Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Identificar os termos da adição;
- Construir diferentes somas para um mesmo resultado;
- Perceber diferentes maneiras de agrupar e somar parcelas.
Conceito-chave
Utilização das propriedades comutativa e associativa da adição.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Material manipulativo para exemplificar os conceitos trabalhados: 1 caixa pequena ou média e 10 botões ou tampinhas;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Mostre a sequência para a turma e peça que descubram qual é o padrão de regularidade envolvido, discutindo com os colegas, a fim de relembrar conhecimentos já adquiridos.
Propósito: Perceber a importância da descoberta do padrão para facilitar os próximos passos em uma atividade que envolve essas regularidades.
Discuta com a turma:
- O que podemos observar a respeito dessa sequência de bolinhas?
- Como você chegou a essa conclusão?
- E se a sequência continuasse, quais seriam as próximas quantidades de bolinhas?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Se possível, utilize uma caixa com uma divisória ao meio e 10 botões ou tampinhas. Retome o conceito da dezena, verificando se os alunos relacionam o termo à quantidade dez. Peça que um aluno coloque os botões dentro da caixa, dispondo-os da forma como quiser, sem considerar os lados da caixa. Questione o aluno sobre a forma como distribuiu os botões e, de acordo com a explicação dele, perceba se ele utilizou alguma estratégia de soma com resultado 10.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- O que significa uma dezena?
- Para que serve essa divisória no meio da caixinha?
- Por que você organizou os botões dessa forma dentro da caixa?
- Somando os botões dos dois lados, temos sempre 10. Vimos várias possibilidades de formar o número 10 com a soma dos botões, será que daria para inverter a ordem da soma dos lados em todas essas possibilidades?
- Quantas somas de duas parcelas você conseguiu para cada um destes resultados do quadro?
Leitura Complementar: Para orientar melhor o trabalho com as propriedades comutativa e associativa da adição, leia aqui um texto sugerido.
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Se possível, utilize uma caixa com uma divisória ao meio e 10 botões ou tampinhas. Retome o conceito da dezena, verificando se os alunos relacionam o termo à quantidade dez. Peça que um aluno coloque os botões dentro da caixa, dispondo-os da forma como quiser, sem considerar os lados da caixa. Questione o aluno sobre a forma como distribuiu os botões e, de acordo com a explicação dele, perceba se ele utilizou alguma estratégia de soma com resultado 10.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- O que significa uma dezena?
- Para que serve essa divisória no meio da caixinha?
- Por que você organizou os botões dessa forma dentro da caixa?
- Somando os botões dos dois lados, temos sempre 10. Vimos várias possibilidades de formar o número 10 com a soma dos botões, será que daria para inverter a ordem da soma dos lados em todas essas possibilidades?
- Quantas somas de duas parcelas você conseguiu para cada um destes resultados do quadro?
Leitura Complementar: Para orientar melhor o trabalho com as propriedades comutativa e associativa da adição, leia aqui um texto sugerido.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientações: Se possível, utilize uma caixa com uma divisória ao meio e 10 botões ou tampinhas. Retome o conceito da dezena, verificando se os alunos relacionam o termo à quantidade dez. Peça que um aluno coloque os botões dentro da caixa, dispondo-os da forma como quiser, sem considerar os lados da caixa. Questione o aluno sobre a forma como distribuiu os botões e, de acordo com a explicação dele, perceba se ele utilizou alguma estratégia de soma com resultado 10.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- O que significa uma dezena?
- Para que serve essa divisória no meio da caixinha?
- Por que você organizou os botões dessa forma dentro da caixa?
- Somando os botões dos dois lados, temos sempre 10. Vimos várias possibilidades de formar o número 10 com a soma dos botões, será que daria para inverter a ordem da soma dos lados em todas essas possibilidades?
- Quantas somas de duas parcelas você conseguiu para cada um destes resultados do quadro?
Leitura Complementar: Para orientar melhor o trabalho com as propriedades comutativa e associativa da adição, leia aqui um texto sugerido.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Converse com a turma e peça que digam quais operações registraram no caderno, verificando se conseguiram encontrar todas as possibilidades de construir uma dezena somando duas parcelas. Questione os alunos se são somente essas opções possíveis de resolução, para que reflitam sobre seus resultados. É importante valorizar as diversas formas de resolução levantadas pela turma, bem como diferentes estratégias de contagem. Enfatize a comutatividade como uma regularidade da adição, mostrando que, ao trocarmos a quantidade distribuída entre os dois lados da caixa, a quantidade total de botões não se altera.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma soma diferente?
- E se colocássemos todos os botões de um mesmo lado da caixa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Que regularidades conseguimos perceber?
Leitura Complementar: Leia o artigo de autoria de Kátia Stocco Smole, que discorre sobre a contagem nos dedos feita pela criança. Veja aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Converse com a turma e peça que digam quais operações registraram no caderno, verificando se conseguiram encontrar todas as possibilidades de construir uma dezena somando duas parcelas. Questione os alunos se são somente essas opções possíveis de resolução, para que reflitam sobre seus resultados. É importante valorizar as diversas formas de resolução levantadas pela turma, bem como diferentes estratégias de contagem. Enfatize a comutatividade como uma regularidade da adição, mostrando que, ao trocarmos a quantidade distribuída entre os dois lados da caixa, a quantidade total de botões não se altera.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma soma diferente?
- E se colocássemos todos os botões de um mesmo lado da caixa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Que regularidades conseguimos perceber?
Leitura Complementar: Leia o artigo de autoria de Kátia Stocco Smole, que discorre sobre a contagem nos dedos feita pela criança. Veja aqui.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7, 8 e 9)
Orientações: Converse com a turma e peça que digam quais operações registraram no caderno, verificando se conseguiram encontrar todas as possibilidades de construir uma dezena somando duas parcelas. Questione os alunos se são somente essas opções possíveis de resolução, para que reflitam sobre seus resultados. É importante valorizar as diversas formas de resolução levantadas pela turma, bem como diferentes estratégias de contagem. Enfatize a comutatividade como uma regularidade da adição, mostrando que, ao trocarmos a quantidade distribuída entre os dois lados da caixa, a quantidade total de botões não se altera.
Propósito: Demonstrar que há várias formas de distribuir os botões entre as duas partes da caixa, para que somadas tenham o resultado 10.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou uma soma diferente?
- E se colocássemos todos os botões de um mesmo lado da caixa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Que regularidades conseguimos perceber?
Leitura Complementar: Leia o artigo de autoria de Kátia Stocco Smole, que discorre sobre a contagem nos dedos feita pela criança. Veja aqui.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 10 e 11)
Orientações: Trabalhe os conceitos apresentados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições. Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- As maneiras que os meninos utilizaram para resolver estão corretas?
- Qual delas você acha mais fácil? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 10 e 11)
Orientações: Trabalhe os conceitos apresentados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições. Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula, exemplificando situações que evidenciam os padrões de regularidade quando realizamos adições.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- As maneiras que os meninos utilizaram para resolver estão corretas?
- Qual delas você acha mais fácil? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ler a aprendizagem da aula, relembrando suas aplicações na atividade que foi realizada.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça que representem três formas de cálculo diferentes para a situação proposta.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades nas operações de adição, utilizando as propriedades comutativa e associativa.
Materiais complementares: