Plano de Aula
Plano de aula: Partilha de Invenções
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inventos e Inventores
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Para esta atividade será necessário que o grupo já tenha reunido e organizado todas as informações sobre a invenção investigada em um mapa visual. Também é necessário que já tenha conversado sobre como irão realizar a partilha no grande grupo, isto é, já tenham escolhido qual será a dinâmica da apresentação que farão. Para maiores detalhes sobre o mapa visual, acesse o planoDescobrindo invenções desta sequência.
Materiais:
Para esta proposta serão necessários os mapas visuais expostos na sala, um quadro branco ou papel grande fixado na parede e marcador para registro da lista de possíveis invenções.
Espaços:
A proposta pressupõe a partilha dos mapas visuais de cada invenção, criados pelo grupo, ou informações coletadas e organizadas entre os pequenos grupos. Dessa forma, a sala é o local mais apropriado. Lembre-se de garantir que os pequenos grupos terão espaço para apresentar suas produções e que todos poderão visualizá-las.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Como os pequenos grupos se organizaram para realizarem a partilha das descobertas? Distribuíram atribuições? Relacionaram-se de forma respeitosa e colaborativa?
As crianças apresentaram suas descobertas estabelecendo relações com experiências e vivências? Identificaram as mudanças geradas pelas invenções investigadas?
Quais relações, comparações ou observações as crianças fazem sobre as diferenças das invenções com o passar do tempo? Como interagiram entre si durante a atividade? Como acolheram e contrapuseram ideias?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se para a adequação dos recursos utilizados para que todos possam aproveitá-los.
O que fazer durante?
1
Reúna-se com as crianças em uma grande roda. Como cada grupo, ao produzir o mapa da invenção, fez descobertas muito interessantes, diga que a proposta de hoje é que cada um partilhe as informações da invenção para os colegas. Peça para utilizarem o mapa como apoio para narrar o percurso histórico da invenção. Conte que, para isso, vocês seguirão os combinados que já fizeram para este momento.
2
Convide o primeiro grupo a se apresentar, lembrando às crianças que todos devem participar auxiliando os colegas e fazendo as perguntas que acharem necessárias. Durante a apresentação dos grupos, observe o comportamento das crianças, incentivando a escuta e a participação colaborativa. Ofereça suporte e apoio aos gruposnos momentos de perguntas, estimulando o envolvimento de todas as crianças. Observe se nesse jogo dialógico, ao serem instigados pelos colegas, o pequeno grupo revela dificuldade em falar de alguma informação perguntada por essa informação não ter sido levantada na pesquisa. Anote-a e sinalize para as crianças que poderão pesquisar em outro momento. Atente para fixar essa ação no mapa.
3
Ainda durante a partilha das informações, busque incentivar as crianças a refletirem sobre o processo inventivo. Peça para que relatem as descobertas sobre a história do inventor e como foi o processo até conseguir concluir a investigação histórica da invenção. A partir das falas das crianças, destaque os desafios superados, as etapas do processo inventivo e aspectos relacionados, como questões que a invenção busca resolver, como o inventor teve a ideia, os protótipos feitos, o planejamento realizado, os estudos, o esforço etc.
4
Após a partilha das informações e apreciações dos mapas visuais de todos os grupos, lance um desafio ao grande grupo: se vocês fossem inventores, o que inventariam? Acolha as ideias das crianças e convide-as a fazerem uma lista de invenções. Diga que irá anotar em uma lista as invenções que elas falarem. Sugira que pensem em invenções que possam melhorar o mundo em que vivemos. Acompanhe as conversas das crianças e medie suas reflexões por meio de questionamentos como: o que vocês acham que precisa mudar em nosso mundo? Que invenção poderia ser criada para melhorar essa situação? Acolha as falas do grupo, inclusive invenções inusitadas recorrentes do imaginário infantil. Registre o nome das invenções e suas respectivas funções no quadro ou no papel fixado na parede.
Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Acho que podia inventar um tênis patins mais rápido do universo. Aí a gente ia chegar logo em todos os lugares. Será que ía ter que fazer uma pilha bem forte para esse patins?
Para finalizar:
Ao perceber que o grupo esgotou as ideias, faça a leitura da lista de invenções e sugira que em outro momento a retomem para outras atividades. Em seguida, convide o grupo para a próxima atividade do dia.