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Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho com interferência
Contextos prévios:
Para esta proposta as crianças precisam estar familiarizadas com o processo de desenho livre com diferentes suportes e riscantes. Encontre e prepare antecipadamente obras de artistas que retratam a natureza e seus elementos, podem ser artistas da sua comunidade, que você conheça ou outros. Como sugestão recomendamos o artista Tuco Amalfi ou Miguel Penha. Aproprie-se das características das obras antes de apresentá-las para as crianças. Peça ajuda de um outro professor que esteja disponível para que seja possível o desenvolvimento da proposta em pequenos grupos.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Jogo de memória com desenhos autorais
Materiais:
Fotos de obras de artistas que representam a natureza e seus elementos. Sugestão: Os artistas brasileiros Tuco Amalfi e Miguel Penha (você pode escolher as imagens que considerar mais interessantes para as suas crianças) em tamanhos e materiais adequados para a visualização e a exploração dos pequenos. Materiais para cantos de atividades, como faz de conta (bonecas, carrinhos, utensílios de cozinha, mamadeiras, dentre outros), leitura e jogos. Folha sulfite A3 (ou outra que tiver disponível na sua escola, como o A4, se o A3 for inviável) lápis grafite e riscantes coloridos (como giz de cera e lápis de cor). Elementos da natureza diversos encontrados no espaço da escola e escolhidos pelas crianças e fita adesiva ou cola para fixá-los na folha. Material para observação e registro: câmera, caneta, papel. Material para fixar as obras e deixá-las visíveis para apreciação das crianças e das famílias: fita adesiva, mural ou espaço de disponível para fixação. Caneta permanente e tira de papel para fixar o nome da obra escolhido pelas famílias.
Espaços:
A atividade se iniciará com todo o grupo em roda de conversa na própria sala. Depois, para a realização da proposta em pequenos grupos, as crianças se deslocarão para um espaço externo para observar os elementos da natureza presentes no ambiente e escolher aqueles que irão compor as obras delas. Em seguida, elas irão para outro espaço disponível na escola, desde que esse ambiente esteja previamente preparado para que seja propício para realizar a atividade com desenho, enquanto o restante do grupo permanece na sala brincando nos cantos de atividades na companhia de outro professor.
Tempo sugerido:
Aproximadamente um hora.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Que características as crianças apontam nas obras que revelam sua percepção sobre os elementos e fenômenos da natureza retratados?
2.De que maneira elas escolhem os elementos para compor a sua obra e que características apontam neles que podem colaborar para fazer o seu desenho? Como descrevem essas características?
3. Como elas demonstram familiaridade com o material apresentado e habilidade para manuseá-lo, junto com os elementos escolhidos, enquanto fazem sua produção?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive todas a participar da proposta, respeitando o interesse de cada uma. Apoie as necessidades e diversas formas de comunicação e descobertas dos elementos da natureza no espaço externo. Garanta que o ambiente para o desenho esteja adequado, de acordo com o tamanho e as necessidade das crianças. Os pequenos podem fazer o desenho apoiados em uma mesa ou no chão, de acordo com os interesses deles.
1
Convide o grande grupo para se sentar em roda e conversar sobre a atividade da qual irá participar. Conte às crianças que elas irão, juntas, apreciar imagens de obras de arte com elementos da natureza. Em seguida, informe que elas vão fazer uma visita ao espaço externo, escolhendo elementos da natureza para desenhar. Diga que, para isso, a turma será dividida em dois grupos.
2
Coloque algumas imagens do artista previamente preparadas no centro da roda e permita que as crianças se aproximem delas, as toquem, as manipulem, as mostrem aos colegas, conversando sobre as imagens, sobre os elementos usados pelo artista para compô-las, incentivando também que observem que elementos da natureza estão retratados nelas, quais fenômenos podem estar sendo reproduzidos nas imagens (como sol, chuva, frio, vento etc) e como elas percebem isso. Aproveite as primeiras impressões das crianças nas conversas entre elas para intervir, fazendo perguntas que possam levantar hipóteses sobre essas questões e instigando-as a aprofundar o olhar para as obras. Aproveite também para fazer registros das observações e dos comentários da turma.
Possíveis falas da criança neste momento: Nesta imagem está sol, porque o céu está azul. Nesta vai chover, porque o céu está cinza. Aqui parece que as folhas estão balançando, então deve ser por causa do vento.
3
Após observar as imagens, conte que a atividade será realizada em pequenos grupos. Sendo assim, peça às crianças que vão ficar na sala que escolham alguns cantos de atividades (como faz de conta, jogos, leitura) para brincar, sob a observação participativa de outro professor, enquanto você leva um grupo para realizar a atividade em outro espaço. Sugira que os pequenos escolham seus próprios pares na hora de fazer a divisão dos grupos.
4
Convide o pequeno grupo para ir até o espaço externo observar os elementos da natureza e escolher qual ou quais representará serão representados nas obras. Deixe que as crianças circulem pelo espaço, apreciando e sentindo os diferentes elementos e fique por perto, conversando com elas sobre os fenômenos presentes no dia, sobre o que encontraram que pertence à natureza, buscando saber quais são as ideias delas para os desenhos. Algumas crianças vão querer se reunir em duplas ou em pequenos grupos para conversar enquanto apreciam o local, contando sobre suas descobertas e experiências, enquanto outras vão preferir senti-lo. Atente-se a todas as formas de comunicação que as crianças podem escolher para se expressar. Aproveite para fazer registros desse momento, seja por meio de fotos, vídeos ou relatos escritos.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos observar esse espaço? Que elementos da natureza encontramos aqui? Quais são parecidos com as obras que vimos na sala? Como está o dia hoje? Como podemos representar isso no desenho?
5
Convide as crianças para selecionar elementos para compor os desenhos. Pode ser uma folha de árvore, um graveto, um pouco de terra, de grama, pedras. O importante é que elas demonstrem interesse em escolher tais materiais. Com os elementos em mãos, convide-as para ir até o local previamente preparado para a produção.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos escolher algum elemento para compor o nosso desenho? O que vocês querem levar para colar na folha e desenhar?
Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Uma criança seleciona alguns pedaços de grama e diz: Essa vai ser a grama no meu desenho. Outra criança pega umas folhas da árvore que estão caídas no chão, junto com alguns gravetos.
6
Auxilie as crianças, se necessário, a fixar os elementos na folha, seja com fita adesiva ou com cola. Disponibilize o grafite e deixe que desenhem, livremente inspiradas em suas próprias observações, garantindo espaço para a livre expressão e a criatividade. Disponibilize também, após as crianças terem concluído o traço do desenho, riscantes como lápis de cor, giz de cera, para aquelas que quiserem colorir a produção depois de a ter traçado com o grafite. Observe atentamente as produções, conversando sobre elas, o que pensam em fazer, como fazer, auxiliando a todos, se necessário e oferecendo mais materiais caso precisem. Faça registros fotográficos e/ou escritos desse momento. Pode ser que algumas crianças prefiram ficar brincando na sala em vez de fazer a atividade. Convide-as constantemente, instruindo os colegas a contar sobre suas experiências, incentivando-as a se interessarpelos desenhos, respeitando sempre a opinião e desejo delas. Respeite o tempo de produção de cada criança. Deixe-as livres para criar, seja na mesa ou no chão, levando em conta que, se a atividade for realizada com o papel A3, esse é maior do que o convencional.
Para finalizar:
Conforme as crianças fazem os desenhos, fixe-os no mural previamente reservado para isso, em um local visível tanto para as crianças como para as famílias que circulam por ali. Quando todos os grupos já tiverem se alternado entre os cantos e a atividade, organize os materiais com a ajuda das crianças. Convide-as para apreciar suas próprias produções e a dos colegas. Peça que contem, se quiserem, sobre o que desenharam, o motivo da escolha dos elementos da natureza, suas impressões a respeito da atividade e o que mais sentirem vontade de compartilhar, seja por meio da linguagem oral ou usando gestos e expressões para se expressar.
Esta atividade pode ser realizada outras vezes com as crianças. Permita a elas que escolham novos elementos da natureza para as produções, além de outros materiais e espaços.
Coloque todas as produções em um local visível para as crianças e para as famílias. Sugira às crianças que elaborem um convite para que os familiares criem e escrevam o nome das obras. Elabore o convite com elas e o deixe visível ao lado da exposição. Fixe algumas tiras de papel junto com as produções das crianças e deixe canetas permanentes disponíveis, para que os responsáveis possam apreciar os desenhos e escrever o nome da obra da criança junto com ela.
Apresente a proposta
Nesta sequência de atividades, as crianças terão a oportunidade de experimentar diversas formas de desenho. Grave um vídeo conversando com elas e suas famílias sobre as diversas formas como podemos realizar desenhos. No vídeo, você poderá mostrar tanto alguns desenhos seus, feitos com riscantes diferentes, quanto apresentar algumas obras da artista Eliane de Camargo, disponíveis aqui, convidando todos a apreciá-las com você. O vídeo e os áudios explicativos sobre as demais atividades poderão ser enviados por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação que a rede está utilizando.
