17937
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Reconhecer o uso de diferentes energia pelo setor comercial.

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer o uso de diferentes energia pelo setor comercial.

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis e material do plano

Material complementar: GEO5_07UND09 - Atividade da ação propositiva disponível em: :https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vAcQCVCvQwPhBSPeVDf2zjDvEamXmpgexBnuAZwY6tWx4hvq6X3aWGwScqHY/geo5-07und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Bassani, Matheus Linck. UM DESAFIO NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: VIABILIDADE DE UM ACORDO PLURILATERAL SOBRE ENERGIA. Revista de Direito Internacional. Vol.2. N2. 2014. pp. 169- 191. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/3086/pdf acesso em: 29/05/2019

Organização Mundial do Comércio - http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/132-organizacao-mundial-do-comercio-omc

Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Quais são as fontes de energia que estudamos?”, assim o conteúdo de fontes de energia será retomado.

A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:

Fontes de energia renovável:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Fontes de energia NÃO renovável:

Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Como adequar à sua realidade: Se houver algum estabelecimento comercial no município que use fontes renováveis para gerar energia, use-a como exemplo.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos: “ O que vocês vêm na imagem?”, “Onde é essa imagens?”. “O que está acontecendo na imagem?”. Espere por respostas. Converse com os alunos sobre o setor comercial, exemplificando quais atividades estão neste setor da economia. Explique que o maior consumo de energia é com a energia elétrica.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Coloque a seguinte situação aos alunos: “César é o dono da padaria do bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca-AL. Ao perceber os altos gastos com energia, resolveu pesquisar quais outras formas de energia são usadas na sua padaria, além da energia elétrica, para diminuir seus usos”.

Em seguida, pergunte: ”Quais outras formas de energia o César deve ter achado?”. As respostas provavelmente serão dadas em forma de exemplos, “a do fogão” e “a do forno”.

Depois leia com os alunos a questão-problema do slide: Quais formas de energia podem trazer vantagens se utilizadas pelos estabelecimentos comerciais?

Converse com os alunos sobre o uso da energia elétrica nos estabelecimentos comerciais, a partir das observações feitas na imagem do slide anterior.

Como adequar à sua realidade: Você pode usar o exemplo de uma padaria do bairro onde se localiza a escola.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua para cada grupo de alunos a atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vAcQCVCvQwPhBSPeVDf2zjDvEamXmpgexBnuAZwY6tWx4hvq6X3aWGwScqHY/geo5-07und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Espera-se que os alunos observem que o gráfico apresenta as mudanças no consumo de energia no setor comercial desde 2008.

Leia as perguntas aos alunos:

1- O que aconteceu com o consumo de óleo combustível ao longo dos anos?

2- Qual o tipo de energia é teve maior consumo ao longo dos anos?

3- Cite um tipo de energia renovável usado no comércio. E um tipo não renovável.

Oriente-os a responderem utilizando-se do gráfico.

Espera-se que as perguntas encaminhe os alunos a perceberem as variações de tipo de energia no setor comercial. Os dados do gráfico estão em valores de porcentagem e a fonte dos dados é o EPE Balanço Energético Nacional 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, os grupos deverão identificar a partir do slide “Para qual atividade cada objeto é usado em um estabelecimento comercial e que tipo de energia utiliza”. Peça aos alunos para escreverem as respostas no caderno. Você pode ainda pedir que eles imaginem outros objetos, como são utilizados e o tipo de estabelecimento comercial.

Como adequar à sua realidade: Você pode programar uma visita a algum estabelecimento comercial no município.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Caderno, lápis e material do plano

Material complementar: GEO5_07UND09 - Atividade da ação propositiva disponível em: :https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vAcQCVCvQwPhBSPeVDf2zjDvEamXmpgexBnuAZwY6tWx4hvq6X3aWGwScqHY/geo5-07und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Bassani, Matheus Linck. UM DESAFIO NA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO: VIABILIDADE DE UM ACORDO PLURILATERAL SOBRE ENERGIA. Revista de Direito Internacional. Vol.2. N2. 2014. pp. 169- 191. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/rdi/article/view/3086/pdf acesso em: 29/05/2019

Organização Mundial do Comércio - http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/132-organizacao-mundial-do-comercio-omc

Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Quais são as fontes de energia que estudamos?”, assim o conteúdo de fontes de energia será retomado.

A retomada é possível relembrando os planos GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02:

Fontes de energia renovável:

Energia Hídrica- A energia da água dos rios que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;

Energia Eólica- A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;

Energia Solar- A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;

Energia Geotérmica- A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;

Energia das Marés- A energia da movimentação natural de subida e descida do nível das águas em um local.

Energia das Ondas- A energia da movimentação da águas de um local para outro.

Energia Biomassa- É a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e elétrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás e o biodiesel, por exemplo.

Fontes de energia NÃO renovável:

Petróleo- a queima de seus derivados (gasolina e óleo diesel) gera energia;

Carvão mineral- sua queima gera energia, como em trens;

Gás Natural- sua queima gera energia, como em automóveis a gás.

Urânio- usado em usinas termonucleares para geração de energia elétrica;

Como adequar à sua realidade: Se houver algum estabelecimento comercial no município que use fontes renováveis para gerar energia, use-a como exemplo.

Para você saber mais:

PENA, Rodolfo F. Alves; SOUSA, Rafaela. Fontes de energia. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-energia.htm>. Acesso em: 20 fev 2019.

REIS, Pedro. Fontes de energia renováveis e não-renováveis. Disponível em: <https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/>. Acesso em: 20 fev 2019.

Empresa de pesquisa energética. Disponível em: <http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/dados-abertos>. Acesso em: 20 fev 2019.

Contextos prévios: Os temas de diferentes fontes de energia devem ter sido trabalhados em aulas anteriores. Os planos de aula GEO5_07UND01 e GEO5_07UND02 trabalham esses temas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos: “ O que vocês vêm na imagem?”, “Onde é essa imagens?”. “O que está acontecendo na imagem?”. Espere por respostas. Converse com os alunos sobre o setor comercial, exemplificando quais atividades estão neste setor da economia. Explique que o maior consumo de energia é com a energia elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Coloque a seguinte situação aos alunos: “César é o dono da padaria do bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca-AL. Ao perceber os altos gastos com energia, resolveu pesquisar quais outras formas de energia são usadas na sua padaria, além da energia elétrica, para diminuir seus usos”.

Em seguida, pergunte: ”Quais outras formas de energia o César deve ter achado?”. As respostas provavelmente serão dadas em forma de exemplos, “a do fogão” e “a do forno”.

Depois leia com os alunos a questão-problema do slide: Quais formas de energia podem trazer vantagens se utilizadas pelos estabelecimentos comerciais?

Converse com os alunos sobre o uso da energia elétrica nos estabelecimentos comerciais, a partir das observações feitas na imagem do slide anterior.

Como adequar à sua realidade: Você pode usar o exemplo de uma padaria do bairro onde se localiza a escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Distribua para cada grupo de alunos a atividade disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vAcQCVCvQwPhBSPeVDf2zjDvEamXmpgexBnuAZwY6tWx4hvq6X3aWGwScqHY/geo5-07und09-atividade-acao-propositiva.pdf

Espera-se que os alunos observem que o gráfico apresenta as mudanças no consumo de energia no setor comercial desde 2008.

Leia as perguntas aos alunos:

1- O que aconteceu com o consumo de óleo combustível ao longo dos anos?

2- Qual o tipo de energia é teve maior consumo ao longo dos anos?

3- Cite um tipo de energia renovável usado no comércio. E um tipo não renovável.

Oriente-os a responderem utilizando-se do gráfico.

Espera-se que as perguntas encaminhe os alunos a perceberem as variações de tipo de energia no setor comercial. Os dados do gráfico estão em valores de porcentagem e a fonte dos dados é o EPE Balanço Energético Nacional 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Nesta última etapa, os grupos deverão identificar a partir do slide “Para qual atividade cada objeto é usado em um estabelecimento comercial e que tipo de energia utiliza”. Peça aos alunos para escreverem as respostas no caderno. Você pode ainda pedir que eles imaginem outros objetos, como são utilizados e o tipo de estabelecimento comercial.

Como adequar à sua realidade: Você pode programar uma visita a algum estabelecimento comercial no município.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano