Plano de Aula

Plano de aula: Imitar bichos com os bebês

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincar com bichos

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Pesquise previamente imagensreais que representem os bichos citados na canção Ciranda dos Bichos, do Grupo Palavra Cantada; que são: jacaré, cascavel, caranguejo, peixe-boi, tuiuiú, todos encontrados na fauna brasileira. Imprima as fotos em tamanho A3 e plastifique-as, usando plástico adesivo, ou encape-as com saquinhos de plástico fechados com fita adesiva, para que fiquem mais resistente e seguras para a exploração dos bebês. Cole fita adesiva, com o lado colante virado para cima, para que os bebês possam colar/descolar no painel da salarepetidas vezes posteriormente.Prepare um tecido escuro que possa colaborar para escurecer as janelas do ambiente, para a brincadeira de imitar com sombras. Separe uma lanterna ou um projetor que auxilie a projetar luz na parede e formar sombras.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Som e imagem de pássaros com bebês (link)

Brincar com bichos de brinquedo (link)

Imitar bichos com os bebês (link)

Explorar os bichos do jardim (link)

Conhecer bichos de estimação (link)

Materiais:

Você precisará de: papel cartão, imagens dos bichos: jacaré, cascavel, caranguejo, peixe-boi e tuiuiú (impressas em papel A3 e encapadas com plástico resistente), plástico adesivo. Aparelho de som, dispositivo móvel, painel de MDF ou papelão encapado com superfície lisa para o colar/descolar da fita adesiva. Lanterna, tecidos ou cortinas escuras.

Espaços:

Em ambiente interno, organize próximo ao painel da sala tapetes ou colchonetes, nos quais os bebês possam ser acomodados. Ao seu redor, organize de forma atraente as imagens dos bichos que fará parte da brincadeira. Prepare o aparelho de som com dispositivo móvel e a canção Ciranda dos Bichos do grupo “Palavra Cantada”. Disponha o ambiente de modo que os bebês possam brincar em segurança, com espaço para circularem livremente. Escureça o ambiente com tecidos nas janelas, para que o efeito das sombras seja mais aparente e atrativo aos bebês.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês reagem ao ver e explorar as imagens dos bichos?

2. Os bebês imitam gestos e movimentos de outros bebês e adultos? Como interagem com as sombras produzidas pelos seus movimentos, dos bebês e adultos participantes?

3. Os bebês exploram os sons (música) produzidos pelo ambiente com o próprio corpo? Que descobertas eles fazem?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todos possam visualizar e tocar as imagens apresentadas, assim como vivenciar a exploração dos sons.Organize para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de participar. Nesse contexto cuide para que os bebês muito pequenos e que não se sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos com o grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que se sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham ou andam, com ou sem autonomia.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Próximo ao painel, em roda, ou da maneira que os bebês fiquem confortáveis e visualizem o processo, apresente ao grupo todo as imagens dos bichos jacaré, cascavel, caranguejo, peixe-boi e tuiuiú. Convide as crianças para colar/descolar as imagens no painel e, com entusiasmo, fale para a turma características das espécies selecionadas: onde vivem, o que comem, suas cores, tamanho e em qual região do país mais se encontram.Os bebês, nesse momento, querem tocar as fotos, levá-las à boca, tentam amassá-las, engatinham sobre as imagens e as colam na superfícies do painel, como também no chão. Participe ativamente da brincadeira, colando e descolando as fotos, para que os bebês percebam os movimentos e possam imitá-los. Nos momentos em que os maiores estão explorando as imagens autonomamente, pegue os menores no colo e proporcione a eles a experiência, como se estivessem eles mesmos se aproximando, para que possam fazer também suas pesquisas exploratórias. Movimente seu corpo, fale com eles, mostre e indique os materiais. Registre com vídeos as reações dos bebês, suas descobertas e sensações.


2

Ligue o som com a música Ciranda dos Bichos, destaque as imagens, conforme os animais forem citados na canção, para que os bebês possam relacionar a ação ao nome, à foto e ao som. Enquanto alguns colam/descolam as imagens, chame a atenção do grupo para gestos e movimentos que a coreografia da música propõe. Se houver espelhos na sala, utilize esse recurso para que o jogo imitativo se torne ainda mais instigante. As crianças exploram livremente, investigam a capacidade do próprio corpo e tentam imitar os gestos dos adultos e de outros colegas. Pause a música em cada bicho citado e, com entusiasmo, faça por diversas vezes os gestos referentes ao animal em destaque. Esteja próximo, acompanhe de perto e interaja comexpressões faciais, sorrisos, falas positivas, gestos (como palmas) e faça coreografia própria da canção selecionada. Provoque os bebês a sentir todas as emoções que a canção desperta!

Possíveis ações dos bebês nesse momento: Ao som da música e movimento rítmico dos adultos, os bebês batem palmas, tentam se levantar ou, mesmo sentados, movimentam o tronco conforme suas possibilidades. Os que ainda ficam deitados movimentam as pernas e os braços com rapidez. Balbuciam e gritam manifestando suas emoções e descobertas ao som da música. Tentam imitar gestos e expressões dos adultos e outros bebês participantes.


3

Comunique aos bebês que para este momento o ambiente se transformará com uma nova projeção de luz. Assegure que a lanterna ou o projetor esteja ligado antes de apagar as luzes do ambiente. Ao som da música, apague as luzes da sala e provoque os bebês para brincar com suas próprias sombras, com as dos outros bebês e com as dos adultos participantes. Convide-os para imitar seus gestos, reproduzindo os movimentos dos bichos propostos pela canção. Veja um exemplo de como fazer sombra de animais aqui: https://youtu.be/Gx7nw5QC0zQ. Os bebês estão curiosos. Mexem as mãos e percebem que seus movimentos causam transformações no ambiente com pouca luz, por meio das sombras. Ao mesmo tempo, percebem que as mãos do professor se transformam em jacaré, peixe, cobra, ave. Aos poucos, verificam a relação de causa e efeito que suas ações, dos outros bebês e adultos participantes provocam no ambiente.

Participe com falas motivadoras, incentivando-os e desafiando-os. Registre com imagens fotográficas as expressões de cada bebê e suas reações diante de cada nova ação realizada por ele.


Para finalizar:

Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos vocês irão começar a acender a luz e compartilhe com eles a próxima proposta. Peça ajuda para que, dentro de suas possibilidades, cada qual possa colocar as imagens em seus devidos lugares. Cante uma canção que costuma determinar o momento de arrumação com sua turma, por exemplo, a do grupo Palavra Cantada, Para arrumar a bagunceira. Apoie e encoraje as iniciativas dos pequenos nesse momento.

Conteúdos relacionados