Plano de Aula

Plano de aula: Extrativismo - Pesca

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Fita dupla face ou durex de boa fixação, fitas coloridas (três cores) igual ao número de estudantes, barbante ou giz.

Material complementar:

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPqcJhbq8RG86vxVb3cNuRDKHAMjpDWQNwuXZfCKmbVRcwzTrfWK7FudMw2N/geo2-07und05-acao-propositiva.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FgEh3N4yC767J7Bb3Tgn25vDzrqhuZY6pnRngWFzgpZ7rpT78BzZtendx7zY/geo2-07und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/ods/14/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Pesca no Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/aquicultura-e-pesca/pesca-no-brasil>. Acesso em: 20 mai 2019.

Região Norte lidera extrativismo vegetal e mineral. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/regiao-norte-lidera-extrativismos-vegetal-e-mineral>. Acesso em: 20 mai 2019.

ROSA, Ricardo; LIMA, Flávio. Os peixes brasileiros ameaçados de extinção. In: Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/fauna-brasileira/livro-vermelho/volumeII/Peixes.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.

Converse com os estudantes: Vocês sabem o que é extrativismo? Ouça as respostas e em seguida, caso necessário, explique:

A palavra extrativismo vem de extrair, retirar algo, no caso, retirar da natureza.

Temos vários tipos de extrativismo - o vegetal (quando retiramos vegetais da natureza, como castanhas, madeira, látex) e mineral (minerais como petróleo, minério, calcário, etc). A pesca é um tipo de extrativismo. O extrativismo animal, quando retiramos os animais da natureza e os utilizamos como recurso.

Vocês sabem como é realizada a pesca?

Estimule os estudantes a relatarem o que sabem sobre a atividade pesqueira.

Como adequar à sua realidade: Conforme a região em que vocês estiverem os relatos serão mais ou menos abrangentes, procure explorá-los o máximo que puder.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA