11541
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Tudo junto e organizado!

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Coletar e tratar dados estatisticamente.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Coletar e tratar dados estatisticamente.

Conceito-chave

Coleta e organização de dados em tabelas.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula retomando as etapas de uma pesquisa estatística que antecedem a apuração dos dados: escolher o tema, elaborar pergunta(s), aplicar os questionários (coletar os dados). Destaque com a turma que utilizamos pesquisa para obter informações sobre algumas coisas que queremos saber. Por exemplo: pesquisa sobre o time, sobre o uso da internet, sobre intenção de voto numa eleição, sobre as doenças mais comuns na infância, sobre o estilo musical preferido, etc.

Propósito: Retomar as etapas de uma pesquisa estatística que antecedem a apuração dos dados.

Discuta com a turma:

  • Para saber sobre a intenção de voto numa eleição, como vocês acham que os institutos de pesquisa trabalham? De que forma eles colhem essas informações das pessoas? Que tipo de instrumentos podem ser usados? E depois, o que será que eles fazem com o volume de dados que obtêm com a pesquisa?
  • Existem erros na etapa de planejamento que podem comprometer a qualidade e interpretação dos resultados?
  • Como definir as possíveis respostas de um questionário fechado?
  • Existe algum tipo de resposta que pode dificultar a organização dos dados?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Dê exemplos de dados brutos (que que ainda não foram categorizados e numericamente organizados) e explique que para melhor compreensão e análise dos resultado é preciso organizar esses dados resumindo-os de forma clara e de fácil compreensão. Alguns exemplos que podem ser citados são os dados das perguntas: Você possui celular? Qual a marca do seu celular? Se esses dados não forem organizados será difícil dizer quantos alunos possuem celular e se existe alguma marca que aparece mais vezes.

Propósito: Compreender a importância de organizar dados brutos.

Discuta com a turma:

  • Existe algum tipo de resposta que pode dificultar a organização dos dados?
  • Qual o primeiro passo para organizar os dados de uma pesquisa?
  • Como organizar dados resumidamente?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, destaque a importância da escolha da amostra ser representativa e aleatória e da fidelidade na apuração e apresentação dos dados, conforme respostas dos questionários

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades na execução da pesquisa?
  • Houve diferença entre as respostas do seu grupo com as respostas dos demais grupos da sala?
  • Quais motivos podem ter levado a resultados diferentes entre os grupos? Idade dos participantes? Gênero?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. Cite como exemplos as pesquisas eleitorais que orientarão sobre a eleição de um determinado candidato e pesquisas de satisfação amplamente utilizadas por empresas para conhecer melhor as preferências de seus clientes.

Discuta com a turma:

  • Qual das apresentações é mais fácil de compreender?
  • A organização dos dados interfere na compreensão dos resultados?
  • Existe outras formas de organizar os dados de uma pesquisa? Quais?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas, leiam e façam a atividade juntos. Reflita com a turma as diferenças entre apresentação de resultados em dados brutos e dados organizados em tabelas. Aproveite a temática do enunciado e oriente sobre a importância de respeitar as diferenças raciais, étnicas, sociais entre outras.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas.

Propósito: Apresentar como os dados estatísticos podem ser organizados e dispostos em tabelas.

Discuta com a turma:

  • O que são dados brutos e como organizá-los por categorias em uma tabela de frequência?
  • É possível analisar, interpretar e fazer conclusões a partir de dados brutos?
  • As tabelas são uma forma de apresentação resumida dos dados de uma pesquisa elas têm elementos essenciais (título, cabeçalho, coluna indicadoras e corpo) e elementos complementares (fonte, notas, chamadas).

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Coletar e tratar dados estatisticamente.

Conceito-chave

Coleta e organização de dados em tabelas.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Inicie a aula retomando as etapas de uma pesquisa estatística que antecedem a apuração dos dados: escolher o tema, elaborar pergunta(s), aplicar os questionários (coletar os dados). Destaque com a turma que utilizamos pesquisa para obter informações sobre algumas coisas que queremos saber. Por exemplo: pesquisa sobre o time, sobre o uso da internet, sobre intenção de voto numa eleição, sobre as doenças mais comuns na infância, sobre o estilo musical preferido, etc.

Propósito: Retomar as etapas de uma pesquisa estatística que antecedem a apuração dos dados.

Discuta com a turma:

  • Para saber sobre a intenção de voto numa eleição, como vocês acham que os institutos de pesquisa trabalham? De que forma eles colhem essas informações das pessoas? Que tipo de instrumentos podem ser usados? E depois, o que será que eles fazem com o volume de dados que obtêm com a pesquisa?
  • Existem erros na etapa de planejamento que podem comprometer a qualidade e interpretação dos resultados?
  • Como definir as possíveis respostas de um questionário fechado?
  • Existe algum tipo de resposta que pode dificultar a organização dos dados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Dê exemplos de dados brutos (que que ainda não foram categorizados e numericamente organizados) e explique que para melhor compreensão e análise dos resultado é preciso organizar esses dados resumindo-os de forma clara e de fácil compreensão. Alguns exemplos que podem ser citados são os dados das perguntas: Você possui celular? Qual a marca do seu celular? Se esses dados não forem organizados será difícil dizer quantos alunos possuem celular e se existe alguma marca que aparece mais vezes.

Propósito: Compreender a importância de organizar dados brutos.

Discuta com a turma:

  • Existe algum tipo de resposta que pode dificultar a organização dos dados?
  • Qual o primeiro passo para organizar os dados de uma pesquisa?
  • Como organizar dados resumidamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.

Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
  • Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
  • Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.

Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.

Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida

Discuta com a turma:

  • Os dados podem ser agrupados? Como?
  • Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
  • Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, destaque a importância da escolha da amostra ser representativa e aleatória e da fidelidade na apuração e apresentação dos dados, conforme respostas dos questionários

Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.

Discuta com a turma:

  • Quais as principais dificuldades na execução da pesquisa?
  • Houve diferença entre as respostas do seu grupo com as respostas dos demais grupos da sala?
  • Quais motivos podem ter levado a resultados diferentes entre os grupos? Idade dos participantes? Gênero?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. Cite como exemplos as pesquisas eleitorais que orientarão sobre a eleição de um determinado candidato e pesquisas de satisfação amplamente utilizadas por empresas para conhecer melhor as preferências de seus clientes.

Discuta com a turma:

  • Qual das apresentações é mais fácil de compreender?
  • A organização dos dados interfere na compreensão dos resultados?
  • Existe outras formas de organizar os dados de uma pesquisa? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas, leiam e façam a atividade juntos. Reflita com a turma as diferenças entre apresentação de resultados em dados brutos e dados organizados em tabelas. Aproveite a temática do enunciado e oriente sobre a importância de respeitar as diferenças raciais, étnicas, sociais entre outras.

Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas.

Propósito: Apresentar como os dados estatísticos podem ser organizados e dispostos em tabelas.

Discuta com a turma:

  • O que são dados brutos e como organizá-los por categorias em uma tabela de frequência?
  • É possível analisar, interpretar e fazer conclusões a partir de dados brutos?
  • As tabelas são uma forma de apresentação resumida dos dados de uma pesquisa elas têm elementos essenciais (título, cabeçalho, coluna indicadoras e corpo) e elementos complementares (fonte, notas, chamadas).

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano