GEO2_07UND05 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Extrativismo - Pesca
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Fita dupla face ou durex de boa fixação, fitas coloridas (três cores) igual ao número de estudantes, barbante ou giz.
Material complementar:
Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DPqcJhbq8RG86vxVb3cNuRDKHAMjpDWQNwuXZfCKmbVRcwzTrfWK7FudMw2N/geo2-07und05-acao-propositiva.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FgEh3N4yC767J7Bb3Tgn25vDzrqhuZY6pnRngWFzgpZ7rpT78BzZtendx7zY/geo2-07und05-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/ods/14/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Pesca no Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/assuntos/aquicultura-e-pesca/pesca-no-brasil>. Acesso em: 20 mai 2019.
Região Norte lidera extrativismo vegetal e mineral. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2012/04/regiao-norte-lidera-extrativismos-vegetal-e-mineral>. Acesso em: 20 mai 2019.
ROSA, Ricardo; LIMA, Flávio. Os peixes brasileiros ameaçados de extinção. In: Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/biodiversidade/fauna-brasileira/livro-vermelho/volumeII/Peixes.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema aos alunos, escreva no quadro ou fale para a turma.
Converse com os estudantes: Vocês sabem o que é extrativismo? Ouça as respostas e em seguida, caso necessário, explique:
A palavra extrativismo vem de extrair, retirar algo, no caso, retirar da natureza.
Temos vários tipos de extrativismo - o vegetal (quando retiramos vegetais da natureza, como castanhas, madeira, látex) e mineral (minerais como petróleo, minério, calcário, etc). A pesca é um tipo de extrativismo. O extrativismo animal, quando retiramos os animais da natureza e os utilizamos como recurso.
Vocês sabem como é realizada a pesca?
Estimule os estudantes a relatarem o que sabem sobre a atividade pesqueira.
Como adequar à sua realidade: Conforme a região em que vocês estiverem os relatos serão mais ou menos abrangentes, procure explorá-los o máximo que puder.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA