Plano de aula: Um backup das memórias de escola

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Backup para o futuro

Sobre esse plano: plano de aula previsto para ser realizado no decorrer de duas aulas (totalizando 100 minutos). Na esteira da transição para o Ensino Médio, o plano propõe que os estudantes relembrem vivências escolares, aprendizagens e façam um backup, ou cópia de segurança, dessas lembranças. Essa será uma forma de se apropriarem delas, projetarem como elas poderão ser importantes para o futuro e fortalecerem a autoestima. Para isso, a turma vai refletir sobre lembranças individuais, debater e compartilhar ideias. Posteriormente, cada estudante vai criar um livro de artista que funcionará como um backup de lembranças do Ensino Fundamental.

Esse plano de aula faz parte da sequência “Transição para o Ensino Médio”, em que serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as seguintes habilidades de Arte da BNCC: EF69AR01, EF69AR05, EF69AR06, EF69AR07 e EF69AR31. Além disso, serão trabalhados aspectos relacionados aos projetos de vida dos estudantes, igualmente presentes na BNCC. A sequência também contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 3, 4, 6 e 8.

Organização das aulas: a sugestão é que o plano seja dividido entre as duas aulas da seguinte maneira:

- 1ª aula - apresentação do que é um backup, reflexões sobre lembranças pessoais e resgates de lembranças do Ensino Fundamental.

- 2ª aula - produção de livros de artista individuais e montagem de uma biblioteca com as produções.

Você pode rearranjar as atividades ao longo das aulas de acordo com o que considerar mais adequado para o seu contexto.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: o plano de aula mobiliza e incentiva o desenvolvimento de aspectos bastante relevantes para a Educação Empreendedora, tais como: autoconfiança, autoestima, estabelecimento de metas, planejamento, trabalho e grupo, escuta ativa e criatividade. Estimula, de forma direta, o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, ao convidá-los a projetar seus sonhos, interesses e necessidades e a refletir sobre como suas aprendizagens e competências podem ajudá-los a concretizar seus projetos pessoais.

Materiais necessários: materiais de arte diversos, como: folhas, canetinhas, cola, tesoura, revistas para recorte e outros materiais para que os estudantes construam os livros de artista.

Para você saber mais: para compreender o que é um backup na acepção mais tradicional, acesse:

- O que é backup e como fazer a cópia de segurança das suas informações. Fonte: Rock Content. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/backup/. Acesso em: 10-fev-2020.

- O que é backup e como fazer?. Fonte: TechTudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/08/o-que-e-e-como-fazer-backup.html. Acesso em: 18-dez-2019.

Para compreender um pouco mais sobre aspectos que permeiam a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, recomenda-se a leitura e apreciação de alguns materiais, como os indicados a seguir:

- A transição entre o ensino fundamental e o Ensino Médio. Fonte: TV Brasil. Disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/papodemae/episodio/a-transicao-entre-o-ensino-fundamental-e-o-ensino-medio. Acesso em: 18-dez-2019.

- Próximos passos: Como fazer a transição dos Anos Finais para o Ensino Médio. Fonte: Porvir. Disponível em: https://porvir.org/proximos-passos-como-fazer-transicao-dos-anos-finais-para-ensino-medio/ Acesso em: 13-mai-2020.

Orientações: para iniciar, realize o acolhimento da turma e pergunte se sabem o que é um backup, que pode ser traduzido para o português como “cópia de segurança”, ainda que o termo em inglês seja bastante usado no Brasil. Pergunte para que serve esse processo e dê exemplos de como ele pode ser realizado. Caso a turma não possua esse conhecimento prévio, explique que backup é o nome que geralmente se dá à cópia de segurança que os usuários fazem dos dispositivos digitais. O objetivo é salvar, em outro ambiente que não aquele de origem, uma cópia das informações e dados que o usuário considera importantes. Dessa forma, o usuário poderá restaurá-las no futuro, caso perca os dados originais.

Em seguida, diga à turma que, com a aproximação do Ensino Médio, é cada vez mais importante que façam projeções para o futuro, reconheçam as aprendizagens e competências que desenvolveram no Ensino Fundamental e como elas são importantes para concretizar os projetos. Por isso, esse plano propõe que os estudantes construam um backup para deixarem registradas essas informações sobre eles próprios. Apresente o percurso que será realizado nas duas aulas e, se você decidir realizar toda a sequência, também nas próximas duas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA