som das letras, de modo que possam perceber quais são as letras que faltam. Caso os alunos não saibam o nome de alguma ilustração, diga-lhes qual é. Caso troquem letras iniciais com sons parecidos (P e B, F e V, por exemplo), dê algumas dicas de palavras de referência dos alunos. Exemplo: "peteca" começa como Beatriz ou Pedro? “Fantoche” começa como Fabiana ou Vanesa? Quando as letras P, B, F, V, T, D aparecerem em outras partes da palavra (sílabas mediais ou finais), solicite que os alunos façam a leitura em voz alta, analisando a pronúncia das letras.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade ilustrada. Clique aqui para acessar a resolução da atividade ilustrada.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide algumas duplas para socializarem a atividade (as duplas devem anotar os nomes das ilustrações no quadro, fazer a leitura e sinalizar quais foram as letras que estavam faltando). É interessante dividir os nomes entre as duplas, por exemplo, se a lista possui 20 (vinte) nomes e você convidou 4 (quatro) duplas, cada dupla fica responsável por apresentar 5 (cinco) nomes.
  • Faça a leitura das palavras junto com a turma, analisando as letras acrescentadas e observando se alguma dupla colocou alguma letra diferente de F, V, T, D, P, B, ou se trocou letras com sons parecidos como os pares mínimos P/B, F/V, T/D. Caso tenha colocado, solicite que os alunos leiam o nome pausadamente, de modo que percebam qual é a letra que está faltando e descartem a alternativa anterior.
  • Conclua com os alunos que todos os nomes da lista possuem um ou mais grafemas P, B, F, V, T, D e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, cada um representa um único fonema e vice-versa, ou seja, possui uma relação biunívoca (um para um).

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, quadro, caneta piloto, atividade ilustrada, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Referências sobre o assunto:

SILVA. A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA. Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão pensar sobre a escrita correta de palavras com correspondências regulares diretas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula com o questionamento: alguém lembra o que é um trava-língua? Quem pode citar um exemplo? Espera-se que os alunos citem exemplos de trava-línguas já trabalhados em aulas anteriores.
  • Projete ou registre no quadro o trava-língua: “O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa”.
  • Leia o trava-língua e questione:
  • Qual é a letra cujo som mais aparece nesse trava-língua? Espera-se que os alunos respondam que é o som da letra P, caso eles não respondam, faça essa observação.
  • Quais são as palavras desse trava-língua que possuem a letra P? Espera-se que os alunos respondam que são as palavras: princípio, principal, príncipe, principiava, principalmente, principesco, princesa. Registre no quadro as palavras citadas pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra P.
  • Existe alguma outra letra que pode ser usada para representar o som da letra P? Espera-se que os alunos respondam que não existe outra letra para representar o som da letra P porque essa letra representa um só som. Caso os alunos não deem essa resposta, faça essa observação.
  • Alguém conhece alguma letra que possui um som parecido com o som da letra P? Espera-se que os alunos respondam que o som da letra B é parecido com o som da letra P. Caso eles não deem essa resposta, faça essa observação.
  • Quem pode citar exemplos de palavras com a letra B? Registre no quadro, os exemplos citados pelos alunos, formando uma lista de palavras com a letra B. Caso eles não consigam dar os exemplos, solicite que observem a lista com os nomes dos alunos exposta na sala ou outra lista de palavras já trabalhada com a turma.
  • Faça a leitura compartilhada das palavras e depois chame a atenção dos alunos para a pronúncia das letras P e B, que apesar de serem pronunciadas de forma muito parecida, cada uma dessas letras representa um determinado som/fonema, pois não competem com o som de outras letras ou dígrafos.
  • Pergunte: alguém conhece outras letras que representam um único som? Quais? Espera-se que os alunos respondam que as letras T, D, F, V também representam apenas um som, ou seja, cada uma delas representa um único fonema e vice-versa. Caso eles não respondam isso, escreva essas letras no quadro e faça essa observação. Caso os alunos citem outras letras, anote-as no quadro e analise junto com eles a partir de exemplos de palavras se as letras citadas realmente representam um único som, ou seja, se tem correspondência regular direta entre letra/grafema e som/ fonema e vice-versa. Se os alunos citarem uma letra que apresenta correspondência contextual como, por exemplo, a letra G, solicite que eles deem alguns exemplos de palavras com essa letra e analise-as junto com eles. Caso não surja nenhuma palavra com o G representando outro som, você mesmo(a) pode sugerir algumas palavras (ex: GIRAFA, GATO, VIAGEM, GOIABA, GIZ, GARÇOM, GELO, GUARANÁ ) e analisá-las junto com os alunos, chamando a atenção para o som dessa letra em diferentes palavras (o som do G antes de E e I e antes de A, O, U).
  • Organize a turma em duplas de modo que os alunos que já leem fluentemente possam estar distribuídos nas duplas para ajuder os colegas em processo de alfabetização.
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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue para cada dupla uma atividade ilustrada com os nomes das ilustrações incompletos, para que os alunos pensem sobre esses nomes e percebam quais são as letras que estão faltando.
  • Escolha ilustrações pertencentes ao mesmo campo semântico. Por exemplo, animais, brinquedos, brincadeiras, frutas, etc., e cujos nomes possuam as letras P, B, F, V, T, D em diferentes partes da palavra (sílabas iniciais, mediais ou finais).
  • Circule pela sala, observando as discussões entre as duplas e fazendo intervenções como, por exemplo, perguntar aos alunos qual é o nome daquela ilustração, e quando eles responderem, solicitar que pronunciem pausadamente, observando o som das letras, de modo que possam perceber quais são as letras que faltam. Caso os alunos não saibam o nome de alguma ilustração, diga-lhes qual é. Caso troquem letras iniciais com sons parecidos (P e B, F e V, por exemplo), dê algumas dicas de palavras de referência dos alunos. Exemplo: "peteca" começa como Beatriz ou Pedro? “Fantoche” começa como Fabiana ou Vanesa? Quando as letras P, B, F, V, T, D aparecerem em outras partes da palavra (sílabas mediais ou finais), solicite que os alunos façam a leitura em voz alta, analisando a pronúncia das letras.
  • Observe o desempenho dos alunos durante a atividade e faça anotações que possam lhe ajudar a analisar os avanços e as dificuldades de cada criança, descobrir quais os agrupamentos que trabalharam bem em parceria e quais agrupamentos precisarão ser reorganizados em outras aulas/atividades.

Materiais complementares: Clique aqui para acessar uma sugestão de atividade ilustrada. Clique aqui para acessar a resolução da atividade ilustrada.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Convide algumas duplas para socializarem a atividade (as duplas devem anotar os nomes das ilustrações no quadro, fazer a leitura e sinalizar quais foram as letras que estavam faltando). É interessante dividir os nomes entre as duplas, por exemplo, se a lista possui 20 (vinte) nomes e você convidou 4 (quatro) duplas, cada dupla fica responsável por apresentar 5 (cinco) nomes.
  • Faça a leitura das palavras junto com a turma, analisando as letras acrescentadas e observando se alguma dupla colocou alguma letra diferente de F, V, T, D, P, B, ou se trocou letras com sons parecidos como os pares mínimos P/B, F/V, T/D. Caso tenha colocado, solicite que os alunos leiam o nome pausadamente, de modo que percebam qual é a letra que está faltando e descartem a alternativa anterior.
  • Conclua com os alunos que todos os nomes da lista possuem um ou mais grafemas P, B, F, V, T, D e que estes grafemas, apesar de terem sons parecidos, cada um representa um único fonema e vice-versa, ou seja, possui uma relação biunívoca (um para um).

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