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Plano de aula - Divisão Equitativa

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolver problemas de divisão (repartir em partes iguais).

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fátima Aparecida Marques Montesano,

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

Objetivos específicos

Resolver  problemas  de divisão (repartir em partes iguais).

Conceito-chave.

Problema de divisão.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Data show (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Sugerimos que você professor, leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione os alunos se eles têm ideia do que a aula vai tratar.

  • Pelo título da aula, como ela será?
  • Alguém acha que poderá ter dificuldades para realizar a atividade?
  • O que podemos fazer para ajudá-los na realização da atividade?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seu amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- Repartir, distribuir, dividir...

Orientação:Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações que repartimos, ou seja situações que dividimos diferentes coisas com amigos ou com nossos irmãos, por exemplo. Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos. Os estudos de Moreira, M.A. e Masini, E.A.F. (1982). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes revelam que a aprendizagem significativa acontece a partir do momento que a criança percebe que os novos conhecimentos complementam os seus conhecimentos trazido da sua vida além da escola.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?

Professor, você deve explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- Repartir, distribuir, dividir...

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações que repartimos, ou seja situações que dividimos diferentes coisas com amigos ou com nossos irmãos, por exemplo. Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
  • Será que a professora pode iniciar distribuindo uma bolacha de cada vez?

Aguarde o retorno dos alunos, deixe que eles expressem suas hipóteses de solução a questão.

Caso não cheguem a resposta desejada explique que “sabemos que ela tem 24 bolachas para serem distribuídas entre 12 crianças”. Explore este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Dê continuidade com a roda de conversa com seus alunos, mas agora discutindo a situação-problema sobre as bolachas. Você pode perguntar aos alunos como eles distribuiriam as bolachas entre as crianças.

  • Sobrará bolachas?
  • Quantas bolachas cada criança receberá?
  • O que fazer com a sobra?

Nesta atividade favoreça o cálculo mental discutindo o seguinte: temos 24 bolachas para 12 crianças, se dermos uma bolacha para cada criança, teremos uma sobra de 12 bolachas das 24.

  • Com essa quantidade podemos distribuir mais uma bolacha para cada criança?
  • Teremos sobras?
  • Quantas bolachas sobrarão?

Os alunos também podem raciocinar de outra maneira. 12 + 12 = 24 o que significa que temos 2 vezes o 12 e com isso será possível darmos 2 bolachas para cada criança.

Essa é uma atividade coletiva, a qual todos os alunos devem ter oportunidade de expressar sua opinião sobre como se deve repartir as bolachas.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?

Professor, você de explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Dê continuidade com a roda de conversa com seus alunos, mas agora discutindo a situações- problema das sobras de 12 bolachas. Nesta atividade favoreça o cálculo mental discutindo o seguinte: tínhamos 24 bolachas e distribuímos uma para cada crianças, 24-12=12. Agora nos restaram 12 bolachas.

  • Com essa quantidade podemos distribuir mais uma bolacha para cada criança?
  • Teremos sobras? Quantas bolachas sobrarão?

Alguns alunos podem sugerir distribuir de uma em uma, outros podem raciocinar de outra maneira, se temos 12 crianças e 12 bolachas, isso significa que temos 1 vezes o 12, o que é possível dar 1 bolachas para cada criança, e não teremos sobras.

Essa é uma atividade coletiva, a qual todos os alunos devem ter oportunidade de expressar sua opinião sobre como se deve repartir as bolachas.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?

Caso não cheguem a resposta desejada explique que “sabemos que ela tem 24 bolachas para serem distribuídas entre 12 crianças”. Explore este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 7 a 9)

Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:

  • O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
  • Quantas caixas ele tem?
  • Qual a utilidade das caixas?
  • Quantas maçãs são ao todo?
  • Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
  • O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
  • Explica melhor isso para mim?

Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:

  • O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais para saber mais:

Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais, clique aqui.

Para aprofundar o conceito e saber mais sobre “O que é Afinal Aprendizagem Significativa” de Marco Antonio Moreira , clique aqui.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 7 a 9)

Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:

  • O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
  • Quantas caixas ele tem?
  • Qual a utilidade das caixas?
  • Quantas maçãs são ao todo?
  • Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
  • O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
  • Explica melhor isso para mim?

Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:

  • O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 7 a 9)

Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:

  • O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
  • Quantas caixas ele tem?
  • Qual a utilidade das caixas?
  • Quantas maçãs são ao todo?
  • Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
  • O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
  • Explica melhor isso para mim?

Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:

  • O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 9 maçãs colocou uma em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar a distribuir uma maçã em cada caixa, e fica com 3. Visualmente é fácil do aluno concluir que pode colocar mais uma maçã em cada caixa e finaliza com todas as maçãs devidamente guardadas entre três caixa. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs em cada caixa.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 9 maçãs colocou uma em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar a distribuir uma maçã em cada caixa, e fica com 3. Visualmente é fácil do aluno concluir que pode colocar mais uma maçã em cada caixa e finaliza com todas as maçãs devidamente guardadas entre três caixa. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs em cada caixa.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade.

Mas, para a próximo item ele vai se deparar com uma situação em que a quantidade é maior, o estimule a continuar usando a subtração sucessivas com números maiores.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 15 maçãs colocou três em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar distribuindo, agora tenta duas maçã em cada caixa, e finaliza a tarefa. Visualmente fica fácil do aluno concluir que pode colocar mais de uma maçã em cada caixa, por isso ele faz a opção por colocar duas e finaliza colocando todas as maçãs nas três caixas. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule- os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por esquema ou desenho pode ajudar muito na resolução desse tipo de problema, a visualização da distribuição das maçãs, neste caso de três em três e já as colocam dentro das caixas, o desenho facilita muito a compreensão dos procedimentos, por meio da visualização. Este procedimento é a primeira forma de comunicação do aluno, por isso é importante ser valorizado. Incentive os alunos com mais dificuldades a utilizarem essa estratégia de solução. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade. Observe que primeiro o aluno tira 3 de 15 para a primeira distribuição nas caixas, sobram 6 mentalmente ele reconhece que 6 não tem como ele colocar 3 maçãs agora nas caixas, então, ele faz a opção por colocar 2 em cada caixa e finaliza distribuindo todas as maçãs. Mas, para a próximo item ele vai se deparar com uma situação em que a quantidade é maior, o estimule a continuar usando a subtração sucessivas com números maiores.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 15 maçãs colocou três em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar distribuindo, agora tenta duas maçã em cada caixa, e finaliza a tarefa. Visualmente fica fácil do aluno concluir que pode colocar mais de uma maçã em cada caixa, por isso ele faz a opção por colocar duas e finaliza colocando todas as maçãs nas três caixas. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por esquema ou desenho pode ajudar muito na resolução desse tipo de problema, a visualização da distribuição das maçãs, neste caso de três em três e já as colocam dentro das caixas, o desenho facilita muito a compreensão dos procedimentos, por meio da visualização. Este procedimento é a primeira forma de comunicação do aluno, por isso é importante ser valorizado. Incentive os alunos com mais dificuldades a utilizarem essa estratégia de solução. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Painel de soluções (slides de 10 a 18) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade. Observe que primeiro o aluno tira 10 de 30, sobram 20; ele tira 10 de 20, sobram 10 e ele tira 10 de 10, não sobra mais nada para e finaliza distribuindo todas as maçãs.

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Há muitas maneiras de resolver uma situação-problemas, por exemplo, hoje vimos: tabelas, subtrações sucessivas e desenhos. Mas, logo aprenderemos a operação da divisão que é uma solução prática, econômica e mais ágil.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo, desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, subtrações sucessivas de parcelas iguais etc.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão equitativa.

Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de dividir em parte iguais. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas de parcelas iguais ou até pelo algoritmo da divisão. Solicite que leiam atentamente o desafio colocado na situação-problema, atender os desejos dos netos do seu Paulino

Discuta com a turma:

  • Quantos sorvetes são podem ser entregue para cada neto, como podemos encontrar o resultado?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Você conseguiu atender o desejo dos netos do Seu Paulino? Conte para mim como você fez?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão equitativa.

Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de dividir em parte iguais. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas de parcelas iguais ou até pelo algoritmo da divisão. Solicite que leiam atentamente o desafio colocado na situação-problema, atender os desejos dos netos do seu Paulino

Discuta com a turma:

  • Quantos sorvetes são podem ser entregue para cada neto, como podemos encontrar o resultado?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Você conseguiu atender o desejo dos netos do Seu Paulino? Conte para mim como você fez?

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Orientação: Sugerimos que você professor, leia com os alunos o objetivo da aula, antes de iniciar o Aquecimento da Aula. Discuta com a turma: Questione os alunos se eles têm ideia do que a aula vai tratar.

  • Pelo título da aula, como ela será?
  • Alguém acha que poderá ter dificuldades para realizar a atividade?
  • O que podemos fazer para ajudá-los na realização da atividade?
  • Vocês gostam de trocar ideias com seu amigos?
  • O trabalho em equipe pode ajudá-los a resolver as atividades durante as aulas?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fátima Aparecida Marques Montesano

Mentor: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

Objetivos específicos

Resolver  problemas  de divisão (repartir em partes iguais).

Conceito-chave.

Problema de divisão.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Quadro ou flip chart  para socialização dos registro;
  • Data show (opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- Repartir, distribuir, dividir...

Orientação:Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações que repartimos, ou seja situações que dividimos diferentes coisas com amigos ou com nossos irmãos, por exemplo. Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos. Os estudos de Moreira, M.A. e Masini, E.A.F. (1982). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes revelam que a aprendizagem significativa acontece a partir do momento que a criança percebe que os novos conhecimentos complementam os seus conhecimentos trazido da sua vida além da escola.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?

Professor, você deve explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Materiais Complementares:

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno- Repartir, distribuir, dividir...

Orientação: Realize uma roda de conversa com seus alunos sobre diferentes situações que repartimos, ou seja situações que dividimos diferentes coisas com amigos ou com nossos irmãos, por exemplo. Professor, antes de iniciarmos uma atividade com um novo conceito deve se fazer um levantamento do conhecimento prévio desses alunos, e a partir daí elaboramos as atividades para ampliar seus conhecimentos.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?
  • Será que a professora pode iniciar distribuindo uma bolacha de cada vez?

Aguarde o retorno dos alunos, deixe que eles expressem suas hipóteses de solução a questão.

Caso não cheguem a resposta desejada explique que “sabemos que ela tem 24 bolachas para serem distribuídas entre 12 crianças”. Explore este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.(Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Dê continuidade com a roda de conversa com seus alunos, mas agora discutindo a situação-problema sobre as bolachas. Você pode perguntar aos alunos como eles distribuiriam as bolachas entre as crianças.

  • Sobrará bolachas?
  • Quantas bolachas cada criança receberá?
  • O que fazer com a sobra?

Nesta atividade favoreça o cálculo mental discutindo o seguinte: temos 24 bolachas para 12 crianças, se dermos uma bolacha para cada criança, teremos uma sobra de 12 bolachas das 24.

  • Com essa quantidade podemos distribuir mais uma bolacha para cada criança?
  • Teremos sobras?
  • Quantas bolachas sobrarão?

Os alunos também podem raciocinar de outra maneira. 12 + 12 = 24 o que significa que temos 2 vezes o 12 e com isso será possível darmos 2 bolachas para cada criança.

Essa é uma atividade coletiva, a qual todos os alunos devem ter oportunidade de expressar sua opinião sobre como se deve repartir as bolachas.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?

Professor, você de explorar este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 6)

Propósito: Contextualizar o conceito de divisão com situações significativas do cotidiano do aluno.

Orientação: Dê continuidade com a roda de conversa com seus alunos, mas agora discutindo a situações- problema das sobras de 12 bolachas. Nesta atividade favoreça o cálculo mental discutindo o seguinte: tínhamos 24 bolachas e distribuímos uma para cada crianças, 24-12=12. Agora nos restaram 12 bolachas.

  • Com essa quantidade podemos distribuir mais uma bolacha para cada criança?
  • Teremos sobras? Quantas bolachas sobrarão?

Alguns alunos podem sugerir distribuir de uma em uma, outros podem raciocinar de outra maneira, se temos 12 crianças e 12 bolachas, isso significa que temos 1 vezes o 12, o que é possível dar 1 bolachas para cada criança, e não teremos sobras.

Essa é uma atividade coletiva, a qual todos os alunos devem ter oportunidade de expressar sua opinião sobre como se deve repartir as bolachas.

Discuta com a turma:

  • Vocês repartem alguma coisa com alguém em casa?
  • O quê? Como vocês repartem?
  • Na escola vocês costumam repartir alguma coisa? O que?
  • Vocês gostam de dividir as coisas com outras pessoas?

Caso não cheguem a resposta desejada explique que “sabemos que ela tem 24 bolachas para serem distribuídas entre 12 crianças”. Explore este momento de atividade coletiva, para contextualizar as ideias de divisão equitativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.(Slides de 7 a 9)

Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:

  • O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
  • Quantas caixas ele tem?
  • Qual a utilidade das caixas?
  • Quantas maçãs são ao todo?
  • Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
  • O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
  • Explica melhor isso para mim?

Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:

  • O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Materiais para saber mais:

Para aprofundar o conceito e saber mais como trabalhar com situações-problema de multiplicação e divisão nos Anos Iniciais, clique aqui.

