Plano de aula: Brincando com água no tanque de Areia

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Brincadeiras com água

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Construa e mantenha uma rotina de visitação ao tanque de areia. Garanta que a atividade não seja feita no primeiro contato da criança com o tanque, pois ela requer transição e adaptação em relação às diferentes texturas que proporcionam a todo o corpo da criança. Solicite previamente à comunidade e às famílias que enviem garrafas plásticas usadas, devidamente higienizadas, para complementar a experiência.

Materiais:

Garrafas plásticas com fundo e tampa recortados, para que formem um túnel sobre a areia, podendo também estarem cortadas ao meio para servirem de baldes ou potes. Pás, colheres, galhos e baldinhos ou bacias com água (garanta que tenha, ao menos, 1 para cada 2 crianças, para que elas não esperem tanto para manipular a água). Para atividades de transição: bacia com água, alguns outros itens que encontrar, como tampinhas de garrafa, pequenos potes etc. Máquina fotográfica para registro, pano ou toalha para limpar as mãos.

Espaços:

Tanque de areia.

Tempo sugerido:

50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças utilizam os diversos objetos na areia? Se atentam para atributos como cor, forma, tamanho e textura? Classificam sua utilização para uma função específica?

2. Como reagem às diferentes texturas da areia em contato com a água?

3. Como exploram o caminho da água percorrendo o tanque de areia?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Garanta que todas as crianças se sintam confortáveis em relação ao contato e exploração com as diferentes texturas que o tanque de areia proporciona. Respeite o interesse, a necessidade e o tempo de cada uma.

O que fazer durante?

1

Com os itens já dispostos dentro do tanque de areia e as bacias com água posicionadas em torno, permita que o grande grupo adentre o espaço. Por ter diversos itens convidativos, as crianças irão rapidamente iniciar suas explorações, escolhendo como desejam fazer, se querem se agrupar ou se querem explorar o espaço e os objetos de forma individual. Enquanto percorrem o espaço, contextualize dizendo que hoje a brincadeira no tanque de areia terá um elemento especial. Convide-as a observarem para fora do tanque para ver se descobrem o que é. Caso nenhuma criança mencione, mostre as bacias com água e diga que sua manipulação é de livre escolha, podendo usá-la nas brincadeiras com a areia.

2

Durante a brincadeira, auxilie as crianças que solicitarem ajuda com o despejar da água sob suas explorações na areia, mas permita que elas joguem a água a maneira delas. Aproveite esses momentos para engajar-se junto às crianças em seus jogos como brincante ativo, escave, misture e use os itens. Dessa forma, você poderá observar de perto, e na vivência com elas fornecer modelos para suas brincadeiras, sempre brincando junto com elas. É possível, por exemplo, fazer castelos, túneis, bolinhas de areia molhada, cobrir os objetos com areia, entre outras ações.

Aproveite esses momentos para fotografar e registrar as descobertas e diversas interações das crianças entre si, com os itens, com a areia e a água. Procure perceber se elas selecionam objetos, se os classificam, como os utilizam e como criam brincadeiras.

Possíveis ações do professor neste momento: Caso nenhuma criança tenha explorado essa ação, pegue uma garrafa plástica. Coloque-a sob a areia e escave, direcionando o percurso da água para que passe dentro da garrafa, como um túnel.

Possíveis falas do professor neste momento: Como será que água chegou até aqui? Por onde ela veio? Que legal esse pote que você escolheu! Como dá para usar? Pode me mostrar?

3

Pela disposição dos itens, há a possibilidade de livre escolha e de transição pelo tanque. Pequenos grupos irão se formar de acordo com os interesses das crianças, assim, conflitos por disputa de objetos e espaço podem surgir. Intervenha de maneira a ouvir as crianças envolvidas na situação. Incentive-as a expressarem seus sentimentos e frustrações, orientando para que juntas possam encontrar resoluções justas para todas. Por exemplo: garanta um tempo para cada uma utilizar o(s) objeto(s) desejados e depois em conjunto, caso considere possível, e assim por diante.

4

Embora brincadeiras com água e tanque de areia sejam muito atrativas, algumas crianças podem desinteressar-se rapidamente, ou até mesmo não tolerar por muito tempo o contato e textura da areia. Se alguma criança, por qualquer motivo, não se mostrar à vontade, respeite-a, mas não deixe de tentar inseri-la oferecendo seu colo, sua mão, acolhendo e permitindo que ela participe observando suas ações e a dos colegas. Para aquelas que necessitem variar a brincadeira, convide-as para saor do tanque e brincar com as bacias de água e outros itens disponíveis, como tampas de garrafas, potes etc. Deixe que explorem outras formas de brincar com a água.

Tenha também disponível um pano, caso a criança queira limpar-se ou enxugar-se.

Para finalizar:

Chegando próximo ao fim da atividade, antecipe as crianças sobre o encerramento, evitando assim uma finalização brusca que possa gerar frustrações e resistência por parte das crianças para saírem do ambiente. Respeite a transição do envolvimento delas com a brincadeira.

Ao final, peça ajuda das crianças para recolher os itens e deixar o tanque de areia livre para as próximas turmas. Com o grande grupo, tenha um momento de higienização para que lavem as mãos e troquem de roupa, caso seja necessário.