Plano de Aula

Plano de aula: Palavras com os grafemas P, B, F, V, T, D

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Trava-línguas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre grafemas e fonemas e vice-versa.

Materiais necessários: Data show, pen drive, notebook, quadro, caneta piloto, atividade ilustrada, lápis e borracha.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para fazer a relação entre grafema-fonema dos pares mínimos F/V, T/D, P/B por conta da pronúncia, pois apesar de cada uma dessas letras expressar um determinado som, esses pares mínimos são pronunciados de forma muito parecida, o que pode confundir as crianças não alfabetizadas.

Referências sobre o assunto:

SILVA. A. Ortografia na sala de aula. (org) SILVA, A.; MORAIS, A. G.; MELO, K. L. R. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

LEITE, T. M.; MORAIS, A. G. O conhecimento do nome das letras e sua relação com a apropriação do sistema de escrita alfabética. Atos de pesquisa em educação (FURB), v.6, pp.6-24, 2011.

ESPECIAL ORTOGRAFIA REFLEXIVA. Caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

Glossário Ceale. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/ortografia>. Acesso em: 06 de outubro de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete ou registre no quadro o tema desta aula e apresente-o para os alunos, explicando que eles irão pensar sobre a escrita correta de palavras com correspondências regulares diretas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA