GEO1_09UND09 - Elaborando um mapa de percurso
Plano de Aula
Plano de aula: MAPAS SIMPLES: O USO DE REPRESENTAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Recomenda-se já deixar a sala disposta em duplas para o desenvolvimento das atividades. A escolha dos pares poderá seguir critérios produtivos como, por exemplo, hipóteses de leitura e escritas diferentes para que assim um aluno auxilie o outro.
Materiais necessários: Rádio ou aparelho de reprodução de som, data show, atividades impressas do material complementar, lápis de cor, uma bolinha de papel de aproximadamente 1 cm.
Material complementar:
Moldes de dados utilizados no jogo:
Jogo: Proximidades da escola (jogo com malha quadriculada):
Atividade de sistematização: Elaborando mapa de percurso:
Link para acesso da canção:
A música do mapa, Playkids. Youtube, 2017 (2min27seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2S8zMVJxfcc>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para a realização desta atividade recomenda-se o domínio dos referenciais espaciais frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide, permita que os alunos realizem a leitura e se necessário ajude-os. Caso deseje escreva o tema no quadro e proceda da mesma forma.
Questione-os se já estiveram diante de algum mapa, em qual situação isso ocorreu, ou caso não tenham tido nenhuma experiência com o material, se sabem qual a utilização deste recurso e sua importância.
Permita que os alunos se manifestem e dê oportunidade para que tanto os alunos que já conhecem algum tipo de mapa, como os que nunca tiveram contato se manifestem. Não antecipe respostas, este momento é destinado a perceber os conhecimentos prévios sobre o assunto, a elaboração do conceito será desenvolvida ao longo do plano.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA