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Plano de aula - Estratégias não convencionais de cálculos

Plano de aula de matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bruna Albieri Cruz da Silva

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).



Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Fichas coloridas.
  • Atividades impressas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento (slides 3 e 4) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie explicando sobre a utilização das fichas para a resolução das atividades da aula. Distribua as fichas para os alunos e explique sobre as cores e os valores de cada uma.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram fichas como essas?
  • Como vocês acham que elas poderão nos ajudar?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha que os alunos façam a composição do numeral, utilizando as fichas. Peça para que eles verbalizem suas hipóteses. Dessa forma, você poderá verificar os conhecimentos prévios dos alunos e saberá a melhor forma de intervir para que eles avancem. As atividades realizadas no momento do “aquecimento” devem ser feitas coletivamente.

Propósito: Proporcionar o primeiro contato com o material, e o levantamento de hipóteses sobre a sua utilização.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para compor o número?
  • Quais fichas utilizaram?
  • Como faríamos para compor o número utilizando a menor quantidade possível de fichas?
  • É possível agrupar as unidades, dezenas ou centenas?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta. Permita que eles manipulem as fichas caso sintam necessidade. Porém deixe-os desenvolver as estratégias que acharem mais pertinente.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Quais estratégias podemos utilizar?

Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel De Soluções (slides de 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que elas têm de diferente?
  • Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
  • De quantas formas é possível realizar esta operação?
  • Alguém utilizou as fichas para realizar a operação?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Painel De Soluções (slides de 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem. Ao propor a utilização da representação da operação a partir das fichas numeradas, o aluno poderá visualizar as relações entre os números, além da possibilidade de realizar agrupamentos e trocas no momento da adição, facilitando a compreensão do algoritmo da adição quando este for introduzido. Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizariam as fichas para solucionar o problema. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que ela fez para realizar a operação?
  • A decomposição dos numerais auxiliou na resolução?
  • Como faríamos com as fichas numeradas na realização deste cálculo?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?

Painel De Soluções (slides de 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?

Painel De Soluções (slides de 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?

Painel De Soluções (slides de 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?

Painel De Soluções (slides de 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?

Sistematização Do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Albieri Cruz da Silva

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF03MA05) Desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo envolvendo adição, subtração e multiplicação (usando propriedades do sistema de numeração).



Objetivos específicos

Desenvolver estratégias não convencionais para o cálculo da adição.

Conceito-chave

Estratégias de cálculo.

Recursos necessários

  • Lápis.
  • Papel.
  • Fichas coloridas.
  • Atividades impressas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Inicie explicando sobre a utilização das fichas para a resolução das atividades da aula. Distribua as fichas para os alunos e explique sobre as cores e os valores de cada uma.

Propósito: Familiarizar os alunos com o material a ser utilizado durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês já viram fichas como essas?
  • Como vocês acham que elas poderão nos ajudar?

Slide Plano Aula

Orientações: Proponha que os alunos façam a composição do numeral, utilizando as fichas. Peça para que eles verbalizem suas hipóteses. Dessa forma, você poderá verificar os conhecimentos prévios dos alunos e saberá a melhor forma de intervir para que eles avancem. As atividades realizadas no momento do “aquecimento” devem ser feitas coletivamente.

Propósito: Proporcionar o primeiro contato com o material, e o levantamento de hipóteses sobre a sua utilização.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para compor o número?
  • Quais fichas utilizaram?
  • Como faríamos para compor o número utilizando a menor quantidade possível de fichas?
  • É possível agrupar as unidades, dezenas ou centenas?

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Professor, neste momento você deve introduzir a situação-problema e questionar o que os alunos podem fazer para responder a questão proposta. Deixe que eles realizem a leitura individualmente. Em seguida, faça o levantamento das respostas procurando compreender qual a primeira impressão dos alunos em relação à situação posta. Permita que eles manipulem as fichas caso sintam necessidade. Porém deixe-os desenvolver as estratégias que acharem mais pertinente.

Propósito: Fazer com que os alunos levantem hipóteses e desenvolvam estratégias para resolver o problema.

Discuta com a turma:

  • Quais são os dados que o problema revela para encontrarmos a solução?
  • Qual é a operação que deve ser realizada?
  • Quais estratégias podemos utilizar?

Após o levantamento dos dados, deixe que tentem resolver a operação. No primeiro momento, eles devem responder individualmente e, em seguida, permita que socializem suas respostas com um colega. Neste momento, é interessante que caminhe pela sala e observe como os alunos estão utilizando o material, procurando compreender o pensamento do aluno, suas hipóteses, dúvidas e fazendo questionamentos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Convide alguns alunos para que demonstrem no quadro, para o restante da sala, qual estratégia utilizou para realizar a operação. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram em cada solução apresentada.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou da mesma forma?
  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que elas têm de diferente?
  • Alguém utilizou desenhos para registrar o cálculo?
  • De quantas formas é possível realizar esta operação?
  • Alguém utilizou as fichas para realizar a operação?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Caso não tenha aparecido a estratégia de decomposição nas soluções apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar essa estratégia a fim de repertoriar os alunos com novas estratégias e chamar a atenção para a utilização das propriedades do sistema de numeração decimal para a realização de cálculos. Anote o exemplo no quadro para que os alunos observem. Ao propor a utilização da representação da operação a partir das fichas numeradas, o aluno poderá visualizar as relações entre os números, além da possibilidade de realizar agrupamentos e trocas no momento da adição, facilitando a compreensão do algoritmo da adição quando este for introduzido. Convide alguns alunos para que demonstrem para o restante da sala, como utilizariam as fichas para solucionar o problema. Deixe que eles expliquem para os colegas como pensaram.

Após as apresentações dos alunos e as discussões com a turma, retome o que já foi exposto pelos alunos e sistematize a resolução.

Discuta com a turma:

  • Vocês haviam pensado nessa solução?
  • O que ela fez para realizar a operação?
  • A decomposição dos numerais auxiliou na resolução?
  • Como faríamos com as fichas numeradas na realização deste cálculo?
  • Vocês acham que haveria outra forma de compor os números da operação?
Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?

Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Slide Plano Aula

Propósito: Compartilhar as resoluções dos alunos e compreender a estratégia utilizada.

Orientação: Neste momento, relacione as fichas com as propriedades do sistema de numeração decimal, e, caso os alunos não tenham realizado agrupamento e trocas, questione-os para que consigam chegar a essa possibilidade.

Discuta com a turma:

  • Ao realizar a soma 8 + 3, obtive o número 11, porém só possuo 10 fichas do número 1. Como faço para representar esse número agora?
  • Quais fichas posso utilizar para representar o número 11?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Registrar as aprendizagens da aula.

Orientação: Anote no quadro o conceito trabalhado durante a aula para a sistematização do conteúdo. Se desejar, anote a frase num cartaz para deixar exposto em sala de aula. Os alunos também podem anotar no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Resumir as aprendizagens da aula.

Orientação: Encerre a atividade reforçando aos alunos as aprendizagens desenvolvidas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês aprenderam hoje?
  • Vocês já haviam pensado nessa maneira de resolver operações?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando as estratégias discutidas na aula. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de estratégias de cálculo.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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