10414
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Porcentagens de acréscimo e desconto

Plano de aula de Matemática com atividades para 9ºano do Fundamental sobre Porcentagem, desconto, acréscimo.

Plano 01 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Malta de Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos específicos

Calcular mentalmente percentuais de um valor utilizando fatores de aumento e redução.

Conceito-chave

Porcentagem, desconto, acréscimo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Ensinar o cálculo de porcentagens mentalmente, fazendo porcentagens de aumento e redução.

Discuta com a turma:

  • O que significa fatores de aumento? E fatores de redução?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos abaixo. Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas ou trios e explique a eles que todos devem realizar a atividade em seu caderno. Deixe os alunos familiarizar com a atividade por alguns instantes, em seguida peça para eles escreverem as frações e o número decimal, neste momento professor, circule pela sala para verificar como eles escrevem as frações e números decimais correspondentes.

Propósito: Verificar se os alunos sabem o conceito de fração, fazendo a divisão para encontrar o número decimal e também promover a retomada de transformações de porcentagens em frações e decimais.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra porcentagem?
  • A fração indica qual operação?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: No momento da correção, deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver no quadro, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir no quadro, chame inclusive os alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e vejam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.

Propósito: Verificar se os alunos sabem o conceito de fração, fazendo a divisão para encontrar o número decimal e também promover a retomada de transformações de porcentagens em frações e decimais.

Discuta com a turma:

  • Como transformamos mentalmente uma fração em número decimal?
  • Ao transformar a fração em número decimal é possível perceber alguma regra com as casas decimais?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando qualquer estratégia. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram, mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Chame alguns alunos para fazer sua solução no quadro, sem validar nada deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Caso algum aluno termine rapidamente o exercício, incentive-o a desenvolver uma resolução diferente para o mesmo enunciado. Outra opção é pedir que ele crie um outro enunciado que utilize o mesmo conceito com números e contextos diferentes.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias de cálculo direto para acréscimo e desconto.

Discuta com a turma:

  • Se à vista tem um desconto, então o valor final é maior ou menor que R$420,00?
  • Como calculamos a porcentagem de um número mentalmente? 50%? 25%? 10%? 5%? 1%?
  • Podemos fazer um desenho para representar o desconto de 20%?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O valor 420 representa qual porcentagem?
  • Como podemos achar 10% mentalmente? E 20%?
  • Alguém sabe resolver a situação proposta mentalmente?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Podemos encontrar qualquer porcentagem mentalmente?

- Quando recebemos um desconto de 20% iremos pagar qual porcentagem do produto?

- Como faço para já calcular o desconto diretamente?

- E se fossemos calcular o aumento de 20% como faríamos?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Como posso representar um desconto na forma de desenho?

- Como vou retirar 20% de um desenho?

- Posso dividir 100% em 10 partes iguais?

- Quando faço a divisão em 10 partes eu encontro qual porcentagem?

- E se o desconto fosse de 15% como seria a representação? E 30%? E 70%?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Como podemos calcular 20% de um número?

- Como transformamos a porcentagem em fração e número decimal?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 10).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Quando calculamos um desconto a resposta final é maior ou menor que o valor total (100%)?

- Então podemos iniciar tirando os 20% de 100%?

- Qual seria o cálculo se o preço da bicicleta aumentasse 10%?

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Traga mais esse questionamento para verificar se os alunos são capazes de estender a regra para o aumento de porcentagem, dê oportunidade para vários alunos falar, chame alguns alunos para fazer no quadro, pergunte se alguém tem uma sugestão de resolução diferente.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Quanto ficará o preço da bicicleta de 420 com um acréscimo de 40%?

Discussões das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou faça essa sistematização no quadro. É importante resumir as ideias examinadas até o momento antes de prosseguir com mais atividades.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 15 e 16).

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade retomando com os estudantes o cálculo direto da porcentagem de acréscimo e desconto.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 15 e 16).

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade retomando com os estudantes o cálculo direto da porcentagem de acréscimo e desconto.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de acréscimo e desconto.

Discuta com a turma:

- Qual a regra para o cálculo direto do acréscimo e do desconto?

- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para turma.

Propósito: Ensinar o cálculo de porcentagens mentalmente, fazendo porcentagens de aumento e redução.

Discuta com a turma:

  • O que significa fatores de aumento? E fatores de redução?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Malta de Sousa

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA05) Resolução de problemas envolvendo cálculo de percentuais sucessivos : juros simples e compostos com e sem uso da tecnologia.

Objetivos específicos

Calcular mentalmente percentuais de um valor utilizando fatores de aumento e redução.

Conceito-chave

Porcentagem, desconto, acréscimo.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos abaixo. Quanto a organização da sala, agrupe os alunos em duplas ou trios e explique a eles que todos devem realizar a atividade em seu caderno. Deixe os alunos familiarizar com a atividade por alguns instantes, em seguida peça para eles escreverem as frações e o número decimal, neste momento professor, circule pela sala para verificar como eles escrevem as frações e números decimais correspondentes.

Propósito: Verificar se os alunos sabem o conceito de fração, fazendo a divisão para encontrar o número decimal e também promover a retomada de transformações de porcentagens em frações e decimais.

Discuta com a turma:

  • O que significa a palavra porcentagem?
  • A fração indica qual operação?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução da retomada

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 6 minutos.

Orientações: No momento da correção, deixe os alunos resolverem, convide um deles para resolver no quadro, verifique se alguém resolveu diferente e convide também para ir no quadro, chame inclusive os alunos que resolveram só uma parte ou que resolveram errado. Deixe que os alunos percebam e validem as respostas dos colegas e vejam qual resolução é mais vantajosa. Se os alunos não resolverem o problema, leve-os a identificar a dificuldade.

Propósito: Verificar se os alunos sabem o conceito de fração, fazendo a divisão para encontrar o número decimal e também promover a retomada de transformações de porcentagens em frações e decimais.

Discuta com a turma:

  • Como transformamos mentalmente uma fração em número decimal?
  • Ao transformar a fração em número decimal é possível perceber alguma regra com as casas decimais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando qualquer estratégia. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram, mediando as discussões para garantir o entendimento e a participação de todos. Chame alguns alunos para fazer sua solução no quadro, sem validar nada deixe que eles confrontem suas opiniões fazendo com que eles flexibilizem o olhar aceitando pontos de vistas diferentes. Caso algum aluno termine rapidamente o exercício, incentive-o a desenvolver uma resolução diferente para o mesmo enunciado. Outra opção é pedir que ele crie um outro enunciado que utilize o mesmo conceito com números e contextos diferentes.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias de cálculo direto para acréscimo e desconto.

Discuta com a turma:

  • Se à vista tem um desconto, então o valor final é maior ou menor que R$420,00?
  • Como calculamos a porcentagem de um número mentalmente? 50%? 25%? 10%? 5%? 1%?
  • Podemos fazer um desenho para representar o desconto de 20%?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

  • O valor 420 representa qual porcentagem?
  • Como podemos achar 10% mentalmente? E 20%?
  • Alguém sabe resolver a situação proposta mentalmente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Podemos encontrar qualquer porcentagem mentalmente?

- Quando recebemos um desconto de 20% iremos pagar qual porcentagem do produto?

- Como faço para já calcular o desconto diretamente?

- E se fossemos calcular o aumento de 20% como faríamos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Como posso representar um desconto na forma de desenho?

- Como vou retirar 20% de um desenho?

- Posso dividir 100% em 10 partes iguais?

- Quando faço a divisão em 10 partes eu encontro qual porcentagem?

- E se o desconto fosse de 15% como seria a representação? E 30%? E 70%?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 12).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Como podemos calcular 20% de um número?

- Como transformamos a porcentagem em fração e número decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides de 6 a 10).

Orientações: Inicie fazendo os questionamentos, convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento de outros colegas. Caso todos respondam corretamente e utilizem métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Quando calculamos um desconto a resposta final é maior ou menor que o valor total (100%)?

- Então podemos iniciar tirando os 20% de 100%?

- Qual seria o cálculo se o preço da bicicleta aumentasse 10%?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Traga mais esse questionamento para verificar se os alunos são capazes de estender a regra para o aumento de porcentagem, dê oportunidade para vários alunos falar, chame alguns alunos para fazer no quadro, pergunte se alguém tem uma sugestão de resolução diferente.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Discuta com a turma:

- Quanto ficará o preço da bicicleta de 420 com um acréscimo de 40%?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos.

Orientações: Mostre o slide ou faça essa sistematização no quadro. É importante resumir as ideias examinadas até o momento antes de prosseguir com mais atividades.

Propósito: Explorar diversas formas de resolução para uma mesma situação problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 15 e 16).

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade retomando com os estudantes o cálculo direto da porcentagem de acréscimo e desconto.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Essas perguntas e outras ideias relacionadas a mentalidades matemáticas de crescimento você pode encontrar no livro Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 15 e 16).

Orientações: Apresente o slide ou escreva no quadro encerrando a atividade retomando com os estudantes o cálculo direto da porcentagem de acréscimo e desconto.

Propósito: Sistematizar as aprendizagens.

Discuta com a turma:

Neste momento da aula você pode utilizar perguntas reflexivas, como por exemplo:

  • Como você abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem-sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
  • Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
  • Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
  • Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
  • Descreva detalhadamente como outro aluno da turma abordou o problema. Em que aspecto tal abordagem se assemelha ou difere da maneira como você abordou o problema?
  • Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? O que você acha que cada palavra significa? Apresente um exemplo/uma imagem de cada palavra.
  • O que se manteve como você pensava? O que mudou?
  • O que aconteceria se você mudasse algum aspecto?
  • Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta aula? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dúvida?
  • Você conseguiria fazer uma representação visual para responder o problema?

Outra opção é deixar algumas dessas questões como tarefa de casa, podem trazer benefícios tanto quanto exercícios que exigem cálculos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão respondendo. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários, dúvidas ou dificuldade de cada um.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito do cálculo de acréscimo e desconto.

Discuta com a turma:

- Qual a regra para o cálculo direto do acréscimo e do desconto?

- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano