Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Várias formas de somar
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sequências numéricas e geométricas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Identificar os termos da adição;
- Construir diferentes somas para um mesmo resultado;
- Perceber diferentes maneiras de agrupar e somar parcelas.
Conceito-chave
Utilização das propriedades comutativa e associativa da adição.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Material manipulativo para exemplificar os conceitos trabalhados: 1 caixa pequena ou média e 10 botões ou tampinhas;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os termos da adição;
- Construir diferentes somas para um mesmo resultado;
- Perceber diferentes maneiras de agrupar e somar parcelas.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre a sequência para a turma e peça que descubram qual é o padrão de regularidade envolvido, discutindo com os colegas, a fim de relembrar conhecimentos já adquiridos.
Propósito: Perceber a importância da descoberta do padrão para facilitar os próximos passos em uma atividade que envolve essas regularidades.
Discuta com a turma:
- O que podemos observar a respeito dessa sequência de bolinhas?
- Como você chegou a essa conclusão?
- E se a sequência continuasse, quais seriam as próximas quantidades de bolinhas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Se possível, utilize uma caixa com uma divisória ao meio e 10 botões ou tampinhas. Retome o conceito da dezena, verificando se os alunos relacionam o termo à quantidade dez. Peça que um aluno coloque os botões dentro da caixa, dispondo-os da forma como quiser, sem considerar os lados da caixa. Questione o aluno sobre a forma como distribuiu os botões e, de acordo com a explicação dele, perceba se ele utilizou alguma estratégia de soma com resultado 10.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- O que significa uma dezena?
- Para que serve essa divisória no meio da caixinha?
- Por que você organizou os botões dessa forma dentro da caixa?
- Somando os botões dos dois lados, temos sempre 10. Vimos várias possibilidades de formar o número 10 com a soma dos botões, será que daria para inverter a ordem da soma dos lados em todas essas possibilidades?
- Quantas somas de duas parcelas você conseguiu para cada um destes resultados do quadro?
Leitura Complementar: Para orientar melhor o trabalho com as propriedades comutativa e associativa da adição, leia aqui um texto sugerido.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Se possível, utilize uma caixa com uma divisória ao meio e 10 botões ou tampinhas. Retome o conceito da dezena, verificando se os alunos relacionam o termo à quantidade dez. Peça que um aluno coloque os botões dentro da caixa, dispondo-os da forma como quiser, sem considerar os lados da caixa. Questione o aluno sobre a forma como distribuiu os botões e, de acordo com a explicação dele, perceba se ele utilizou alguma estratégia de soma com resultado 10.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- O que significa uma dezena?
- Para que serve essa divisória no meio da caixinha?
- Por que você organizou os botões dessa forma dentro da caixa?
- Somando os botões dos dois lados, temos sempre 10. Vimos várias possibilidades de formar o número 10 com a soma dos botões, será que daria para inverter a ordem da soma dos lados em todas essas possibilidades?
- Quantas somas de duas parcelas você conseguiu para cada um destes resultados do quadro?
Leitura Complementar: Para orientar melhor o trabalho com as propriedades comutativa e associativa da adição, leia aqui um texto sugerido.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Se possível, utilize uma caixa com uma divisória ao meio e 10 botões ou tampinhas. Retome o conceito da dezena, verificando se os alunos relacionam o termo à quantidade dez. Peça que um aluno coloque os botões dentro da caixa, dispondo-os da forma como quiser, sem considerar os lados da caixa. Questione o aluno sobre a forma como distribuiu os botões e, de acordo com a explicação dele, perceba se ele utilizou alguma estratégia de soma com resultado 10.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- O que significa uma dezena?
- Para que serve essa divisória no meio da caixinha?
- Por que você organizou os botões dessa forma dentro da caixa?
- Somando os botões dos dois lados, temos sempre 10. Vimos várias possibilidades de formar o número 10 com a soma dos botões, será que daria para inverter a ordem da soma dos lados em todas essas possibilidades?
- Quantas somas de duas parcelas você conseguiu para cada um destes resultados do quadro?
Leitura Complementar: Para orientar melhor o trabalho com as propriedades comutativa e associativa da adição, leia aqui um texto sugerido.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Converse com a turma e peça que digam quais operações registraram no caderno, verificando se conseguiram encontrar todas as possibilidades de construir uma dezena somando duas parcelas. Questione os alunos se são somente essas opções possíveis de resolução, para que reflitam sobre seus resultados. É importante valorizar as diversas formas de resolução levantadas pela turma, bem como diferentes estratégias de contagem. Enfatize a comutatividade como uma regularidade da adição, mostrando que, ao trocarmos a quantidade distribuída entre os dois lados da caixa, a quantidade total de botões não se altera.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma soma diferente?
- E se colocássemos todos os botões de um mesmo lado da caixa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Que regularidades conseguimos perceber?
Leitura Complementar: Leia o artigo de autoria de Kátia Stocco Smole, que discorre sobre a contagem nos dedos feita pela criança. Veja aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Converse com a turma e peça que digam quais operações registraram no caderno, verificando se conseguiram encontrar todas as possibilidades de construir uma dezena somando duas parcelas. Questione os alunos se são somente essas opções possíveis de resolução, para que reflitam sobre seus resultados. É importante valorizar as diversas formas de resolução levantadas pela turma, bem como diferentes estratégias de contagem. Enfatize a comutatividade como uma regularidade da adição, mostrando que, ao trocarmos a quantidade distribuída entre os dois lados da caixa, a quantidade total de botões não se altera.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma soma diferente?
- E se colocássemos todos os botões de um mesmo lado da caixa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Que regularidades conseguimos perceber?
Leitura Complementar: Leia o artigo de autoria de Kátia Stocco Smole, que discorre sobre a contagem nos dedos feita pela criança. Veja aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Converse com a turma e peça que digam quais operações registraram no caderno, verificando se conseguiram encontrar todas as possibilidades de construir uma dezena somando duas parcelas. Questione os alunos se são somente essas opções possíveis de resolução, para que reflitam sobre seus resultados. É importante valorizar as diversas formas de resolução levantadas pela turma, bem como diferentes estratégias de contagem. Enfatize a comutatividade como uma regularidade da adição, mostrando que, ao trocarmos a quantidade distribuída entre os dois lados da caixa, a quantidade total de botões não se altera.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma soma diferente?
- E se colocássemos todos os botões de um mesmo lado da caixa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Que regularidades conseguimos perceber?
Leitura Complementar: Leia o artigo de autoria de Kátia Stocco Smole, que discorre sobre a contagem nos dedos feita pela criança. Veja aqui.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 10 e 11)
Orientações: Trabalhe os conceitos apresentados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições. Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- As maneiras que os meninos utilizaram para resolver estão corretas?
- Qual delas você acha mais fácil? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 10 e 11)
Orientações: Trabalhe os conceitos apresentados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições. Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- As maneiras que os meninos utilizaram para resolver estão corretas?
- Qual delas você acha mais fácil? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ler a aprendizagem da aula, relembrando suas aplicações na atividade que foi realizada.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça que representem três formas de cálculo diferentes para a situação proposta.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades nas operações de adição, utilizando as propriedades comutativa e associativa.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_11ALG03
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Materiais manipulativos (botões, palitos, tampinhas…)
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo online: Completando os números
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é a utilização das propriedades comutativa e associativa da adição. Os alunos precisam ter acesso ao enunciado da atividade principal e as ilustrações. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 4 a 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a copiem no caderno, principalmente a tabela do slide 6. Caso não tenha Internet, pode tirar um print dos slides 4 a 6 para que os alunos leiam a situação problema e observem a imagem. Você pode gravar um vídeo mostrando a situação ou gravar um áudio com o enunciado da atividade e enviar via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Nesse momento é importante o material concreto que eles efetuem as operações utilizando-os. Dê um tempo para que os alunos realizem a atividade e oriente que eles podem representar sua resolução em forma de cálculos, desenhos, fotografias ou por escrito. Peça que os alunos compartilhem as suas resoluções com os colegas. O importante é que eles saibam ir além da solução da atividade, eles devem saber explicar as estratégias que foram utilizadas. Se for possível, você pode separar previamente a turma em grupos no Whatsapp para todas as atividades e peça que compartilhem as suas estratégias. No Zoom, isso também é possível. A impressão e entrega da atividade para os alunos deve ser a última opção devido ao momento que estamos vivendo.
Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas através de texto ou áudio. Depois, compartilhe os slides de 7 a 9 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada um deles. Peça novamente para os alunos comentarem esses resultados e compararem com os deles.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma o conceito de utilização da propriedade associativa da adição para resolução de problemas. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem jogar com sua família através de materiais manipulativos e dos jogos indicados.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Identificar os termos da adição;
- Construir diferentes somas para um mesmo resultado;
- Perceber diferentes maneiras de agrupar e somar parcelas.
Conceito-chave
Utilização das propriedades comutativa e associativa da adição.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Material manipulativo para exemplificar os conceitos trabalhados: 1 caixa pequena ou média e 10 botões ou tampinhas;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;