Plano de Aula

Plano de aula: DE ONDE VEM MINHAS TRADIÇÕES?

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Identidade e valorização da multiculturalidade e diversidade local.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula você irá precisar do questionário disponível nos Materiais Complementares respondido previamente pelos alunos.

Material complementar:

Questionário que os alunos devem trazer respondido para essa aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/s9h2ymeAds8xghKhwx3wqa2E2QSzmj7XZUkKbcVMEB8hHR9p2xfhJvMb7FMq/geo2-02und01-questionario.pdf

Contextos prévios: Anteriormente a aplicação deste plano, peça aos alunos pesquisarem em casa a origem de seus familiares e as tradições que foram passadas de geração para geração. Você pode orientar essa pesquisa com duas questões tais como: Qual a origem da sua família? Quais tradições foram passadas de geração para geração na sua família?

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema da aula ou escreva no quadro e permita que os alunos exponham rapidamente sobre as descobertas na pesquisa prévia. Comece perguntando: Alguém tem familiares que vieram de outros países? De outros estados ou cidades do Brasil?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA