Plano de Aula

Plano de aula: Desenho e natureza

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desenho com interferência

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta as crianças precisam estar familiarizadas com o processo de desenho livre com diferentes suportes e riscantes. Encontre e prepare antecipadamente obras de artistas que retratam a natureza e seus elementos, podem ser artistas da sua comunidade, que você conheça ou outros. Como sugestão recomendamos o artista Tuco Amalfi ou Miguel Penha. Aproprie-se das características das obras antes de apresentá-las para as crianças. Peça ajuda de um outro professor que esteja disponível para que seja possível o desenvolvimento da proposta em pequenos grupos.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Desenho com lápis grafite

Desenho e natureza

O desenho e o corpo

Jogo de memória com desenhos autorais

Desenhando com arame

Materiais:

Fotos de obras de artistas que representam a natureza e seus elementos. Sugestão: Os artistas brasileiros Tuco Amalfi e Miguel Penha (você pode escolher as imagens que considerar mais interessantes para as suas crianças) em tamanhos e materiais adequados para a visualização e a exploração dos pequenos. Materiais para cantos de atividades, como faz de conta (bonecas, carrinhos, utensílios de cozinha, mamadeiras, dentre outros), leitura e jogos. Folha sulfite A3 (ou outra que tiver disponível na sua escola, como o A4, se o A3 for inviável) lápis grafite e riscantes coloridos (como giz de cera e lápis de cor). Elementos da natureza diversos encontrados no espaço da escola e escolhidos pelas crianças e fita adesiva ou cola para fixá-los na folha. Material para observação e registro: câmera, caneta, papel. Material para fixar as obras e deixá-las visíveis para apreciação das crianças e das famílias: fita adesiva, mural ou espaço de disponível para fixação. Caneta permanente e tira de papel para fixar o nome da obra escolhido pelas famílias.

Espaços:

A atividade se iniciará com todo o grupo em roda de conversa na própria sala. Depois, para a realização da proposta em pequenos grupos, as crianças se deslocarão para um espaço externo para observar os elementos da natureza presentes no ambiente e escolher aqueles que irão compor as obras delas. Em seguida, elas irão para outro espaço disponível na escola, desde que esse ambiente esteja previamente preparado para que seja propício para realizar a atividade com desenho, enquanto o restante do grupo permanece na sala brincando nos cantos de atividades na companhia de outro professor.

Tempo sugerido:

Aproximadamente um hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Que características as crianças apontam nas obras que revelam sua percepção sobre os elementos e fenômenos da natureza retratados?

2.De que maneira elas escolhem os elementos para compor a sua obra e que características apontam neles que podem colaborar para fazer o seu desenho? Como descrevem essas características?

3. Como elas demonstram familiaridade com o material apresentado e habilidade para manuseá-lo, junto com os elementos escolhidos, enquanto fazem sua produção?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Incentive todas a participar da proposta, respeitando o interesse de cada uma. Apoie as necessidades e diversas formas de comunicação e descobertas dos elementos da natureza no espaço externo. Garanta que o ambiente para o desenho esteja adequado, de acordo com o tamanho e as necessidade das crianças. Os pequenos podem fazer o desenho apoiados em uma mesa ou no chão, de acordo com os interesses deles.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Convide o grande grupo para se sentar em roda e conversar sobre a atividade da qual irá participar. Conte às crianças que elas irão, juntas, apreciar imagens de obras de arte com elementos da natureza. Em seguida, informe que elas vão fazer uma visita ao espaço externo, escolhendo elementos da natureza para desenhar. Diga que, para isso, a turma será dividida em dois grupos.


2

Coloque algumas imagens do artista previamente preparadas no centro da roda e permita que as crianças se aproximem delas, as toquem, as manipulem, as mostrem aos colegas, conversando sobre as imagens, sobre os elementos usados pelo artista para compô-las, incentivando também que observem que elementos da natureza estão retratados nelas, quais fenômenos podem estar sendo reproduzidos nas imagens (como sol, chuva, frio, vento etc) e como elas percebem isso. Aproveite as primeiras impressões das crianças nas conversas entre elas para intervir, fazendo perguntas que possam levantar hipóteses sobre essas questões e instigando-as a aprofundar o olhar para as obras. Aproveite também para fazer registros das observações e dos comentários da turma.

Possíveis falas da criança neste momento: Nesta imagem está sol, porque o céu está azul. Nesta vai chover, porque o céu está cinza. Aqui parece que as folhas estão balançando, então deve ser por causa do vento.


3

Após observar as imagens, conte que a atividade será realizada em pequenos grupos. Sendo assim, peça às crianças que vão ficar na sala que escolham alguns cantos de atividades (como faz de conta, jogos, leitura) para brincar, sob a observação participativa de outro professor, enquanto você leva um grupo para realizar a atividade em outro espaço. Sugira que os pequenos escolham seus próprios pares na hora de fazer a divisão dos grupos.


4

Convide o pequeno grupo para ir até o espaço externo observar os elementos da natureza e escolher qual ou quais representará serão representados nas obras. Deixe que as crianças circulem pelo espaço, apreciando e sentindo os diferentes elementos e fique por perto, conversando com elas sobre os fenômenos presentes no dia, sobre o que encontraram que pertence à natureza, buscando saber quais são as ideias delas para os desenhos. Algumas crianças vão querer se reunir em duplas ou em pequenos grupos para conversar enquanto apreciam o local, contando sobre suas descobertas e experiências, enquanto outras vão preferir senti-lo. Atente-se a todas as formas de comunicação que as crianças podem escolher para se expressar. Aproveite para fazer registros desse momento, seja por meio de fotos, vídeos ou relatos escritos.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos observar esse espaço? Que elementos da natureza encontramos aqui? Quais são parecidos com as obras que vimos na sala? Como está o dia hoje? Como podemos representar isso no desenho?


5

Convide as crianças para selecionar elementos para compor os desenhos. Pode ser uma folha de árvore, um graveto, um pouco de terra, de grama, pedras. O importante é que elas demonstrem interesse em escolher tais materiais. Com os elementos em mãos, convide-as para ir até o local previamente preparado para a produção.

Possíveis falas do professor neste momento: Vamos escolher algum elemento para compor o nosso desenho? O que vocês querem levar para colar na folha e desenhar?

Possíveis falas e ações das crianças neste momento: Uma criança seleciona alguns pedaços de grama e diz: Essa vai ser a grama no meu desenho. Outra criança pega umas folhas da árvore que estão caídas no chão, junto com alguns gravetos.


6

Auxilie as crianças, se necessário, a fixar os elementos na folha, seja com fita adesiva ou com cola. Disponibilize o grafite e deixe que desenhem, livremente inspiradas em suas próprias observações, garantindo espaço para a livre expressão e a criatividade. Disponibilize também, após as crianças terem concluído o traço do desenho, riscantes como lápis de cor, giz de cera, para aquelas que quiserem colorir a produção depois de a ter traçado com o grafite. Observe atentamente as produções, conversando sobre elas, o que pensam em fazer, como fazer, auxiliando a todos, se necessário e oferecendo mais materiais caso precisem. Faça registros fotográficos e/ou escritos desse momento. Pode ser que algumas crianças prefiram ficar brincando na sala em vez de fazer a atividade. Convide-as constantemente, instruindo os colegas a contar sobre suas experiências, incentivando-as a se interessarpelos desenhos, respeitando sempre a opinião e desejo delas. Respeite o tempo de produção de cada criança. Deixe-as livres para criar, seja na mesa ou no chão, levando em conta que, se a atividade for realizada com o papel A3, esse é maior do que o convencional.


Para finalizar:

Conforme as crianças fazem os desenhos, fixe-os no mural previamente reservado para isso, em um local visível tanto para as crianças como para as famílias que circulam por ali. Quando todos os grupos já tiverem se alternado entre os cantos e a atividade, organize os materiais com a ajuda das crianças. Convide-as para apreciar suas próprias produções e a dos colegas. Peça que contem, se quiserem, sobre o que desenharam, o motivo da escolha dos elementos da natureza, suas impressões a respeito da atividade e o que mais sentirem vontade de compartilhar, seja por meio da linguagem oral ou usando gestos e expressões para se expressar.

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