11124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - A ocasião faz a pesquisa!

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre planejamento de pesquisa amostral e pesquisa censitária

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Definir o tema do universo estatístico/amostra, elaborar perguntas e instrumento de coleta de dados.

Conceito-chave

Planejamento de pesquisa amostral e pesquisa censitária

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa, dados


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?

Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem tem uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.

Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferença entre cada tipo de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
  • Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
  • Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?

Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem têm uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.

Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferenças entre cada tipo de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
  • Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
  • Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?

Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem tem uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.

Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferença entre cada tipo de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
  • Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
  • Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos com 4 ou 5 componentes. Distribua a folha com as orientações da atividade e peça que todos façam o registro no caderno. Explique que a pesquisa será realizada a partir dessas definições e que nessa aula os grupos deverão escolher um tema, quais e quantas perguntas serão feitas, quais e quantas pessoas serão entrevistadas e o instrumento de pesquisa. Oriente aos alunos para realizar a entrevista com outros alunos. Sugerimos ainda que você destaque a possibilidade da realização de uma pesquisa, em um projeto futuro, que contemple familiares, professores ou outros funcionários da escola (e que isso variará conforme o tema posteriormente escolhido). Peça para ficarem atentos à quantidade de perguntas e ao tempo disponibilizado para a pesquisa.

Propósito: Planejar uma pesquisa a partir da escolha de um tema, do tipo de pesquisa e elaborar perguntas para questionário de pesquisa.

Materiais complementares para impresssão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre o papel social da pesquisa, que pesquisas são importantes para a construção de novos conhecimentos e ampliação e validação de conhecimento pré-existente. Converse com os alunos sobre os vários tipos de instrumentos de e oriente que eles escolham o questionário com respostas objetivas, devido a facilidade e agilidade de aplicação, tabulação e análise estatística.

Discuta com a turma:

  • Todos os instrumentos de pesquisa permite análise estatistica dos dados?
  • É possível colocar todas as respostas possíveis a uma determinada questão. Isso compromete a pesquisa?
  • Quais opções podemos acrescentar as resposta de uma pergunta para que uma pessoa que não queria um dos itens descritos não deixe a questão sem resposta?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para elaborar um questionário fechado como instrumento de pesquisa, devido a rapidez e facilidade para responder, uniformidade, rapidez e simplificação na análise das respostas e facilidade para categorização das respostas. Lembre que o questionário deve ter apenas perguntas relacionadas com o tema pesquisado. Ao término da elaboração das perguntas faça breves orientações sobre as questões propostas.

Discuta com os alunos:

  • Como evitar perguntas muito íntimas e constrangedoras?
  • As perguntas podem ser respondidas sem maiores dificuldades?
  • As perguntas são claras e de fácil entendimento?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 11).

Orientações: Como a atividade principal se trata de um experimento em grupo, explique para a turma que o resultado que será mostrado inicialmente é apenas para exemplificar. Essa tabela pode ser projetada ou então escrita na lousa. Peça que um componente de cada grupo escreva na tabela os resultados que cada grupo obteve nos experimentos. Compare os números obtidos e chame atenção para os diferentes resultados.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e discutir as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Algum grupo encontrou os mesmos resultados?
  • Porque será que foram obtidos tantos resultados diferentes?
  • Existe algum resultado exato?

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 11).

Orientações: Como a atividade principal se trata de um experimento em grupo, explique para a turma que o resultado que será mostrado inicialmente é apenas para exemplificar. Essa tabela pode ser projetada ou então escrita na lousa. Peça que um componente de cada grupo escreva na tabela os resultados que cada grupo obteve nos experimentos. Compare os números obtidos e chame atenção para os diferentes resultados.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e discutir as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Algum grupo encontrou os mesmos resultados?
  • Porque será que foram obtidos tantos resultados diferentes?
  • Existe algum resultado exato?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em círculo e peça que cada grupo expor sua opinião sobre as perguntas apresentadas.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e refletir sobre a elaboração do questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de perguntas em um questionário é sempre a mesma?
  • Qual(is) foi(foram) a(s) dificuldade(s) ao elaborar as perguntas?
  • Quais seriam as possíveis dificuldades em categorizar os dados de respostas abertas?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, destaque a importância da escolha da amostra ser representativa e aleatória, ou seja, todos os membros da população deverão ter a mesma probabilidade de fazer parte da amostra, que deve conter uma quantidade de elementos proporcional a tudo o que a população possui.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os instrumentos de pesquisa poderiam ter sido usado?
  • Quais motivos justificam a escolha do questionário fechado?
  • Quantas perguntas cada grupo fez? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque a importância de pesquisas por amostragem, citando como exemplos as pesquisas eleitorais (seria inviável entrevistar toda a população de eleitores) e pesquisas de satisfação.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais suas impressões sobre resultados de pesquisa amostral divulgados na mídia (jornal, revistas, tv)?
  • O que vocês compreendem sobre a expressão “margem de erro” em uma pesquisa amostral?
  • No caso de pesquisas eleitorais, será que o candidato com maior intenção de votos nas pesquisas é sempre o que ganha a eleição?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas, leiam e façam a atividade juntos. Em seguida, peça que alguns alunos, de forma voluntária, apresentem suas respostas para a turma. Pergunte se alguma dupla escolheu a mesma pergunta e, em seguida, proponha que discutam com os colegas a importância do tema escolhido e outras possíveis formas de organização da pesquisa.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas.

Propósito: Fazer com que os alunos diferencie pesquisa amostral e censitária de acordo com a viabilidade de realização de cada uma e percebam a importância da pesquisa estatística para compreensão de determinadas situações e para orientação de tomada de decisão.

Discuta com a turma:

  • Por que em algumas situações não é possível fazer uma pesquisa censitária?
  • Os resultados de uma pesquisa por amostra são sempre confiáveis?
  • Quais as vantagens e limitações do questionário de pesquisa?

As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Definir o tema do universo estatístico/amostra, elaborar perguntas e instrumento de coleta de dados.

Conceito-chave

Planejamento de pesquisa amostral e pesquisa censitária

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa, dados

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?

Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem tem uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.

Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferença entre cada tipo de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
  • Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
  • Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?

Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem têm uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.

Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferenças entre cada tipo de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
  • Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
  • Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?

Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem tem uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.

Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferença entre cada tipo de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
  • Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
  • Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos com 4 ou 5 componentes. Distribua a folha com as orientações da atividade e peça que todos façam o registro no caderno. Explique que a pesquisa será realizada a partir dessas definições e que nessa aula os grupos deverão escolher um tema, quais e quantas perguntas serão feitas, quais e quantas pessoas serão entrevistadas e o instrumento de pesquisa. Oriente aos alunos para realizar a entrevista com outros alunos. Sugerimos ainda que você destaque a possibilidade da realização de uma pesquisa, em um projeto futuro, que contemple familiares, professores ou outros funcionários da escola (e que isso variará conforme o tema posteriormente escolhido). Peça para ficarem atentos à quantidade de perguntas e ao tempo disponibilizado para a pesquisa.

Propósito: Planejar uma pesquisa a partir da escolha de um tema, do tipo de pesquisa e elaborar perguntas para questionário de pesquisa.

Materiais complementares para impresssão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Discuta com os alunos sobre o papel social da pesquisa, que pesquisas são importantes para a construção de novos conhecimentos e ampliação e validação de conhecimento pré-existente. Converse com os alunos sobre os vários tipos de instrumentos de e oriente que eles escolham o questionário com respostas objetivas, devido a facilidade e agilidade de aplicação, tabulação e análise estatística.

