Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE10) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia dos mapas e atividade.
Material complementar:
Ficha de leitura para ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AZr3NUtRyGXy6M4cZr9HKmT42bebn2T3swNFHSkxETqzEdsuNZeVt9CuYZcg/geo4-10und06-ficha-de-leitura-para-orientacao-em-mapa.pdf
Link para os mapas:
Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf
Para você saber mais:
Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.
SALLA, Fernanda. Os elementos que compõem um mapa. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/206/os-elementos-que-compoem-um-mapa>. Acesso em: 28 mar 2019.
Contextos prévios: A turma pode estar organizada em agrupamentos de 3 alunos. É importante que já tenham conhecimento dos meios de orientação: pontos cardeais e colaterais. Para completar a habilidade sugere-se associar esse plano aos planos:
- GEO4_10UND01 Leitura de mapas
- GEO4_10UND02 Leitura de legenda com cores nos mapas
- GEO4_10UND03 Leitura de Legenda Pictórica
- GEO4_10UND05 Elementos do mapa
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro.
Comente que mapas representam o espaço real, portanto serve também para nos orientarmos. Diga que na aula de hoje iremos encontrar o elemento de orientação nos mapas.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do Mapa da América do Sul no slide 3. Faça uma breve leitura desse mapa, mostrando os elementos que o compõem: título, legenda, orientação, fonte e escala. Destaque a orientação. Mostre o símbolo. Pergunte se já viram em algum lugar. Diga que a orientação em um mapa pode apresentar-se através de uma rosa dos ventos ou com uma seta que indica o norte geográfico.
Mapa América do Sul: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hB85ydQZ6kJb9f3CHjmZjre6mJjyTaXpGT9QhZdJFsZ9XRnF4FYQnPugrayy/geo4-10und06-mapa-america-latina.pdf
Na impossibilidade de projetar o mapa, utilize um em tamanho maior no quadro. Outra opção é usar um Atlas ou livro didático por agrupamento.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Faça a pergunta como forma de aguçar a curiosidade sobre como utilizar a orientação nos mapas. Projete novamente a imagem do mapa América do Sul. Levante hipóteses como:
- Onde podemos olhar no mapa para nos localizar?
- Qual ponto cardeal é utilizado como Orientação?
- Por que é importante ter um elemento que nos fornece a localização dos lugares nos mapas?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase e diga que irão observar as direções cardeais em um mapa a partir do elemento de orientação: a Rosa dos ventos.
Projete a imagem do slide 6. Faça uma breve leitura, mostrando os símbolos e focando na rosa dos ventos.
Explique, detalhadamente, que a rosa dos ventos indica a direção do Norte Geográfico, e que a partir dela, podemos indicar a direção dos locais do mapa em relação a um centro geodésico, que no caso do Brasil, é a cidade de Brasília.
Distribua uma ficha de leitura e um Mapa do Brasil impresso para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estão compreendendo a atividades. Peça para os agrupamentos socializaram suas descobertas.
Ficha de leitura para ação propositiva:
Mapa para ficha de leitura:
Na impossibilidade de projetar o mapa do Brasil, utilize um mapa grande no quadro ou de um Atlas Geográfico. A ficha de leitura poderá ser escrita no quadro.
Ação Propositiva
Orientações: Com a turma em agrupamentos, projete ou escreva a frase no quadro. Leia a frase e diga que irão observar as direções cardeais em um mapa a partir do elemento de orientação: a Rosa dos ventos.
Projete a imagem do slide 6. Faça uma breve leitura, mostrando os símbolos e focando na rosa dos ventos.
Explique, detalhadamente, que a rosa dos ventos indica a direção do Norte Geográfico, e que a partir dela, podemos indicar a direção dos locais do mapa em relação a um centro geodésico, que no caso do Brasil, é a cidade de Brasília.
Distribua uma ficha de leitura e um Mapa do Brasil impresso para cada agrupamento. Circule pela turma e garanta que todos estão compreendendo a atividades. Peça para os agrupamentos socializaram suas descobertas.
Ficha de leitura para ação propositiva:
Mapa para ficha de leitura:
Na impossibilidade de projetar o mapa do Brasil, utilize um mapa grande no quadro ou de um Atlas Geográfico. A ficha de leitura poderá ser escrita no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Com a turma organizada em agrupamentos, projete a imagem do mapa da América do Sul. Mostre a orientação. Diga que irão observar o elemento orientador que indica o ponto cardeal Norte. Vire o mapa e pergunte para o aluno: onde está a direção norte? Vire o mapa novamente em um ângulo de 90º e pergunte: e agora? Onde fica a direção norte? Gire o mapa em 180º e continue questionando o aluno. Discuta com ele o que aconteceu a cada vez que você mudou o mapa.
Peça para que cada agrupamento escreva uma frase sobre a importância da orientação nos mapas. Garanta que o aluno perceba e escreva frases como: servem para orientar a direção dos lugares, mostra a direção que devemos seguir para buscar um lugar no mapa, mostra a direção real do lugar representado, o norte permanece na mesma direção mesmo girando o mapa porque ele indica o norte no mapa. Nesse momento espera-se que a turma consiga identificar o elemento de orientação no mapa.
Mapa América do Sul: