17909
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - Uso sustentável dos recursos hídricos

Plano de aula de Geografia com atividades para 6° ano do Fundamental sobre Analisar ações que busquem assegurar a disponibilidade dos recursos hídricos para a sociedade e as futuras gerações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Santiago De Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO6_11UND09

Ferramentas sugeridas
Youtube
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens por meio de ambientes virtuais)
Câmera (de celular, tablet ou a webcam do computador)
Internet

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Esse plano de aula tem a proposta discutir o uso sustentável dos recursos hídricos. De início, para gerar interesse e curiosidade nos estudantes, seria bem interessante enviar por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica uma fotografia de algum recurso hídrico na localidade. Como não é possível sair às ruas para tirar a foto, é possível encontrar a foto em alguns portais eletrônicos como da prefeitura, de algum movimento ambiental local, de uma universidade ou instituto de pesquisa da região. Caso não seja possível, pode ser enviada uma fotografia de um recurso hídrico bem conhecido, como o rio Tietê por exemplo, junto com o texto de apresentação do tema da aula.

Contextualização
A contextualização dessa aula pode ser feita com o envio de alguns dados sobre a importância da água para a vida e o uso que fazemos para atividades cotidianas. Nos slides de 3 a 9 no plano original há uma sequência bem interessante de imagens com dados e figuras que retratam essas questões. Professor, organize-as em um arquivo de slides, como powerpoint ou Google apresentações, e envie aos estudantes. Peça que eles anotem no caderno de Geografia as principais conclusões que chegaram ao interpretar as imagens. Não é necessário, professor, solicitar que enviem esse material de volta para sua correção, mas recomendo que faça um áudio ou um vídeo comentando cada informação.

Ação propositiva
A ação propositiva dessa aula será adaptada do plano original. Primeira adaptação necessária é que a atividade será feita individualmente. A proposta é a organização de dois quadros com características relacionadas a ações para reduzir o desperdício da água e a poluição da água. Envie, professor, os dois arquivos que estão disponíveis nessa aula - as frases e o título dos dois quadros. Peça aos alunos que façam a organização das frases.

Sistematização
A sistematização dessa aula será a produção de um vídeo por parte dos alunos. Solicite, professor, que os familiares acompanhem e ajudem na produção de um vídeo curto de 2 a 3 minutos. No vídeo, os estudantes devem escolher umas das frases da atividade anterior e apresentar como ele e a família podem, no cotidiano, colocar em prática essa ação. Compartilhe os diferentes vídeos com a turma.

Convite às famílias
Convide as famílias a pensar junto com os estudantes formas de atuação que garantam atitudes mais sustentáveis em casa, seja pelo cuidado com a água, com o lixo, com a energia. Algumas ideias podem ser visualizadas neste material, disponível aqui

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO6_11UND09

(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas