Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura e escrita de números na sequência numérica
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Representação de números até 100
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Flávia Luz Pessoa de Barros
Mentor: Maria Lydia Mello
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
(EF01MA04) Representação da quantidade de elementos de uma coleção (leitura, escrita simbólica e comparação de números até pelo menos 100)
Objetivos específicos
Refletir sobre a escrita e a leitura de números relacionando-os à quantidade.
Ordenar os números através da seriação, a partir de conhecimentos do Sistema Numérico Decimal.
Conceito-chave
Leitura e escrita de números.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Cadeiras correspondentes à quantidade de alunos presentes;
- Cartões com números correspondentes ao números de alunos presentes (por exemplo, se vierem 24 alunos, cartões numerados de 1 a 24);
- Fita adesiva.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre a escrita e a leitura de números relacionando-os à quantidade.
Ordenar os números através da seriação, a partir de conhecimentos do Sistema Numérico Decimal.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA