Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos deverão estar sentados em duplas e a sala disposta em fileiras e colunas (uma atrás da outra).
Materiais necessários: Cópia da imagem da contextualização (caso não seja possível a projeção), cola, tesoura, folha sulfite e cópia da atividade disponível no material complementar.
Material complementar:
Atividade “Minha sala de aula é assim”:
Contextos prévios: Para realização desta atividade é importante que os alunos saibam ou tenham noção dos conceitos de esquerda e direita, frente e atrás. Caso julgue importante retomar ou apresentar tais conceitos você poderá utilizar os planos de aula disponíveis aqui no site da Revista da Nova Escola denominados:
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro, permita que a turma leia a temática da aula, se necessário os ajude. A partir do comando os questione o que acham que irão realizar nesta aula, a que se refere o termo observar e porque é importante realizar essa ação. Diga que este será o assunto de hoje e que falarão mais sobre ele no decorrer das atividades.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide ou caso não possua projetor imprima essa imagem e mostre-a aos alunos. Peça que observem a cena e os questione:
- O que está acontecendo nesta cena?
- O que o pintor está pintando?
- Ele está conseguindo reproduzir a mesma paisagem que está vendo?
- O que ele deve se atentar para reproduzir a paisagem?
É importante que ouça atentamente as respostas e não antecipe conceitos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o questionamento no quadro. Permita que os alunos o leiam e auxilie se julgar necessário. Ouça as respostas e para ajudá-los a desenvolver o raciocínio frente a esta questão. Solicite que levantem e observem a sua mesa, depois que desenhem em meia folha sulfite os objetos que estão sobre ela considerando a posição que se encontram. Feito isso questione?
- O que havia do lado direito da mesa?
- O que havia do lado esquerdo?
- O que tem à frente da sua mesa?
- E o que tem atrás?
Permita que as duplas troquem os desenhos e que uma confira as representações das outras, validando ou apontando possíveis erros nessa representação.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Diga aos alunos que agora eles irão ampliar suas observações para o espaço da sala de aula. Esta atividade será realizada pelas duplas. Peça que de seus lugares observem todos os elementos da sala de aula, incluindo a posição dos colegas que se sentam à direita, à esquerda, na frente e atrás. Também os orientem a observar o espaço da sala de aula de forma geral identificando o que há atrás da sala, na frente, a direita e à esquerda.
Entregue a cada dupla a atividade “Minha sala de aula é assim” disponível no material complementar. Nesta atividade os alunos deverão desenhar os objetos presente à sua frente, atrás e a sua direita e esquerda. É importante organizar a sala considerando o número de fileiras e colunas existentes e conduzir o aluno a perceber o espaço a partir dos elementos que compõem a sala de aula como lousa, lixeira, armários, sempre considerando a perspectiva do aluno com relação aos objetos existentes na sala.
No momento da atividade percorra a sala de aula orientando possíveis dúvidas e erros cometidos pelos alunos. Uma dica é solicitar que antes de desenharem os objetos no espaço destinado a sala de aula validem a atividade com o professor. Caso note que o aluno esteja cometendo algum erro solicite que observem novamente o objeto e a posição em relação ao espaço, para depois representá-lo no desenho.
Como adequar à sua realidade: Caso em sua sala de aula haja algum objeto diferente auxilie o aluno na produção do desenho, mas lembre-se da importância de identificar a direção dos objetos em sala de aula, utilizando o vocabulário frente, atrás, esquerda e direita.
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Neste momento realize uma roda de conversa. Você deverá ter uma atividade idêntica a dos alunos realizada de maneira correta, uma espécie de gabarito. Peça aos alunos que a observem e confiram com as suas. Em caso de divergências ouça como a dupla pensou na posição daqueles objetos e quais possíveis erros cometeram. É importante que sempre voltar a posição da criança na sala de aula para dar as explicações e orientações a partir da perspectiva vista da carteira dela. Feito isso, vá ao quadro e o divida em 4 partes, escreva uma palavra em cada espaço: frente, atrás, direita e esquerda, em seguida questione alguns alunos sobre o que desenharam a partir destes referenciais. Em seguida escreva as respostas no espaço determinado:
- O que há a frente de sua carteira na sala de aula?
- O que há atrás da dela?
- Quais objetos temos a direita de sua carteira?
- Quais objetos temos a esquerda de sua carteira?
Mais uma vez ouça atentamente as constatações dos alunos e caso ocorra algum erro, retome a posição do aluno em sala e realize as devidas observações junto com o mesmo. Para finalizar retome os slides 3 e 4 (ou relembre de forma verbal os questionamentos) e conclua dizendo que de acordo com o observado em nossa aula, para representar a posição dos objetos em um determinado espaço é preciso observar com atenção e compreender as posições direita, esquerda, frente e atrás, para que assim a representação indique de fato uma realidade.