Discuta com a turma:

  • Todos os instrumentos de pesquisa permite análise estatistica dos dados?
  • É possível colocar todas as respostas possíveis a uma determinada questão. Isso compromete a pesquisa?
  • Quais opções podemos acrescentar as resposta de uma pergunta para que uma pessoa que não queria um dos itens descritos não deixe a questão sem resposta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para elaborar um questionário fechado como instrumento de pesquisa, devido a rapidez e facilidade para responder, uniformidade, rapidez e simplificação na análise das respostas e facilidade para categorização das respostas. Lembre que o questionário deve ter apenas perguntas relacionadas com o tema pesquisado. Ao término da elaboração das perguntas faça breves orientações sobre as questões propostas.

Discuta com os alunos:

  • Como evitar perguntas muito íntimas e constrangedoras?
  • As perguntas podem ser respondidas sem maiores dificuldades?
  • As perguntas são claras e de fácil entendimento?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 11).

Orientações: Como a atividade principal se trata de um experimento em grupo, explique para a turma que o resultado que será mostrado inicialmente é apenas para exemplificar. Essa tabela pode ser projetada ou então escrita na lousa. Peça que um componente de cada grupo escreva na tabela os resultados que cada grupo obteve nos experimentos. Compare os números obtidos e chame atenção para os diferentes resultados.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e discutir as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Algum grupo encontrou os mesmos resultados?
  • Porque será que foram obtidos tantos resultados diferentes?
  • Existe algum resultado exato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 11).

Orientações: Como a atividade principal se trata de um experimento em grupo, explique para a turma que o resultado que será mostrado inicialmente é apenas para exemplificar. Essa tabela pode ser projetada ou então escrita na lousa. Peça que um componente de cada grupo escreva na tabela os resultados que cada grupo obteve nos experimentos. Compare os números obtidos e chame atenção para os diferentes resultados.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e discutir as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Algum grupo encontrou os mesmos resultados?
  • Porque será que foram obtidos tantos resultados diferentes?
  • Existe algum resultado exato?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a sala em círculo e peça que cada grupo expor sua opinião sobre as perguntas apresentadas.

Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e refletir sobre a elaboração do questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A quantidade de perguntas em um questionário é sempre a mesma?
  • Qual(is) foi(foram) a(s) dificuldade(s) ao elaborar as perguntas?
  • Quais seriam as possíveis dificuldades em categorizar os dados de respostas abertas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Professor, destaque a importância da escolha da amostra ser representativa e aleatória, ou seja, todos os membros da população deverão ter a mesma probabilidade de fazer parte da amostra, que deve conter uma quantidade de elementos proporcional a tudo o que a população possui.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais os instrumentos de pesquisa poderiam ter sido usado?
  • Quais motivos justificam a escolha do questionário fechado?
  • Quantas perguntas cada grupo fez? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque a importância de pesquisas por amostragem, citando como exemplos as pesquisas eleitorais (seria inviável entrevistar toda a população de eleitores) e pesquisas de satisfação.

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais suas impressões sobre resultados de pesquisa amostral divulgados na mídia (jornal, revistas, tv)?
  • O que vocês compreendem sobre a expressão “margem de erro” em uma pesquisa amostral?
  • No caso de pesquisas eleitorais, será que o candidato com maior intenção de votos nas pesquisas é sempre o que ganha a eleição?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas, leiam e façam a atividade juntos. Em seguida, peça que alguns alunos, de forma voluntária, apresentem suas respostas para a turma. Pergunte se alguma dupla escolheu a mesma pergunta e, em seguida, proponha que discutam com os colegas a importância do tema escolhido e outras possíveis formas de organização da pesquisa.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas.

Propósito: Fazer com que os alunos diferencie pesquisa amostral e censitária de acordo com a viabilidade de realização de cada uma e percebam a importância da pesquisa estatística para compreensão de determinadas situações e para orientação de tomada de decisão.

Discuta com a turma:

  • Por que em algumas situações não é possível fazer uma pesquisa censitária?
  • Os resultados de uma pesquisa por amostra são sempre confiáveis?
  • Quais as vantagens e limitações do questionário de pesquisa?

As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano