Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Fichas coloridas.
- Atividades impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie explicando sobre a utilização das fichas para a resolução das atividades da aula. Distribua as fichas para os alunos e explique sobre as cores e os valores de cada uma.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram fichas como essas?
- Como vocês acham que elas poderão nos ajudar?
Aquecimento
Orientações: Proponha que os alunos façam a composição do numeral, utilizando as fichas. Peça para que eles verbalizem suas hipóteses. Dessa forma, você poderá verificar os conhecimentos prévios dos alunos e saberá a melhor forma de intervir para que eles avancem. As atividades realizadas no momento do “aquecimento” devem ser feitas coletivamente.
Propósito: Proporcionar o primeiro contato com o material, e o levantamento de hipóteses sobre a sua utilização.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para compor o número?
- Quais fichas utilizaram?
- Como faríamos para compor o número utilizando a menor quantidade possível de fichas?
- É possível agrupar as unidades, dezenas ou centenas?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta. Permita que eles manipulem as fichas caso sintam necessidade. Porém deixe-os desenvolver as estratégias que acharem mais pertinente.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Quais estratégias podemos utilizar?
Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou da mesma forma?
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que elas têm de diferente?
- Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
- De quantas formas é possível realizar esta operação?
- Alguém utilizou as fichas para realizar a operação?
Materiais complementares:
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem. Ao propor a utilização da representação da operação a partir das fichas numeradas, o aluno poderá visualizar as relações entre os números, além da possibilidade de realizar agrupamentos e trocas no momento da adição, facilitando a compreensão do algoritmo da adição quando este for introduzido. Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizariam as fichas para solucionar o problema. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que ela fez para realizar a operação?
- A decomposição dos numerais auxiliou na resolução?
- Como faríamos com as fichas numeradas na realização deste cálculo?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Sistematização Do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo.
Materiais Complementares: