Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel e lápis, cartas com números e dado (que podem ser confeccionados).
- Opcionais: celular para gravar mensagens, Whatsapp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na discussão das soluções e encerramento, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos. Caso você não tenha comunicação digital com eles, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que faça a impressão do material junto com as orientações e um cronograma de realização das atividades, para que as famílias retirem na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens. Para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos fazem os registros das aprendizagens e as famílias encaminham à escola.
Retomada
Peça aos alunos para fazerem cartões com algarismos de 0 a 9 (dois cartões de cada algarismo). Você pode enviar digitalmente o modelo, para que copiem ou imprimam, ou impressos, para que recortem. Faça de acordo com as necessidades e possibilidades da turma.
Em uma aula simultânea, apresente a atividade de retomada aos alunos e siga as orientações que estão no plano de aula. Lembre que eles farão a atividade sozinhos e não em duplas, então poderão marcar os pontos individualmente, um ponto para cada acerto. Incentive-os a buscar mais de uma resposta para cada dica. Peça para te enviarem as respostas.
Caso realize uma aula assíncrona, mande as orientações para a atividade junto com as dicas sobre os números que devem formar (digitalmente ou impressas). Se possível, grave um vídeo ou mensagem de voz explicando a comanda e incentivando a buscarem mais de uma resposta para cada dica. Você pode explicar que ganharão pontos pelos acertos e depois você apresentará o placar. Assim, peça para te enviarem as respostas. Esclareça que ganham 1 ponto para cada acerto.
Atividade principal
A proposta do plano para esta atividade é um jogo de boliche. Caso os alunos possam construir os próprios jogos com garrafas, proponha a brincadeira com as regras indicadas no plano de aula.
Se sua aula for síncrona, cada aluno joga com os próprios pinos e bola e forma o maior número possível. Ele deve socializar os algarismos dos pinos que derrubou e o número formado para você anotar ao lado do nome dele num cartaz, por exemplo. Neste momento já é possível realizar intervenções se o aluno tiver dificuldade de formar o número solicitado. As regras para pontuação podem seguir o plano de aula, comparando os números formados entre os componentes do grupo organizado anteriormente. Faça quantas rodadas achar necessárias. Lembre-se de enviar as orientações para a confecção do jogo.
Caso tenham construído o boliche mas a aula não for simultânea, indique que joguem e anotem as rodadas (a sugestão aqui é para 5). Uma possibilidade é formar grupos de 5 alunos para computar os pontos, como indicado no plano de aula.
Você deve receber os registros e fazer comparação de cada rodada. Ganha o ponto na rodada quem tiver o maior número. Envie o resultado dos grupos digitalmente ou impresso. Caso algum aluno não tenha formado o número correto, de acordo com as regras poderá fazer uma devolutiva e enviar outras atividades, se for o caso (para isso, pode contar com as atividades complementares do plano).

Outra opção, caso não seja viável a confecção do boliche pelos alunos, é realizar um jogo com cartas sorteadas (cartas com algarismos de 0 a 9 - podem ser as mesmas cartas da Retomada) com as mesmas regras do boliche. Nesse caso. o aluno deve sortear três cartas e formar o maior número possível.
Segue o quadro para o registro das rodadas, caso utilizar as cartas.

Discussão das soluções
Se não tiver encontrado uma maneira síncrona de se comunicar com os alunos, pode enviar as questões abaixo para que conversem em casa.
No caso de uma aula simultânea, discuta com os alunos as jogadas que eles registraram. Faça uma discussão adaptando as questões de acordo com o que apresentarem:
- Saiu 6 na carta. Se sair 6 no dado, o que acontece?
- Um colega pegou a carta 7. No dado saiu 3. O resto foi 4. Quanto deveria ter saído no dado para o resto ser 5?
- Outro colega tirou 9 na carta e 4 no dado. O resto foi 5. E, se no dado saísse um número diferente de 4, será que o resto seria 5? Por quê?
Encerramento
Envie a imagem ou impressão da tabela de registros do jogo preenchida com algumas possibilidades (modelo do slide de encerramento). Se estiver com os alunos em aula síncrona, siga as orientações do plano de aula para esse slide. Caso a aula seja assíncrona, peça para preencherem e te retornarem.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno. É importante que você tenha acesso à resolução. Se não for viável, poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos um momento de aprendizagem de forma divertida. Explique o objetivo do jogo, para que fique claro. É importante salientar que devem encorajar os alunos a realizarem as contagens, registros e comparações das quantidades da maneira mais independente possível. Proponha que auxiliem na confecção das cartas, na leitura e compreensão das regras da brincadeira.