Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Estratégias não convencionais de cálculos
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Estratégias convencionais e não convencionais de cálculos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Fichas coloridas.
- Atividades impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento (slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Inicie explicando sobre a utilização das fichas para a resolução das atividades da aula. Distribua as fichas para os alunos e explique sobre as cores e os valores de cada uma.
Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.
Discuta com a turma:
- Vocês já viram fichas como essas?
- Como vocês acham que elas poderão nos ajudar?
Aquecimento
Orientações: Proponha que os alunos façam a composição do numeral, utilizando as fichas. Peça para que eles verbalizem suas hipóteses. Dessa forma, você poderá verificar os conhecimentos prévios dos alunos e saberá a melhor forma de intervir para que eles avancem. As atividades realizadas no momento do “aquecimento” devem ser feitas coletivamente.
Propósito: Proporcionar o primeiro contato com o material, e o levantamento de hipóteses sobre a sua utilização.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para compor o número?
- Quais fichas utilizaram?
- Como faríamos para compor o número utilizando a menor quantidade possível de fichas?
- É possível agrupar as unidades, dezenas ou centenas?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta. Permita que eles manipulem as fichas caso sintam necessidade. Porém deixe-os desenvolver as estratégias que acharem mais pertinente.
Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Quais estratégias podemos utilizar?
Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.
Materiais Complementares:
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou da mesma forma?
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que elas têm de diferente?
- Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
- De quantas formas é possível realizar esta operação?
- Alguém utilizou as fichas para realizar a operação?
Materiais complementares:
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem. Ao propor a utilização da representação da operação a partir das fichas numeradas, o aluno poderá visualizar as relações entre os números, além da possibilidade de realizar agrupamentos e trocas no momento da adição, facilitando a compreensão do algoritmo da adição quando este for introduzido. Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizariam as fichas para solucionar o problema. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.
Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.
Discuta com a turma:
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que ela fez para realizar a operação?
- A decomposição dos numerais auxiliou na resolução?
- Como faríamos com as fichas numeradas na realização deste cálculo?
- Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Painel De Soluções (slides de 6 a 11)
Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.
Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.
Discuta com a turma:
- Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
- Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Sistematização Do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.
Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.
Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam hoje?
- Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo.
Materiais Complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_04NUM02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Manipulativos: botões, palitos...
Jogo Online: Jogo da adição
Jogo Online: Quebra-cabeça da adição
Jogo Online: Jogo de somar e subtrair
Padlet
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal.
Aquecimento
O foco do plano é a atividade principal, entretanto, a atividade de aquecimento é interessante, pois retoma a composição de números através de fichas coloridas. Essa poderá ser uma das estratégias utilizadas para adicionar números. Você pode enviar a atividade anteriormente por WhatsApp ou similar e pedir que os alunos a devolvam pelo mesmo meio.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição. Para a realização da atividade, os alunos precisam ter acesso à situação problema do slide 5. Se estiver em uma videoconferência, apresente o slide com a situação problema e realize a atividade e discussão por esse mesmo meio. Caso esteja em uma aula assíncrona/síncrona por WhatsApp ou ferramenta semelhante, envie a situação por meio de um texto ou de um áudio para que os alunos a copiem no caderno. Questione os alunos:
- Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
- Qual é a operação que deve ser realizada?
- Quais estratégias podemos utilizar?
Os alunos também podem responder às questões o vivo, através de texto ou áudio. Pergunte de quais formas eles poderiam resolver esse problema. Os alunos podem usar materiais manipulativos como botões, palitos… para resolver problema. Explique que devem anotar todas as formas possíveis de chegar à resolução da situação. Depois, peça que alguns alunos compartilhem as suas estratégias por meio da escrita, desenhos ou áudio. Além de escrever, peça que expliquem como chegaram a essa conclusão. Uma outra forma de compartilhar as soluções é fazer um mural compartilhado através do Padlet para que os alunos escrevam e demonstrem as suas soluções. Este Padlet pode ser compartilhado, inclusive com as famílias.
Painel de soluções
Compartilhe ou fotografe os slides do painel de soluções e compartilhe via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Se os alunos tiverem realizado o Padlet, compartilhe o mural também para que possam compará-los.
Os alunos podem observar as soluções encontradas, escrever, fotografar, enviar áudios respondendo ou comentando-as. Podem também comparar com as que foram encontradas por eles e, assim, complementar o painel. Estimule a discussão através de alguns questionamentos:
- Alguém pensou da mesma forma?
- Vocês haviam pensado nessa solução?
- O que elas têm de diferente?
- Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
- De quantas formas é possível realizar esta operação?
- Alguém utilizou as fichas para realizar a operação?
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma outra informação.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los.
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade poderia ser na parte de elaborar outras estratégias de cálculos e discuti-las com os alunos para que percebam que há várias formas de se chegar a um mesmo resultado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva
Mentor: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).
Objetivos específicos
Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.
Conceito-chave
Estratégias de cálculo.
Recursos necessários
- Lápis.
- Papel.
- Fichas coloridas.
- Atividades impressas.