Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, usando uma linguagem mais simples para as crianças.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Projete ou leia para a turma. Faça 100 cartões com números de 1 a 100 e coloque-os em um saco para que os alunos possam sortear. No quadro-negro, monte uma tabela com duas colunas: uma para colocar o nome do aluno e outra para colocar o número sorteado por ele. Depois que todos tiverem sorteado os números, pergunte a eles como a tabela pode ser preenchida em ordem já que não estão presentes todos os números da sequência numérica de 1 em 1.
Deixe que eles pensem em soluções. Uma possibilidade é contar de 1 até 100 de forma a descobrir e encontrar os números sorteados já na ordem. Outra possibilidade é deixar que eles comparem os números, por exemplo, perguntando: “quem acha que tem o menor número?”. Com os números que surgirem, sugira compará-los para decidir qual é o menor e quais serão os seguintes.
À medida que eles forem identificando a ordem correta, a tabela deverá ser preenchida com o nome do aluno e o número sorteado por ele, de forma que ao final eles possam visualizar todos os números sorteados em sequência do menor para o maior, fora da sequência numérica de 1 em 1, já que não estarão presentes os números que não foram sorteados.
Propósito: Verificar se alunos conseguem comparar números de dois algarismos e organizá-los em ordem fora da sequência numérica de 1 em 1.
Materiais complementares para impressão:
Resolução do aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Projete esse slide ou leia-o para as crianças. O ideal para essa atividade é que seja feita em um lugar externo e amplo, onde os alunos possam registrar no chão, com giz, os seus pontos, que corresponde a quantidade de vezes que elas conseguiram pular a corda. Cabe ao professor definir o número de rodadas que cada aluno irá pular. Essa decisão deve levar em conta a quantidade de alunos da sala e quanto eles conseguem pular por vez, de modo que a atividade não fique muito longa, ou que os números obtidos sejam muito complexos ou muito simples.
Entregue para os alunos uma folha em branco para que registrem o seu total de pulos, assim quando voltarem para a sala poderão comparar os resultados.
Enquanto o aluno estiver pulando, incentive o grupo a cantar, todos juntos, os números de cada pulo.
Propósito: Observar como as crianças registram os números fora da sequência numérica de 1 em 1.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientação: Projete ou imprima esse slide. Divida a sala em trios. você conhece seus alunos, portanto, avalie se para eles será melhor que você construa a estrutura da tabela com eles, ou que eles construam sozinhos nos trios.
Entregue uma folha em branco para cada trio e diga a eles que construam a tabela ou copiem a tabela feita por você no quadro. Lembre-se de dizer às crianças o número de alunos que participaram do campeonato.
Propósito: Observar como os alunos ordenam e comparam os números.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esse é o momento de compartilhar as análises da tabela e as experiências de ordenar números fora da sequência numérica de 1 em 1. No grande grupo, peça que alguns alunos compartilhem suas estratégias para organizar os números na tabela. Qual é o maior número? Sempre que uma criança colocar uma estratégia utilizada, pergunte as demais se alguém fez diferente e compare os diferentes processos de resolução.
Propósito: Compartilhar as estratégias de ordenação dos números for da sequência numérica.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: No grande grupo, discuta sobre o que eles aprenderam no dia de hoje. Faça registros das falas dos alunos, em futuras aulas elas podem servir para retomar o que já foi aprendido.
Propósito: Retomar o conteúdo discutido nas atividades anteriores.
Discuta com a turma:
- Você aprendeu algo de novo com esta atividade?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Projete, leia ou faça uma cópia para a turma. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então identifique e compare os comentários de cada um. Aqui os alunos terão as informações necessárias para realizar a atividade, por isso, é importante que eles tenham acesso a essas informações durante toda a atividade.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o campeonato de cordas para uma situação-problema que envolve a comparação de números.
Materiais complementares para impressão:
Atividade de Raio X
Resolução do Raio X
Atividades complementares
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 8 e 9)
Orientações: Com as informações de quantos pulos, individualmente, cada aluno irá tentar preencher a tabela. Faça a leitura da tabela e explique em que lugar cada informação deve ser colocada. O principal objetivo da atividade é a compreensão da tabela, portanto conduza a discussão para comparação e ordenação dos números. Assim que todos tiverem terminado, discuta as respostas no grande grupo.
Propósito: Auxiliar os alunos a transpor os conhecimentos mobilizados durante o campeonato de cordas para uma situação-problema que envolve a comparação de números.
Discuta com a turma:
- Qual foi a classificação do campeonato de cordas?
- O vencedor do campeonato de cordas feito por vocês teria ganhado de João?