Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Caderno, lápis e atividades do plano
Material complementar:
GEO5_07UND10 - Atividade da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ex7DNamdJQfzfWzwWWKbhcZNqegaRMFZ9zeygzQMK3GqwaHKHwYFRA6GJ88z/geo5-07und10-atividade-acao-propositiva.pdf
GEO5_07UND10 - Atividade da sistematização, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H7brSbqhA9TYrSFnKYKEgQbMphSQUKQwMhjqnaXzpa4ZXQw4QaWfQRNHdN7x/geo5-07und10-atividade-da-sistematizacao.pdf
GEO5_07UND10 - Atividade da sistematização resolução, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ekKfV9uUtUFENmXGPghsz4HGzvWmhs7jEZMDWQUUprW3gh9TydDa47SwTNt3/geo5-07und10-atividade-da-sistematizacao-resolucao.pdf
Para você saber mais:
Sobre tipos de indústrias
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-industrias/ acesso em 23 de abril de 2019.
Sobre usos energéticos na indústria no Brasil
Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Quais são as fontes de energia que estudamos?”, assim o conteúdo de fontes de energia será retomado.
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre o setor industrial, exemplificando quais atividades estão neste setor da economia. Explique que mesmo sendo o maior consumidor de energias, 52% desta energia é de fontes renováveis.
Como adequar à sua realidade: Se houver alguma indústria próxima a escola use-a como exemplo na conversa sobre o setor industrial.
Para você saber mais:
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-industrias/ acesso em 23 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Exemplifique o processo de produção de uma indústria com um produto do cotidiano dos alunos, por exemplo um chinelo de borracha: “ A indústria recebe a matéria prima que é a borracha. A borracha passa por vários processos nas máquinas da indústria para formar cada parte do chinelo, sola, tiras, fivelas, etc. Então se junta as partes e a mercadoria está pronta, o chinelo”. Leia a pergunta do slide. Espere pelas respostas dos alunos.
Como adequar à sua realidade: Se houver alguma indústria próxima a escola use-a como exemplo do processo de produção.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Forme duplas. Distribua a atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ex7DNamdJQfzfWzwWWKbhcZNqegaRMFZ9zeygzQMK3GqwaHKHwYFRA6GJ88z/geo5-07und10-atividade-acao-propositiva.pdf, ela apresenta três tabelas distintas, entregue uma tabela para cada dupla aleatóriamente . As tabelas apresentam as mudanças no consumo de energia no setor industrial desde 2008. Foram selecionadas as indústrias de papel, alimentos e têxtil para serem trabalhadas pois são mercadorias próximas à realidade dos alunos. Na tabela de papel aparece a fonte lixívia, explique para os alunos que é uma forma de fonte por biomassa. Com as perguntas da atividade os alunos devem perceber a variações de tipo de energia no setor industrial no tempo. Os dados das tabelas estão em valores de porcentagem e a fonte dos dados é o EPE Balanço Energético Nacional 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça a uma dupla para responder uma das perguntas respondidas, e repita o processo até que todas as perguntas tenham sido respondidas, assim diferentes duplas responderam as perguntas possibilitando a participação de mais alunos. Ao finalizar essa troca de informações volte pergunta da problematização: “a fonte de energia usada em cada tipo de indústria é a mesma?”. Espere pelas respostas dos alunos. Então distribua o caça palavras da atividade da sistematização disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H7brSbqhA9TYrSFnKYKEgQbMphSQUKQwMhjqnaXzpa4ZXQw4QaWfQRNHdN7x/geo5-07und10-atividade-da-sistematizacao.pdf e peça para os alunos fzer o caça palavras.
A resolução da atividade está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ekKfV9uUtUFENmXGPghsz4HGzvWmhs7jEZMDWQUUprW3gh9TydDa47SwTNt3/geo5-07und10-atividade-da-sistematizacao-resolucao.pdf