Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para esta aula você vai precisar de uma entrevista prévia com a secretaria de turismo ou um museu da sua cidade, você pode realizar com os alunos em uma saída de campo ou coletar materiais e trazer para a ação propositiva da aula. Para o momento de pesquisa, você tem disponível nos materiais complementares uma ficha-resumo para impressão, ou você pode passar no quadro e pedir para os alunos copiarem no caderno para responder durante a atividade.
Caso sua cidade não tenha secretaria de turismo ou museu, pesquise quais são as festas populares da sua região ou estado na internet mesmo e leve algumas informações para os alunos pesquisarem em aula.
Material complementar:
Ficha-resumo para pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8CGXn99DHhTQjBPrAskuqT5aXNMQZAPNnSJVv5pUN3dVVyDbAVhG7TERwuVf/geo2-02und05-ficha-resumo-para-pesquisa.pdf
Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yg7M4kUJ68j8wPCDz49dHMwdmv5chCSf2dKtUK3Fm2hmESAqWWmSbFfSMJVp/geo2-02und05-imagens-problematizacao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos o que são festas populares?
Escute as considerações dos alunos e destaque que para ser tradicional essas festas devem acontecer todos os anos, destacar alguma característica típica do lugar e movimentar um grande número de pessoas.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Passe o vídeo produzido pela Rede Globo e Ministério do Turismo sobre as festas do Brasil e depois pergunte o que compõe essas festas? Eles devem destacar a música, dança e comidas típicas.
OLIVEIRA, Emerson. Descubra o Brasil. Youtube, 2017 (59seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FE69lujJav4>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça aos alunos observarem e pergunte as semelhanças das imagens.
- Alguma destas festas acontecem em nossa cidade?
- De onde veio essa tradição?
Isso deverá ser respondido na ação propositiva.
Imagens da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yg7M4kUJ68j8wPCDz49dHMwdmv5chCSf2dKtUK3Fm2hmESAqWWmSbFfSMJVp/geo2-02und05-imagens-problematizacao.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Através de uma entrevista prévia na secretaria de turismo da sua cidade ou com os familiares dos alunos, você pode pedir para que todo o material coletado seja utilizado nessa etapa da aula. Caso não tenha optado por realizar essa pesquisa prévia com os alunos, você pode trazer pequenos textos ou imagens de festas típicas da sua cidade para aula e distribuir para os alunos pesquisarem em grupos. O importante é que eles conheçam as origens e práticas tradicionais das festas do seu local de origem. Disponibilizamos uma ficha-resumo nos materiais complementares para facilitar o entendimento dos alunos durante a atividade.
Ficha-resumo para pesquisa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8CGXn99DHhTQjBPrAskuqT5aXNMQZAPNnSJVv5pUN3dVVyDbAVhG7TERwuVf/geo2-02und05-ficha-resumo-para-pesquisa.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Ao final da aula, peça para que cada grupo fale a importância das festas para a cultura de seu bairro ou cidade. É importante destacar que as tradições são mantidas quando os mais novos continuam com os ensinamentos dos mais antigos, praticando e ensinando para os outros que virão depois deles. Conhecer é o primeiro passo para manter as tradições e os costumes.