Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
O final | Inove


Por: Tory Oliveira

Design Thinking e bibliotecas inovadoras são realidade no Brasil

Chamados de Faróis do Saber, espaço recebe estudantes para atividades que vão da criação de brinquedos à projetos em equipe.

Paraná

Um farol para a inovação

Nascidos como bibliotecas tradicionais na década de 1990, os Faróis do Saber, em Curitiba, agora são também espaços maker. Nas nove unidades já remodeladas desde outubro de 2017, os frequentadores podem criar em oficinas projetos colaborativos que resultem em protótipos. Vale tudo: de desenvolver um novo brinquedo até propor soluções para os problemas da escola. A ideia é que, além de desenvolver o gosto pela leitura, os alunos da rede pública e a comunidade em geral possam também criar e inovar. O acesso acontece por meio da inscrição em oficinas gratuitas que comportam até 15 pessoas, organizadas pelo educador responsável pelo espaço. Além dos acervos, há computadores e até uma impressora 3D. A dinâmica, diferente da sala de aula, parte do interesse do aluno e dá a  ele a oportunidade de exercitar também competências socioemocionais, como trabalhar em grupo e aprender a errar. Estima-se que 4 mil estudantes, 120 professores e 320 pessoas da comunidade já tenham sido impactadas pelo projeto.


Criativos da Escola

Planejando a transformação

Você já pensou em usar o design thinking para melhorar a aprendizagem de seus alunos? A metodologia inovadora que busca soluções para os problemas com base no protagonismo do estudante é o centro do projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades. A iniciativa é parte do projeto Design for Change, movimento global nascido na Índia e hoje presente em 65 países. Além de uma premiação anual, o projeto disponibiliza gratuitamente material de apoio adaptado para o professor que deseja iniciar a criação de um projeto de transformação em sua escola. Confira, ao lado, os primeiros passos para aceitar esse desafio. O material está em criativosdaescola.com.br