Para aprofundar o conceito e saber mais sobre “O que é Afinal Aprendizagem Significativa” de Marco Antonio Moreira , clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 7 a 9)

Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:

  • O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
  • Quantas caixas ele tem?
  • Qual a utilidade das caixas?
  • Quantas maçãs são ao todo?
  • Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
  • O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
  • Explica melhor isso para mim?

Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:

  • O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides de 7 a 9)

Propósito: Levar os alunos a compreensão da ideia da divisão equitativa, por meio de resoluções pessoais.

Orientação: Oriente os alunos a lerem o enunciado e pensarem: Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Motive os a buscarem suas próprias estratégias de resolução. Um momento sozinho é importante para focar suas ideias. Você pode realizar algumas perguntas para guiar esse pensamento, por exemplo:

  • O que o Seu Maurício precisa fazer? Você entendeu?
  • Quantas caixas ele tem?
  • Qual a utilidade das caixas?
  • Quantas maçãs são ao todo?
  • Nas três situações a quantidade são iguais de maçãs?
  • O que você pode fazer para descobrir em cada situação quantas maçãs serão colocadas em cada caixa?
  • Explica melhor isso para mim?

Estimule seus alunos a refletirem por alguns momentos sozinhos, eles são capazes de criarem estratégias incríveis para resolverem as situações-problemas. Depois, os coloque em duplas para discutir suas propostas de solução. Estimule-os a pensarem sobre outras possibilidades para solucionar a situação-problema. Durante a socialização, você pode combinar com os alunos que eles podem fazer perguntas para os amigos, do tipo:

  • O que vocês acharam da minha ideia de resolução, vocês a usariam para resolverem um problema? Expliquem o que vocês entenderam do meu registro.

Discuta com a turma: Após a conclusão da atividade você poderá investigar entre os alunos o que ajudou para que encontrassem a resposta correta. Por exemplo: Fazer um desenho, contar os objetos, trocar ideias com os amigos etc. Questione se as duplas encontraram algum tipo de dificuldade na realização da atividade. Permita que eles reflitam sobre o quanto foi bom ter conversado com o amigo sobre como resolver a atividade em parceria.

  • Estar em dupla facilitou para encontrar a resposta correta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 9 maçãs colocou uma em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar a distribuir uma maçã em cada caixa, e fica com 3. Visualmente é fácil do aluno concluir que pode colocar mais uma maçã em cada caixa e finaliza com todas as maçãs devidamente guardadas entre três caixa. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs em cada caixa.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 9 maçãs colocou uma em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar a distribuir uma maçã em cada caixa, e fica com 3. Visualmente é fácil do aluno concluir que pode colocar mais uma maçã em cada caixa e finaliza com todas as maçãs devidamente guardadas entre três caixa. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs em cada caixa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade.

Mas, para a próximo item ele vai se deparar com uma situação em que a quantidade é maior, o estimule a continuar usando a subtração sucessivas com números maiores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 15 maçãs colocou três em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar distribuindo, agora tenta duas maçã em cada caixa, e finaliza a tarefa. Visualmente fica fácil do aluno concluir que pode colocar mais de uma maçã em cada caixa, por isso ele faz a opção por colocar duas e finaliza colocando todas as maçãs nas três caixas. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule- os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por esquema ou desenho pode ajudar muito na resolução desse tipo de problema, a visualização da distribuição das maçãs, neste caso de três em três e já as colocam dentro das caixas, o desenho facilita muito a compreensão dos procedimentos, por meio da visualização. Este procedimento é a primeira forma de comunicação do aluno, por isso é importante ser valorizado. Incentive os alunos com mais dificuldades a utilizarem essa estratégia de solução. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade. Observe que primeiro o aluno tira 3 de 15 para a primeira distribuição nas caixas, sobram 6 mentalmente ele reconhece que 6 não tem como ele colocar 3 maçãs agora nas caixas, então, ele faz a opção por colocar 2 em cada caixa e finaliza distribuindo todas as maçãs. Mas, para a próximo item ele vai se deparar com uma situação em que a quantidade é maior, o estimule a continuar usando a subtração sucessivas com números maiores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por distribuição é uma boa estratégia, aqui observamos que o aluno, por meio de uma tabela registra seu pensamento matemático. Ele tinha 15 maçãs colocou três em cada caixa ficou com 6, ele entende que tem quantidade suficiente para continuar distribuindo, agora tenta duas maçã em cada caixa, e finaliza a tarefa. Visualmente fica fácil do aluno concluir que pode colocar mais de uma maçã em cada caixa, por isso ele faz a opção por colocar duas e finaliza colocando todas as maçãs nas três caixas. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por esquema ou desenho pode ajudar muito na resolução desse tipo de problema, a visualização da distribuição das maçãs, neste caso de três em três e já as colocam dentro das caixas, o desenho facilita muito a compreensão dos procedimentos, por meio da visualização. Este procedimento é a primeira forma de comunicação do aluno, por isso é importante ser valorizado. Incentive os alunos com mais dificuldades a utilizarem essa estratégia de solução. Mas, para a próximo item eles precisam ampliar essa quantidade utilizadas na distribuição, pois a quantidade é maior, estimule os a distribuírem em cada caixa uma quantidade maior de maçãs.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Propósito: Socializar os diferentes registros de resolução da situação-problema com ideia de divisão equitativa.

Orientação: Solicite que os alunos socializem seus registros de resolução encontrados no quadro e justifiquem seus procedimentos explicando para a turma.

Determine um tempo para que os alunos individualmente busquem suas soluções para a situação-problema proposta. Após esse momento de refletir consigo mesmo uma possível solução à atividade, organize duplas para discutir suas hipóteses para alcançarem o resultado. Enquanto as duplas trabalharem, circule pela sala analisando e intervindo quando perceber que alguma dupla não está conseguindo encontrar uma solução ou não conseguirem chegar ao fim de algum cálculo pensado. Selecione algumas duplas para socializarem seus registros de estratégias no quadro, no flip chart ou numa folha de papel Kraft. Organize um painel de solução das duplas, este procedimento de socializar os diferentes caminhos percorrido pelas duplas proporciona que cada aluno se apropriar de novas estratégias de solução para uma mesma situação-problema. Professor, você pode escolher um registro que não tenha sido concluído ou não esteja totalmente correto, pois a partir da discussão da turma, os alunos terão que pensar mais para encontrarem os possíveis erros cometidos e encontraram um jeito para alcançar a solução. Este painel de solução pode ser afixado na sala de aula servindo de apoio para novas discussões de outras situações-problema.

Discuta com a turma: A resolução por subtração sucessiva é uma estratégia mais avançada, aqui observamos que o aluno já apresenta um cálculo matemático para resolver a situação-problema proposta, provavelmente deve estar familiarizado com esse tipo de cálculo, e confia que ele irá ajudá-lo com praticidade e rapidez a encontrar a solução da atividade. Observe que primeiro o aluno tira 10 de 30, sobram 20; ele tira 10 de 20, sobram 10 e ele tira 10 de 10, não sobra mais nada para e finaliza distribuindo todas as maçãs.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Propósito: Reforçar e formalizar as aprendizagens da aula.

Orientação: Retome com a turma o aprendizado do dia. Qual a melhor forma de resolver essa situação-problema? Há muitas maneiras de resolver uma situação-problemas, por exemplo, hoje vimos: tabelas, subtrações sucessivas e desenhos. Mas, logo aprenderemos a operação da divisão que é uma solução prática, econômica e mais ágil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Sintetizar a aprendizagem da aula.

Orientação: Retomar com a turma o que foi aprendido nesta aula.

Discuta com a turma:

  • O tema foi fácil?
  • Ficou alguma dúvida?
  • Vocês conseguiram perceber que há várias maneiras de resolver uma situação-problema, como por exemplo, desenho, esquemas, tabelas de dupla entrada, subtrações sucessivas de parcelas iguais etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão equitativa.

Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de dividir em parte iguais. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas de parcelas iguais ou até pelo algoritmo da divisão. Solicite que leiam atentamente o desafio colocado na situação-problema, atender os desejos dos netos do seu Paulino

Discuta com a turma:

  • Quantos sorvetes são podem ser entregue para cada neto, como podemos encontrar o resultado?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Você conseguiu atender o desejo dos netos do Seu Paulino? Conte para mim como você fez?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Verificar a compreensão dos alunos sobre a divisão equitativa.

Orientações: Solicite aos alunos que leiam individualmente atividade e a realizem. Enquanto elas solucionam a situação-problema, você pode circular pela sala e analisar se os alunos compreenderam a ideia de dividir em parte iguais. Observe os procedimentos que usam para chegarem a solução. Os alunos podem resolver a situação-problema por desenhos, por subtrações sucessivas de parcelas iguais ou até pelo algoritmo da divisão. Solicite que leiam atentamente o desafio colocado na situação-problema, atender os desejos dos netos do seu Paulino

Discuta com a turma:

  • Quantos sorvetes são podem ser entregue para cada neto, como podemos encontrar o resultado?
  • Como você chegou ao resultado?
  • Você conseguiu atender o desejo dos netos do Seu Paulino? Conte para mim como você fez?

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