Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Folheto e panfleto

Material para trabalhar as habilidades:

EF69LP12 : Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

EF67LP37 : Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

EF67LP23 : Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.

EF69LP17 : Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

EF67LP08 : Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

EF69LP02 : Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

EF69LP04 : Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

EF67LP13 : Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado, explorando recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais, utilizando adequadamente estratégias discursivas de persuasão e/ou convencimento e criando título ou slogan que façam o leitor motivar-se a interagir com o texto produzido e se sinta atraído pelo serviço, ideia ou produto em questão.

EF69LP07 : Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

EF69LP09 : Planejar uma campanha publicitária sobre questões/problemas, temas, causas significativas para a escola e/ou comunidade, a partir de um levantamento de material sobre o tema ou evento, da definição do público-alvo, do texto ou peça a ser produzido – cartaz, banner, folheto, panfleto, anúncio impresso e para internet, spot, propaganda de rádio, TV etc. –, da ferramenta de edição de texto, áudio ou vídeo que será utilizada, do recorte e enfoque a ser dado, das estratégias de persuasão que serão utilizadas etc.

Plano 01 de 15

Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Oliveira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Reconhecer o gênero Panfleto/Folheto Finalidade da aula: Reconhecer o g&ec...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF67LP08

EF69LP04

Plano 02 de 15

Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Oliveira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Panfletos/folhetos informativos: a escolha de palavras e os diferentes sentidos Final...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP02

EF69LP04

Plano 03 de 15

Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leito...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Oliveira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Panfletos/Folhetos e o uso de imagens para convencer o leitor. Finalidade da aula:&nb...

Língua Portuguesa

7º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF69LP02

EF69LP04

Plano 04 de 15

Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Oliveira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Panfletos/folhetos: Os verbos no imperativo Finalidade da aula: Explorar os efei...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP37

EF69LP02

Plano 05 de 15

Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gêne...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Daiane Oliveira Mentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Explorando o verbo imperativo e seu valor persuasivo no gênero panfleto/folheto...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP37

EF69LP02

Plano 06 de 15

Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando co...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Gênero panfleto/folheto e o verbo imperativo: trabalhando com a persuasão Finalidade ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP37

EF69LP02

Plano 07 de 15

Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e ...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Conceição Maria Alves Especialista: Silvia Albert Título da aula: Gênero Folheto/panfleto e as escolhas lexicais: adjetivos e advérbios Finalidade da aula:...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP37

EF69LP17

Plano 08 de 15

Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Gênero Folheto/panfleto: explorando adjetivos e advérbios Finalidade da aula: ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP37

EF69LP17

Plano 09 de 15

A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Conceição Maria AlvesEspecialista: Silvia Albert Título da aula: A linguagem persuasiva no gênero Folheto/panfleto Finalidade da aula: Produzir o texto ...

Língua Portuguesa

Análise linguística/Semiótica

7º ano

alinhado à bncc

EF67LP37

EF69LP17

Plano 10 de 15

As condições de produção do gênero Spot

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: As condições de produção do gênero Spot Finalidade da aula: Analisar a estrutura co...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

EF67LP23

Plano 11 de 15

Gênero Spot: planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Gênero Spot: planejamento Finalidade da aula: Desenvolver estratégias de planejamento para o gênero ora...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

Plano 12 de 15

Gênero Spot: revisar e produzir

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Gênero Spot: revisar e produzir Finalidade da aula: Revisar o planejamento e produzir os spots que tratam de um prob...

Língua Portuguesa

Oralidade

7º ano

alinhado à bncc

EF69LP12

Plano 13 de 15

Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento Finalidade da aula: Planejar, em equipe, a prod...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF69LP09

Plano 14 de 15

Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização Finalidade da aula: Produzir um F...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP13

EF69LP07

Plano 15 de 15

Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Daiane OliveiraMentor: Erica SilvaEspecialista: Silvia Albert Título da aula: Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão Finalidade da aula: Cri...

Língua Portuguesa

7º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF67LP13

EF69LP07