Adaptações necessárias
Para o plano “Desenho com lápis grafite”, será necessário oferecer à criança algumas folhas em branco e riscantes como grafite e carvão, de modo que ela possa perceber as semelhanças entre os riscantes disponibilizados e os utilizados nas obras apresentadas. Caso a família não tenha como disponibilizar o carvão, poderá substituí-lo por giz de cera preto. No plano “Desenho e natureza”, na falta de um ambiente natural externo, a família poderá convidar a criança a observar o ambiente pela janela de casa, para representá-lo por meio de um desenho, e pesquisar os elementos da natureza presentes em casa, como frutas, legumes e folhagens que possam compor a obra. No plano “O desenho e o corpo”, a família deverá apresentar imagens da artista Heater Hansen (disponível aqui), que deverão ser enviadas por você, via WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, para inspirar as crianças. A família poderá oferecer qualquer tipo de fita ou cordão para a representação dos movimentos apresentados nas obras, além de folhas de diversos tamanhos para que as crianças os representem com lápis grafite ou caneta hidrográfica preta. Se não for possível variar os tamanhos, folhas comuns também poderão ser utilizadas. Para a realização do plano “Jogo da memória com desenhos autorais”, poderão utilizar para os desenhos folhas de papel mais durinhas, que podem ser até reutilizadas de embalagens de produtos. No plano “Desenhando com arame”, é importante que a família apresente as imagens da artista Gavin Worth (disponível aqui), que você enviará para inspirar as crianças. No plano, sugere-se arames para a representação das obras de arte. Porém, na falta deles em casa, a família poderá oferecer amarradores de sacola de pão ou papel alumínio.
Sugira às famílias
1) Desenho com lápis grafite - Oriente aos familiares que convidem a criança a fazer um desenho utilizando o lápis grafite, como faz em suas obras a artista apresentada no vídeo. Para que a criança se sinta ainda mais entusiasmada a desenhar, incentive os familiares a fazer uma produção junto com ela, eles como os artistas e a criança indicando o que é possível desenhar e criar na folha. Mostre que é importante que, no momento da produção das crianças, os familiares fiquem por perto dela, incentivando-a e conversando sobre suas produções.
2) Desenho e natureza - Depois da observação do ambiente, sugira aos familiares que convidem a criança a representar em um desenho o que observou. Oriente aos familiares que auxiliem a criança, se necessário, a fixar os elementos naturais escolhidos para compor o desenho na folha, seja com fita adesiva ou cola. Sugira que disponibilizem o grafite e deixem que a criança desenhe livremente, inspirada em suas próprias observações, garantindo espaço para a livre expressão e a criatividade. Oriente também que, se a criança desejar colorir a produção depois de tê-la traçado com o grafite, ofereçam riscantes como lápis de cor e giz de cera.
3) O desenho e o corpo - Após as crianças já terem dançado com as fitas ou cordões para representar os movimentos que a artista faz em suas obras, oriente que os familiares as convidem a representar os movimentos por meio de desenhos. Enquanto desenham, sugira aos familiares que conversem com a criança sobre o que irá representar, o porquê dos materiais escolhidos e quais ideias ela teve.
4) Jogo da memória com desenhos autorais - Antes de partir para o desenho, oriente às famílias que oportunizem um momento de brincadeira com algum jogo da memória que tenham disponível, ou poderá ser um jogo virtual também. Oriente que brinquem juntos e retomem as regras do jogo. Depois, sugira aos familiares que incentivem a criança a fazer o próprio jogo da memória. No momento do desenho, oriente que fiquem por perto da criança, conversando sobre o que vai desenhar, o porquê da escolha dos materiais e as ideias que teve, oferecendo novos materiais, se necessário, auxiliando-as e lembrando-as que os dois desenhos precisam ficar parecidos.
5) Desenhando com arame - Oriente à família que converse com a criança sobre as obras da artista Gavin Worth, feitas com arame, chamando a atenção para os detalhes de cada obra. Depois, oriente que disponibilizem os arames, amarradores ou papel alumínio para a criança explorar e conhecer o material. Após a exploração, sugira às famílias que incentivem a criança a produzir sua própria obra de arte utilizando esses materiais. Mostre a importância de apoiar e valorizar as iniciativas da criança.
Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que guardem todos os desenhos realizados e que escolham um deles para a criança levar para a escola no retorno às atividades. Na escola, planeje um momento para que elas possam socializar suas produções artísticas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adamari Rodolfo Depetris
Mentora: Vládia Maria Eulalio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base:
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva, etc).
Abordagem didática: Traçar, riscar e observar seu resultado são as primeiras experiências gráficas das crianças. Por volta dos dois anos, elas percebem que os movimentos, aliados aos materiais, geram marcas gráficas e passam a tentar utilizar o desenho como forma de expressão do que sentem e pensam. Cabe ao professor observar as necessidades das crianças, os conhecimentos que possuem e os desafios (e intervenções) que devem ser propostos antes, durante ou depois do desenho de próprio punho. Nesse processo, apreciar e conversar sobre a produção de cada um são estratégias significativas que ajudam todos avançar.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
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