Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?
Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem tem uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.
Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferença entre cada tipo de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
- Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
- Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?
Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem têm uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.
Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferenças entre cada tipo de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
- Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
- Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando o conceito de pesquisa censitária e amostral. Pergunte para a turma: Você considera as pesquisas estatísticas importantes? Por quê?
Faça então o seguinte questionamento: “Uma pesquisa amostral é totalmente confiável?”. Discuta com a turma que pesquisas feitas por amostragem tem uma margem de erro, mas que esse erro não deve prejudicar a confiabilidade do resultado.
Propósito: Retomar o conceito de pesquisa censitária e amostral e discutir sobre as diferença entre cada tipo de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Quando é indicado fazer uma pesquisa censitária?
- Quais motivos podem indicar a escolha de uma pesquisa amostral?
- Uma pesquisa amostral é inferior a uma pesquisa censitária?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos com 4 ou 5 componentes. Distribua a folha com as orientações da atividade e peça que todos façam o registro no caderno. Explique que a pesquisa será realizada a partir dessas definições e que nessa aula os grupos deverão escolher um tema, quais e quantas perguntas serão feitas, quais e quantas pessoas serão entrevistadas e o instrumento de pesquisa. Oriente aos alunos para realizar a entrevista com outros alunos. Sugerimos ainda que você destaque a possibilidade da realização de uma pesquisa, em um projeto futuro, que contemple familiares, professores ou outros funcionários da escola (e que isso variará conforme o tema posteriormente escolhido). Peça para ficarem atentos à quantidade de perguntas e ao tempo disponibilizado para a pesquisa.
Propósito: Planejar uma pesquisa a partir da escolha de um tema, do tipo de pesquisa e elaborar perguntas para questionário de pesquisa.
Materiais complementares para impresssão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Discuta com os alunos sobre o papel social da pesquisa, que pesquisas são importantes para a construção de novos conhecimentos e ampliação e validação de conhecimento pré-existente. Converse com os alunos sobre os vários tipos de instrumentos de e oriente que eles escolham o questionário com respostas objetivas, devido a facilidade e agilidade de aplicação, tabulação e análise estatística.
Discuta com a turma:
- Todos os instrumentos de pesquisa permite análise estatistica dos dados?
- É possível colocar todas as respostas possíveis a uma determinada questão. Isso compromete a pesquisa?
- Quais opções podemos acrescentar as resposta de uma pergunta para que uma pessoa que não queria um dos itens descritos não deixe a questão sem resposta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para elaborar um questionário fechado como instrumento de pesquisa, devido a rapidez e facilidade para responder, uniformidade, rapidez e simplificação na análise das respostas e facilidade para categorização das respostas. Lembre que o questionário deve ter apenas perguntas relacionadas com o tema pesquisado. Ao término da elaboração das perguntas faça breves orientações sobre as questões propostas.
Discuta com os alunos:
- Como evitar perguntas muito íntimas e constrangedoras?
- As perguntas podem ser respondidas sem maiores dificuldades?
- As perguntas são claras e de fácil entendimento?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 11).
Orientações: Como a atividade principal se trata de um experimento em grupo, explique para a turma que o resultado que será mostrado inicialmente é apenas para exemplificar. Essa tabela pode ser projetada ou então escrita na lousa. Peça que um componente de cada grupo escreva na tabela os resultados que cada grupo obteve nos experimentos. Compare os números obtidos e chame atenção para os diferentes resultados.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e discutir as soluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Algum grupo encontrou os mesmos resultados?
- Porque será que foram obtidos tantos resultados diferentes?
- Existe algum resultado exato?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 11).
Orientações: Como a atividade principal se trata de um experimento em grupo, explique para a turma que o resultado que será mostrado inicialmente é apenas para exemplificar. Essa tabela pode ser projetada ou então escrita na lousa. Peça que um componente de cada grupo escreva na tabela os resultados que cada grupo obteve nos experimentos. Compare os números obtidos e chame atenção para os diferentes resultados.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e discutir as soluções apresentadas.
Discuta com a turma:
- Algum grupo encontrou os mesmos resultados?
- Porque será que foram obtidos tantos resultados diferentes?
- Existe algum resultado exato?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize a sala em círculo e peça que cada grupo expor sua opinião sobre as perguntas apresentadas.
Propósito: Acompanhar os registros feitos pelos alunos, e refletir sobre a elaboração do questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A quantidade de perguntas em um questionário é sempre a mesma?
- Qual(is) foi(foram) a(s) dificuldade(s) ao elaborar as perguntas?
- Quais seriam as possíveis dificuldades em categorizar os dados de respostas abertas?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Professor, destaque a importância da escolha da amostra ser representativa e aleatória, ou seja, todos os membros da população deverão ter a mesma probabilidade de fazer parte da amostra, que deve conter uma quantidade de elementos proporcional a tudo o que a população possui.
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais os instrumentos de pesquisa poderiam ter sido usado?
- Quais motivos justificam a escolha do questionário fechado?
- Quantas perguntas cada grupo fez? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque a importância de pesquisas por amostragem, citando como exemplos as pesquisas eleitorais (seria inviável entrevistar toda a população de eleitores) e pesquisas de satisfação.
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais suas impressões sobre resultados de pesquisa amostral divulgados na mídia (jornal, revistas, tv)?
- O que vocês compreendem sobre a expressão “margem de erro” em uma pesquisa amostral?
- No caso de pesquisas eleitorais, será que o candidato com maior intenção de votos nas pesquisas é sempre o que ganha a eleição?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas, leiam e façam a atividade juntos. Em seguida, peça que alguns alunos, de forma voluntária, apresentem suas respostas para a turma. Pergunte se alguma dupla escolheu a mesma pergunta e, em seguida, proponha que discutam com os colegas a importância do tema escolhido e outras possíveis formas de organização da pesquisa.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas.
Propósito: Fazer com que os alunos diferencie pesquisa amostral e censitária de acordo com a viabilidade de realização de cada uma e percebam a importância da pesquisa estatística para compreensão de determinadas situações e para orientação de tomada de decisão.
Discuta com a turma:
- Por que em algumas situações não é possível fazer uma pesquisa censitária?
- Os resultados de uma pesquisa por amostra são sempre confiáveis?
- Quais as vantagens e limitações do questionário de pesquisa?
As atividades complementares podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar