10521
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - PoligonArte _ Polígonos Regulares

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Retomar o conceito de polígonos regulares e convexo; distinguir polígonos regulares de não regulares; pontuar características de polígonos regulares.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Oleneva Sanches Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_17GEO05

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa

Atividade principal
Professor(a), mesmo que a atividade proponha que sejam formados grupos isso não é necessário, todos os alunos podem trabalhar com polígonos regulares e não regulares. Os estudantes não precisam necessariamente utilizar cartolina para a composição. Podem utilizar uma folha de papel A4 ou até mesmo a folha de seus cadernos. Oriente que criem polígonos a partir dos recortes, como é proposto nas orientações deste plano. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas construções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas soluções em formato de imagens ou vídeos.

Discussão das soluções
Professor(a), peça que os estudantes compartilhem as estratégias de construção de suas artes. Você pode sugerir que os estudantes analisem as artes um dos outros, identificando os polígonos presentes em cada uma delas.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação às características de polígonos regulares. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula. Compartilhe com os estudantes a construção do GeoGebra (https://www.geogebra.org/m/DjpjsJcg) e solicite que eles a explorem. A experimentação com o GeoGebra pode ajudar na observação das características dos polígonos regulares.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado aos alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Solicite que os alunos reproduzam o quadro em seus cadernos e o complete. Os estudantes podem fotografar suas resoluções e as compartilhar no ambiente que estejam utilizando para interação com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre polígonos regulares e não regulares. Uma sugestão de atividade é que os alunos convidem seus familiares a realizarem a atividade proposta no Raio X de forma conjunta pensando em diferentes respostas. Pode-se propor uma “caça” a objetos que possuem as características parecidas com as apresentadas.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_17GEO05

(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas