17935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Uso de energia elétrica em comunidade indígenas

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer os diferentes uso de energia elétrica no cotidiano de populações indígenas

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Texto da ação propositiva.

Material complementar:

Texto da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fTfH6nJWbJvT8M6W72gJzuQtmUKEVwqy7E8RX4prZxQ44kCYd4w4waDdtJXu/geo5-07und07-texto-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O uso da energia elétrica no ambiente residencial disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr51_0009.pdf acesso em: 28/05/2019

Cartilha “Usos de Sistemas Energéticos com Fontes Renováveis em Regiões Isoladasdisponível” em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/cartilha_usos_de_sistemas_completa_2.pdf acesso em: 28/05/2019

Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Após a leitura pergunte aos alunos: “Será que as comunidades indígenas precisam de energia elétrica?”. Comente com os alunos o fato de que a energia elétrica já é tão comum nas nossas vidas que nem imaginamos como é sem ela. Pergunte se eles conhecem uma comunidade indígena e se imaginam como é a vida nela. Comente que muitas comunidades possuem gerador para alimentar alguns equipamentos que demandam eletricidades, por exemplo geladeira.

Para você saber mais:

Pesquisa da Unicamp gera energia elétrica para indígenas no Xingu disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em: 28/05/2019

Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Leia a manchete da notícia com os alunos. Comente que segundo o Ministério de Minas e Energia (MME): “Ainda existem 500 mil pessoas sem energia elétrica constante em nosso país. Pergunte aos alunos: “Imagine que você só tem energia elétrica por 4 horas no dia, entre 18h e 22h, você poderia fazer as mesmas coisas que você faz hoje?” e “O que seria diferente?”. Espera-se que os alunos coloquem a necessidade de reaprender hábitos domésticos, como cozinhar, lavar, por exemplo e outros de viver sem os aparelhos, como telefone, computador, celular, que utilizamos todos os dias.

Link para notícia na íntegra: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em 10 de abril de 2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Coloque aos alunos o seguinte situação para refletirem:

“Na casa do morador da comunidade indígena de Carão na reserva de Resex Tapajós - PA, a energia elétrica era gerada por um gerador, que a partir do diesel produz energia elétrica. Mas o gerador não fica ligado o tempo todo, porque o diesel é caro e difícil de se conseguir.”

Comente que esta é a realidade de muitas comunidade indígenas cuja energia é fornecida por geradores a diesel. O gerador é ligado apenas na hora do jantar, para economizar combustível, pois o combustível é comprado na cidade que é longe.

Em seguida leia a questão-problema do slide: Como a energia elétrica pode favorecer a realização de atividades nas comunidades indígenas?

Converse com os alunos sobre o uso da energia elétrica nas comunidades indígenas a partir das observações feitas na discussão da manchete do slide anterior.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicie esta etapa exibindo a notícia do slide para os alunos. Distribua o texto da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fTfH6nJWbJvT8M6W72gJzuQtmUKEVwqy7E8RX4prZxQ44kCYd4w4waDdtJXu/geo5-07und07-texto-da-acao-propositiva.pdf

Oriente-os para que identifiquem o título da notícia, o local, a data e o órgão responsável.

Realize a leitura compartilhada com a turma para que identifiquem aspectos da notícia e façam relação com o tema da aula. Ou seja, ajude-os a identificarem que a notícia se trata de uma outra situação que tem como foco é o uso de energia pelas comunidades indígenas.

Peça aos alunos para lerem a reportagem que recebeu e responder: “Qual a unidade da federação que fica localizada a comunidade indígena citada na reportagem?”, “Como a disponibilidade constante de energia elétrica ajudou no cotidiano da comunidade?”, “Qual o tipo de fonte de energia (renovável ou não renovável) era usada na comunidade? E agora?” e “Por que a mudança de fonte de energia foi favorável para a comunidade? Se achar necessário escreva as perguntas no quadro.

Em seguida, peça a eles que se reúnam em 4 grupos e elaborem um pequeno texto, de apenas um parágrafo, discutindo sobre ações que melhoraram a vida da comunidade indígena a partir do uso de energia elétrica.

Link para notícia na íntegra: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/energia-solar-brilha-para-o-povo-munduruku/ acesso em: 28/05/2019.

Como adequar à sua realidade: Existe um documentário em três partes sobre energia elétrica e as comunidade indígenas: “Floresta Iluminada”. Se for possível passar pelo menos uma das partes do documentário para os alunos, enriqueceria o trabalho com o tema. O documentário está disponível em:

Menos diesel, mais sol no Tapajós | Floresta Iluminada: https://youtu.be/RwgwD_d_yUo

O Sol brilha no Xingu | Floresta Iluminada: https://youtu.be/XiEL23_Wtug

Raposa Serra do Sol e do Vento | Floresta Iluminada: https://youtu.be/Tomm10WQDME

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para os alunos se sentarem em círculo, pode ser no chão. Peça para alguns alunos exponham o texto, parágrafo produzido em grupo, da ação propositiva. Na medida em que a exposição for sendo feita vá retomando a discussão sobre os usos da energia elétrica citados na reportagem da contextualização e também daquela da ação propositiva, assim você será o mediador do debate de ideias sobre a energia elétrica e as comunidade indígenas.

Para você saber mais:

Energia elétrica: O mundo passou a ser movido totalmente por ela disponível em:https://super.abril.com.br/historia/energia-eletrica/ acesso em: 28/05/2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Texto da ação propositiva.

Material complementar:

Texto da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fTfH6nJWbJvT8M6W72gJzuQtmUKEVwqy7E8RX4prZxQ44kCYd4w4waDdtJXu/geo5-07und07-texto-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

O uso da energia elétrica no ambiente residencial disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr51_0009.pdf acesso em: 28/05/2019

Cartilha “Usos de Sistemas Energéticos com Fontes Renováveis em Regiões Isoladasdisponível” em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/cartilha_usos_de_sistemas_completa_2.pdf acesso em: 28/05/2019

Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie a aula lendo o tema em voz alta para os alunos ou peça-os para lerem em conjunto. Após a leitura pergunte aos alunos: “Será que as comunidades indígenas precisam de energia elétrica?”. Comente com os alunos o fato de que a energia elétrica já é tão comum nas nossas vidas que nem imaginamos como é sem ela. Pergunte se eles conhecem uma comunidade indígena e se imaginam como é a vida nela. Comente que muitas comunidades possuem gerador para alimentar alguns equipamentos que demandam eletricidades, por exemplo geladeira.

Para você saber mais:

Pesquisa da Unicamp gera energia elétrica para indígenas no Xingu disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em: 28/05/2019

Contextos prévios: Os alunos já devem ter estudas fontes de energia renováveis e não renováveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Leia a manchete da notícia com os alunos. Comente que segundo o Ministério de Minas e Energia (MME): “Ainda existem 500 mil pessoas sem energia elétrica constante em nosso país. Pergunte aos alunos: “Imagine que você só tem energia elétrica por 4 horas no dia, entre 18h e 22h, você poderia fazer as mesmas coisas que você faz hoje?” e “O que seria diferente?”. Espera-se que os alunos coloquem a necessidade de reaprender hábitos domésticos, como cozinhar, lavar, por exemplo e outros de viver sem os aparelhos, como telefone, computador, celular, que utilizamos todos os dias.

Link para notícia na íntegra: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/10/18/pesquisa-da-unicamp-gera-energia-eletrica-para-indigenas-no-xingu acesso em 10 de abril de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Coloque aos alunos o seguinte situação para refletirem:

“Na casa do morador da comunidade indígena de Carão na reserva de Resex Tapajós - PA, a energia elétrica era gerada por um gerador, que a partir do diesel produz energia elétrica. Mas o gerador não fica ligado o tempo todo, porque o diesel é caro e difícil de se conseguir.”

Comente que esta é a realidade de muitas comunidade indígenas cuja energia é fornecida por geradores a diesel. O gerador é ligado apenas na hora do jantar, para economizar combustível, pois o combustível é comprado na cidade que é longe.

Em seguida leia a questão-problema do slide: Como a energia elétrica pode favorecer a realização de atividades nas comunidades indígenas?

Converse com os alunos sobre o uso da energia elétrica nas comunidades indígenas a partir das observações feitas na discussão da manchete do slide anterior.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicie esta etapa exibindo a notícia do slide para os alunos. Distribua o texto da ação propositiva, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fTfH6nJWbJvT8M6W72gJzuQtmUKEVwqy7E8RX4prZxQ44kCYd4w4waDdtJXu/geo5-07und07-texto-da-acao-propositiva.pdf

Oriente-os para que identifiquem o título da notícia, o local, a data e o órgão responsável.

Realize a leitura compartilhada com a turma para que identifiquem aspectos da notícia e façam relação com o tema da aula. Ou seja, ajude-os a identificarem que a notícia se trata de uma outra situação que tem como foco é o uso de energia pelas comunidades indígenas.

Peça aos alunos para lerem a reportagem que recebeu e responder: “Qual a unidade da federação que fica localizada a comunidade indígena citada na reportagem?”, “Como a disponibilidade constante de energia elétrica ajudou no cotidiano da comunidade?”, “Qual o tipo de fonte de energia (renovável ou não renovável) era usada na comunidade? E agora?” e “Por que a mudança de fonte de energia foi favorável para a comunidade? Se achar necessário escreva as perguntas no quadro.

Em seguida, peça a eles que se reúnam em 4 grupos e elaborem um pequeno texto, de apenas um parágrafo, discutindo sobre ações que melhoraram a vida da comunidade indígena a partir do uso de energia elétrica.

Link para notícia na íntegra: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/energia-solar-brilha-para-o-povo-munduruku/ acesso em: 28/05/2019.

Como adequar à sua realidade: Existe um documentário em três partes sobre energia elétrica e as comunidade indígenas: “Floresta Iluminada”. Se for possível passar pelo menos uma das partes do documentário para os alunos, enriqueceria o trabalho com o tema. O documentário está disponível em:

Menos diesel, mais sol no Tapajós | Floresta Iluminada: https://youtu.be/RwgwD_d_yUo

O Sol brilha no Xingu | Floresta Iluminada: https://youtu.be/XiEL23_Wtug

Raposa Serra do Sol e do Vento | Floresta Iluminada: https://youtu.be/Tomm10WQDME

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Peça para os alunos se sentarem em círculo, pode ser no chão. Peça para alguns alunos exponham o texto, parágrafo produzido em grupo, da ação propositiva. Na medida em que a exposição for sendo feita vá retomando a discussão sobre os usos da energia elétrica citados na reportagem da contextualização e também daquela da ação propositiva, assim você será o mediador do debate de ideias sobre a energia elétrica e as comunidade indígenas.

Para você saber mais:

Energia elétrica: O mundo passou a ser movido totalmente por ela disponível em:https://super.abril.com.br/historia/energia-eletrica/ acesso em: 28/05/2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano