Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Projete ou leia para turma.
Propósito: Verificar se alunos conseguem relacionar a quantidade de crianças à quantidade de cadeira e observar a forma como eles fazem isso. Retomar conhecimentos prévios de contagem e pareamento.
Materiais Complementares:
Resolução do Aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Coloque previamente uma fita adesiva no encosto da cadeira para que eles possam colar os cartões com os números. Tenha por perto mais fita, caso alguma criança queira trocar o seu número de lugar. Deixe que as crianças tentem se organizar sozinhas, sem nenhuma intervenção. Observe e registre a conversa entre eles, dessa conversa podem surgir questionamento interessantes a serem feitos posteriormente.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam a sequência numérica e cheguem a um consenso sobre como organizar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça às crianças que se sentem ao chão, de maneira aleatória em frente às cadeiras, com uma distância suficiente para que todos possam observar todas as cadeiras. Permita que todos opinem sobre a organização dos números até que o grupo chegue a uma conclusão. Assim que as crianças terminarem de organizar os números nas cadeiras, a brincadeira começa. Diga para cada criança uma dica referente ao número de qual cadeira ela irá se sentar, por exemplo: “Maria, você vai se sentar na cadeira que tem um número maior que cinco e menor que 7” ou “José, você vai se sentar na cadeira ao lado da cadeira com o número 9 e da cadeira com o número 8”. E assim por diante até que todos estejam sentados.
Propósito: Fazer com que os alunos discutam a sequência numérica e cheguem a um consenso sobre como organizar.
Discuta com a turma:
- Como vocês concluíram que essa é melhor organização?
- Se chegasse mais uma criança, qual número nós daríamos a ela?
- E se uma criança fosse embora antes da brincadeira, qual número iríamos retirar da brincadeira?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça às crianças que se sentem ao chão, de maneira aleatória em frente às cadeiras, com uma distância suficiente para que todos possam observar todas as cadeiras. Permita que todos opinem sobre a organização dos números até que o grupo chegue a uma conclusão. Assim que as crianças terminarem de organizar os números nas cadeira, a brincadeira começa. Diga para cada criança uma dica referente ao número de qual cadeira ela irá se sentar, por exemplo: “Maria, você vai se sentar na cadeira que tem um número maior que cinco e menor que 7” ou “José, você vai se sentar na cadeira ao lado da cadeira com o número 9 e da cadeira com o número 8.” E assim por diante até que todos estejam sentados.
Propósito: Fazer com que os alunos registrem a brincadeira.
Discuta com a turma:
- Como vocês podem representar essa brincadeira de modo que uma pessoa que não brincou entenda o que aconteceu?
- Todos que verem o seu registro saberão qual era o número da cadeira que você sentou?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Esse é o momento de compartilhar a experiência antes vivida. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem seus registros, dificuldades e percepções que tiveram ao longo da brincadeira. Previamente, observe os registros produzidos pelos alunos e selecione alguns para contarem.
Propósito: Compartilhar os registros e a experiência da brincadeira.
Discuta com a turma:
- O que ajudava a saber onde vocês deveriam se sentar?
- No registro de vocês, o que vocês fizeram para que, quem olhasse , soubesse onde vocês se sentaram?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Você pode projetar, ou mesmo copiar este registro no quadro. Alguns alunos podem ainda não saber que organizamos os números na sequência numérica da esquerda para a direita, portanto, é possível que alguém diga que ele está sentada na cadeira de número dois. Essa pode ser uma discussão interessante.
Propósito: Discutir diferentes formas de registro.
Discuta com a turma:
- Alguém fez o registro assim?
- Vocês mudariam alguma coisa nesse registro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Você pode projetar, ou mesmo copiar este registro no quadro. Ainda no grande grupo, deixe os alunos colocarem suas percepções e comparações sobre os dois registros. Estimule os alunos a conversarem sobre qual a função dos números nesse registro.
Propósito: Discutir diferentes formas de registro.
Discuta com a turma:
- Alguém fez o registro assim, ou parecido?
- Vocês mudariam alguma coisa nesse registro?
- Os números ajudam ou atrapalham?
- O que podemos saber com os números desse registro?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: No grande grupo, retome o processo de organização das cadeiras e da montagem da sequência numérica.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido. Também é possível sistematizar a aula com um pequeno texto coletivo sobre o que eles aprenderam hoje. Enquanto as crianças falam, você serve de escriba, redigindo o texto proposto pelos alunos no quadro.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Discuta com a turma:
- Na atividade que realizamos, para que serviam os números?
- Em quais outras situações utilizamos números?
- O que já sabemos sobre a sequência numérica?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os alunos registrem suas respostas no caderno. Em seguida, peça que compartilhem oralmente suas conclusões e expliquem como chegaram à elas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber as relações entre quantidade e a ordem na sequência numérica.
Discuta com a turma:
- Como sabemos que 12 é maior do que 6?
- Como vocês descobriram que o número 12 está mais próximo do 10? Vocês usaram algum registro para descobrir?
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar