Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Tudo junto e organizado!
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisar é preciso!
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Coletar e tratar dados estatisticamente.
Conceito-chave
Coleta e organização de dados em tabelas.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Coletar e tratar dados estatisticamente.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Inicie a aula retomando as etapas de uma pesquisa estatística que antecedem a apuração dos dados: escolher o tema, elaborar pergunta(s), aplicar os questionários (coletar os dados). Destaque com a turma que utilizamos pesquisa para obter informações sobre algumas coisas que queremos saber. Por exemplo: pesquisa sobre o time, sobre o uso da internet, sobre intenção de voto numa eleição, sobre as doenças mais comuns na infância, sobre o estilo musical preferido, etc.
Propósito: Retomar as etapas de uma pesquisa estatística que antecedem a apuração dos dados.
Discuta com a turma:
- Para saber sobre a intenção de voto numa eleição, como vocês acham que os institutos de pesquisa trabalham? De que forma eles colhem essas informações das pessoas? Que tipo de instrumentos podem ser usados? E depois, o que será que eles fazem com o volume de dados que obtêm com a pesquisa?
- Existem erros na etapa de planejamento que podem comprometer a qualidade e interpretação dos resultados?
- Como definir as possíveis respostas de um questionário fechado?
- Existe algum tipo de resposta que pode dificultar a organização dos dados?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Dê exemplos de dados brutos (que que ainda não foram categorizados e numericamente organizados) e explique que para melhor compreensão e análise dos resultado é preciso organizar esses dados resumindo-os de forma clara e de fácil compreensão. Alguns exemplos que podem ser citados são os dados das perguntas: Você possui celular? Qual a marca do seu celular? Se esses dados não forem organizados será difícil dizer quantos alunos possuem celular e se existe alguma marca que aparece mais vezes.
Propósito: Compreender a importância de organizar dados brutos.
Discuta com a turma:
- Existe algum tipo de resposta que pode dificultar a organização dos dados?
- Qual o primeiro passo para organizar os dados de uma pesquisa?
- Como organizar dados resumidamente?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em grupos. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas. Distribua a folha com a atividade, leia juntamente com os alunos e peça que todos façam o registro no caderno. Caso você queira construir uma pesquisa de acordo com a realizada da sua escola, no plano de aula Pesquisar é preciso! Disponibilizamos uma atividade com orientação para o aluno construir sua própria pesquisa e organizar os dados coletados.
Propósito: Aplicar questionário de pesquisa.
Discuta com a turma:
- A validade e credibilidade de pesquisa por amostragem.
- Quais os critérios de escolha dos alunos que irão compor a amostra.
- Quais as orientações necessárias para que os voluntários possam responder corretamente ao questionário.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.
Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.
Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida
Discuta com a turma:
- Os dados podem ser agrupados? Como?
- Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
- Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.
Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.
Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida
Discuta com a turma:
- Os dados podem ser agrupados? Como?
- Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
- Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.
Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.
Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida
Discuta com a turma:
- Os dados podem ser agrupados? Como?
- Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
- Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.
Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.
Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida
Discuta com a turma:
- Os dados podem ser agrupados? Como?
- Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
- Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.
Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.
Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida
Discuta com a turma:
- Os dados podem ser agrupados? Como?
- Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
- Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Oriente os alunos para contar quantas vezes cada resposta de determinada categoria parece na tabela, ou seja, a frequência e registrar numericamente os valores encontrados. Devido à quantidade de dados brutos, oriente os alunos a criarem um estratégia de contagem para garantir que nenhum dado seja esquecido ou contado mais de uma vez.
Caso os alunos tenham escolhido outro tema, as tabelas devem ser construídas de acordo com as perguntas elaboradas pelos alunos conforme tema de pesquisa escolhido.
Propósito: Organizar dados brutos de forma resumida
Discuta com a turma:
- Os dados podem ser agrupados? Como?
- Alunos que não possuem celular podem responder ao questionário?
- Como garantir que o questionário seja respondido corretamente?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Professor, destaque a importância da escolha da amostra ser representativa e aleatória e da fidelidade na apuração e apresentação dos dados, conforme respostas dos questionários
Propósito: Retomar os conceitos estudados nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais as principais dificuldades na execução da pesquisa?
- Houve diferença entre as respostas do seu grupo com as respostas dos demais grupos da sala?
- Quais motivos podem ter levado a resultados diferentes entre os grupos? Idade dos participantes? Gênero?
Encerramento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Destaque a importância de pesquisas estatísticas para análise e compreensão de fatos e fenômenos. Cite como exemplos as pesquisas eleitorais que orientarão sobre a eleição de um determinado candidato e pesquisas de satisfação amplamente utilizadas por empresas para conhecer melhor as preferências de seus clientes.
Discuta com a turma:
- Qual das apresentações é mais fácil de compreender?
- A organização dos dados interfere na compreensão dos resultados?
- Existe outras formas de organizar os dados de uma pesquisa? Quais?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que os alunos se organizem em duplas, leiam e façam a atividade juntos. Reflita com a turma as diferenças entre apresentação de resultados em dados brutos e dados organizados em tabelas. Aproveite a temática do enunciado e oriente sobre a importância de respeitar as diferenças raciais, étnicas, sociais entre outras.
Utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de pesquisa e de perguntas que podem ser elaboradas.
Propósito: Apresentar como os dados estatísticos podem ser organizados e dispostos em tabelas.
Discuta com a turma:
- O que são dados brutos e como organizá-los por categorias em uma tabela de frequência?
- É possível analisar, interpretar e fazer conclusões a partir de dados brutos?
- As tabelas são uma forma de apresentação resumida dos dados de uma pesquisa elas têm elementos essenciais (título, cabeçalho, coluna indicadoras e corpo) e elementos complementares (fonte, notas, chamadas).
Materiais complementares para impressão:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_26PES03
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal
Aquecimento
Pergunte aos alunos se eles sabem como será o processo eleitoral para prefeito da sua cidade em tempos de Covid-19. Com essas informações, organize um formulário com as questões disponíveis no slide dessa etapa da aula.
Atividade principal
Solicite a pesquisa aos alunos com uma certa antecedência da aula. Em tempos de distanciamento social é importante orientar os alunos que a pesquisa deve ser feita por meio de um formulário que poderá ser enviado através de um link para os participantes. A atividade pretende pesquisar sobre o uso do celular nas famílias, porém pode-se adaptar a proposta para outras questões relacionadas ao Covid-19.
Discussão das soluções
Análise a coleta de dados dos alunos e as tabelas construídas de acordo com a pesquisa escolhida. Se for possível uma aula síncrona, projete esses dados e discuta com a turma as questões disponíveis no slide desta etapa. Caso esse recurso não seja possível elabore devolutivas para a turma e compartilhe-as usando o meio de comunicação acordado com a turma.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é fornecer as respostas para a pesquisa.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA30 - Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
Objetivos específicos
Coletar e tratar dados estatisticamente.
Conceito-chave
Coleta e organização de dados em tabelas.
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.