Plano de Aula

Plano de aula: Polígono: é ou não é?

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Figuras bidimensionais: elementos e relações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.

Autora: Olenêva Sanches Sousa

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF5MA17: Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

  • Retomar as características dos polígonos;
  • Distinguir polígonos de não polígonos;
  • Discutir sobre as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
  • Reconhecer as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
  • Pontuar características dos polígonos;
  • Apropriar-se das características dos polígonos para esboçá-los e distingui-los dos não polígonos.

Conceito-chave

Polígono: reconhecimento.

Recursos necessários:

  • Quadro e pincel;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Internet;
  • Atividades impressas (uma cópia por estudante);
  • Cronômetro;
  • Lápis e borracha.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

    • Retomar as características dos polígonos;
    • Distinguir polígonos de não polígonos;
    • Discutir sobre as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
    • Reconhecer as características dos polígonos, distinguindo-os dos não polígonos;
    • Pontuar características dos polígonos;
    • Apropriar-se das características dos polígonos para esboçá-los e distingui-los dos não polígonos.