17724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - A sala de aula: Frente, Atrás, Esquerda e Direita

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre identificar direção de objetos em sala de aula utilizando o vocabulário frente, atrás, esquerda e direita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: E-mail, WhatsApp, Google Meet, celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeos 

- Optativas: Youtube, software para edição e produção de vídeos e Google Docs

Valor trabalhado

- Cidadania

- Protagonismo

- Solidariedade

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

Este plano de aula tem por objetivo que os alunos sejam instigados a identificar a direção, utilizando o vocabulário "frente", "atrás", "esquerda" e "direita". O professor poderá utilizar ferramentas como WhatsApp ou e-mail para adaptar sua aula. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se o docente preferir, pode realizar a aula pelo Google Meet ou por videochamada no WhatsApp.

Para iniciar, envie o slide que consta no plano original por meio de uma foto ou grave o tema em áudio ou vídeo. Questione o que os alunos acham que irão realizar nesta aula, a que se refere o termo observar e por que é importante realizar essa ação. Diga que este será o assunto da aula e que falarão mais sobre ele no decorrer das atividades propostas.

Contextualização (20 minutos)

Encaminhe a imagem que consta no plano original. Peça que observem a cena e questione-os, utilizando ferramentas assíncronas:

- O que está acontecendo na cena?

- O que o pintor está pintando?

- Ele está conseguindo reproduzir a mesma paisagem que está vendo?

- O que ele deve se atentar para reproduzir a paisagem?

É importante que você ouça atentamente as respostas e anote todas no Google Docs ou em uma cartolina, para sistematizar posteriormente.

Problematização (50 minutos)

Orienta-se que esta etapa seja feita de forma assíncrona. Grave um áudio com o seguinte questionamento: o que é preciso saber para representar a posição dos objetos em um determinado lugar? Permita que os alunos enviem mensagens de texto ou áudios com suas respostas.

Para ajudá-los a desenvolver o raciocínio, solicite que observem alguma mesa de suas casas. Oriente-os a desenharem em meia folha sulfite os objetos que estão sobre ela, considerando a posição em que se encontram. Feito isso, questione-os, por meio de um vídeo:

- O que havia do lado direito da mesa?

- O que havia do lado esquerdo?

- O que tem à frente da sua mesa?

- E o que tem atrás?

Ação propositiva

A atividade deve ser realizada de forma assíncrona. Fica a sugestão de ampliar o tempo original para dois dias. Não há necessidade de realizar um momento de orientação de forma síncrona. Grave vídeos e áudios para propor as ações.

Nesta etapa, diga aos alunos que eles irão ampliar suas observações. Peça que eles, da janela de casa, observem todos os elementos possíveis na rua, incluindo o movimento das pessoas. Para isso, adapte a atividade “Minha sala de aula é assim” para “Da janela da minha casa, vejo”, disponível aqui. Encaminhe-a por meio de alguma ferramenta tecnológica. As crianças deverão desenhar os objetos presente a sua frente, atrás e a sua direita e esquerda.

Sistematização (60 minutos)

Realize uma roda de conversa de forma síncrona, utilizando o Google Meet ou videochamada. Peça que os alunos compartilhem suas produções, por meio de fotos. Caso queira, crie um vídeo com todas as produções das crianças e envie para eles, valorizando seus trabalhos.

Convite às famílias

Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem como sugestão:

- “A janelinha”, disponível aqui.

- “A janelinha abre e fecha”, disponível aqui.

- “Se essa rua fosse minha”, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_09UND04

(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas