17490
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Registros da história: linguagens e culturas

Plano de aula - A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre A preservação do meio ambiente: um retorno aos princípios dos povos indígenas

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Izabela Pereira e Lopes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, material impresso (texto complementar e livro), folha A4, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, ou faça a leitura do objetivo. Se for necessário leia mais uma vez. A proposta aqui é causar um desconforto no aluno sobre a questão ambiental. Questiona os alunos se eles concordam com a afirmação.

Muitos alunos vão relutar e dizer que as questões ambientais de conservação da Amazônia, por exemplo, só envolvem os povos indígenas porque eles moram lá. Ou ainda, que muitos povos indígenas sequer sabem o que cuidar da natureza, pois exploram tudo que ela produz.

De outro lado, haverá alunos que dirão que realmente a questão de preservação da natureza está voltada muito para a questão do indígena.

Para você saber mais:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete as imagens para os alunos, e peça que eles façam uma leitura de imagens. A proposta aqui é o aluno compreender a forma de relação entre as imagens.

  • Imagem 1: mostra a devastação de uma mata ciliar onde as margens do rio ficam sem a vegetação original
  • Imagem 2: uma moça de origem indígena, que está de certa forma brincando na chuva.
  • Imagem 3: Chico Mendes, brasileiro nascido no Acre e que viveu da extração da borracha, foi morto por ser contra a devastação comercial da floresta Amazônica.
  • Imagem 4: mostra o trabalho de corte de árvores feita por motosserras.

Inicialmente, os alunos poderão fazer uma reflexão simplista que a indígena e Chico Mendes são contra a devastação da natureza, e que isso os afetaria de alguma forma. Porém, a ideia aqui é ir além, é retomar que as ideias contrárias a devastação do meio ambiente são defendidas a séculos pelos povos indígenas, e que Chico Mendes também defendia o uso consciente dos recursos naturais. Para isso levanta alguns questionamentos:

  • Como seria possível preservar o ambiente desmatado na Imagem 1?
  • A imagem 4 mostra uma prática que interfere na natureza de que forma?
  • De forma os ensinamentos indígenas podem contribuir para a conscientização da necessidade de preservar o meio ambiente?
  • Assim como Chico Mendes, você já ouviu falar de outras pessoas que defendem o uso consciente da natureza?

Como adequar à sua realidade: é possível levar os alunos ao laboratório de informática para que eles pesquisem sobre como se dá a preservação ambiental e a destruição dos recursos naturais na região onde a escola se localiza. A questão é levar o aluno a refletir que a preservação não é apenas uma questão da Amazônia, mas também do Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Mata dos cocais, mangues, e outros.

Problematização - parte 1 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. Peça que alguns alunos façam a leitura dos tópicos.

  • Explore a questão da desvalorização dos saberes indígenas ancestrais sobre como viver daquilo que a natureza proporciona sem afetar o ciclo de renovação das plantas, solo e água.
  • Levanta a questão da observação das condições climáticas e da época da floração de cada espécie vegetal para assim determinar seus rituais e modos de vida.
  • Outra questão que deve ser considerada é a desvalorização das tradições. Uma forma de demonstrar essa desvalorização é chamar as tradições de lendas, pois significa que são histórias fantásticas produzidas pelos indígenas. O aluno deve refletir que essas histórias são chamadas de mito, pois se tratam de uma narrativa tradicional que tem a função de explicar algo. Para ilustrar isso melhor, imprima o texto complementar - O mito do guaraná, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RaJsKTBHPxVFeJmJCJSmyBsbprFMZTWtmhxuyaXvJWGaqcdaynAuxSEvsAgW/his5-09und10-o-mito-do-guarana.pdf. Durante a leitura do texto busque elementos que reforcem o respeito à natureza e como os indígenas revelam os detalhes naturais.

Como adequar à sua realidade: há uma grande quantidade de mitos indígenas que explicam bem a sua relação com a natureza. É possível disponibilizar um tempo para consulta em sites da internet, ou ainda, levar os alunos a buscarem essas informações com familiares ou pessoas mais velhas da comunidade.

Para você saber mais:

Problematização - parte 2 select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos, peça que alguns alunos façam a leitura dos tópicos.

  • O primeiro tópico é uma fala de Chico Mendes questionando sobre a divisão das terras indígenas para grande agropecuaristas, e para a construção de hidrelétricas. Essa frase enfatiza que esses povos vivem em harmonia com a floresta, e devem ser respeitados.
  • Na floresta Amazônica, principalmente na região do Acre, há a denominação dos chamados povos da floresta, que são os seringueiros (vivem da extração da seiva da seringueira, o látex); os castanheiros (vivem da extração de castanhas e outros frutos da floresta) e os ribeirinhos (vivem da pesca nos rios da região). Esses povos por dependerem economicamente da floresta tiveram que aprender a observar seu ritmo, e isso veio muito com o convívio com povos indígenas da região. Houve aí um intercâmbio cultural que rendeu frutos importantes na questão de conservação do meio ambiente.
  • Chico Mendes foi um importante líder seringalista do Acre, ganhou repercussão nacional ao questionar o governo sobre as questões de conservação da Floresta Amazônica. Após sua morte em 1988, a luta ainda continua. O Instituto Chico Mendes fundado em sua homenagem desenvolve projetos de conservação ambiental entre os povos da floresta. Em 2009, foi lançado um livro sobre o início da história de Chico Mendes, com ilustrações de Ziraldo, Chico vira Chiquinho um garoto esperto que escuta a natureza.

O livro pode ser baixado em vários sites da internet. Mas pode ser acessado com esse link: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.

Para complementar a aula é possível o site baixar o livro e fazer uma leitura coletiva com ele projetado em sala de aula, ou ainda providenciar sua impressão para que os alunos possam ler toda a história. Será muito divertido!

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Tome como ideia o livro da história de Chico Mendes, e outros personagens criados para charges. Os alunos irão construir pequenas histórias em quadrinhos, podem ser tirinhas, onde o personagem principal tem essa consciência de viver respeitando o tempo da natureza e preservando costumes locais.

Para desenvolver essa pequena história o aluno irá levar em consideração o bioma da localidade onde vive: cerrado, mata atlântica, pampas, campos, mata de cocais, manguezais, entre outros.

As tirinhas podem ser produzidas por grupos de até 4 alunos.

É importante que o personagem principal seja uma criança!

Para você saber mais:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI09 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: projetor, computador, material impresso (texto complementar e livro), folha A4, lápis de cor.

Material complementar:

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: projete o slide para os alunos, ou faça a leitura do objetivo. Se for necessário leia mais uma vez. A proposta aqui é causar um desconforto no aluno sobre a questão ambiental. Questiona os alunos se eles concordam com a afirmação.

Muitos alunos vão relutar e dizer que as questões ambientais de conservação da Amazônia, por exemplo, só envolvem os povos indígenas porque eles moram lá. Ou ainda, que muitos povos indígenas sequer sabem o que cuidar da natureza, pois exploram tudo que ela produz.

De outro lado, haverá alunos que dirão que realmente a questão de preservação da natureza está voltada muito para a questão do indígena.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: projete as imagens para os alunos, e peça que eles façam uma leitura de imagens. A proposta aqui é o aluno compreender a forma de relação entre as imagens.

  • Imagem 1: mostra a devastação de uma mata ciliar onde as margens do rio ficam sem a vegetação original
  • Imagem 2: uma moça de origem indígena, que está de certa forma brincando na chuva.
  • Imagem 3: Chico Mendes, brasileiro nascido no Acre e que viveu da extração da borracha, foi morto por ser contra a devastação comercial da floresta Amazônica.
  • Imagem 4: mostra o trabalho de corte de árvores feita por motosserras.

Inicialmente, os alunos poderão fazer uma reflexão simplista que a indígena e Chico Mendes são contra a devastação da natureza, e que isso os afetaria de alguma forma. Porém, a ideia aqui é ir além, é retomar que as ideias contrárias a devastação do meio ambiente são defendidas a séculos pelos povos indígenas, e que Chico Mendes também defendia o uso consciente dos recursos naturais. Para isso levanta alguns questionamentos:

  • Como seria possível preservar o ambiente desmatado na Imagem 1?
  • A imagem 4 mostra uma prática que interfere na natureza de que forma?
  • De forma os ensinamentos indígenas podem contribuir para a conscientização da necessidade de preservar o meio ambiente?
  • Assim como Chico Mendes, você já ouviu falar de outras pessoas que defendem o uso consciente da natureza?

Como adequar à sua realidade: é possível levar os alunos ao laboratório de informática para que eles pesquisem sobre como se dá a preservação ambiental e a destruição dos recursos naturais na região onde a escola se localiza. A questão é levar o aluno a refletir que a preservação não é apenas uma questão da Amazônia, mas também do Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Mata dos cocais, mangues, e outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos. Peça que alguns alunos façam a leitura dos tópicos.

  • Explore a questão da desvalorização dos saberes indígenas ancestrais sobre como viver daquilo que a natureza proporciona sem afetar o ciclo de renovação das plantas, solo e água.
  • Levanta a questão da observação das condições climáticas e da época da floração de cada espécie vegetal para assim determinar seus rituais e modos de vida.
  • Outra questão que deve ser considerada é a desvalorização das tradições. Uma forma de demonstrar essa desvalorização é chamar as tradições de lendas, pois significa que são histórias fantásticas produzidas pelos indígenas. O aluno deve refletir que essas histórias são chamadas de mito, pois se tratam de uma narrativa tradicional que tem a função de explicar algo. Para ilustrar isso melhor, imprima o texto complementar - O mito do guaraná, disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RaJsKTBHPxVFeJmJCJSmyBsbprFMZTWtmhxuyaXvJWGaqcdaynAuxSEvsAgW/his5-09und10-o-mito-do-guarana.pdf. Durante a leitura do texto busque elementos que reforcem o respeito à natureza e como os indígenas revelam os detalhes naturais.

Como adequar à sua realidade: há uma grande quantidade de mitos indígenas que explicam bem a sua relação com a natureza. É possível disponibilizar um tempo para consulta em sites da internet, ou ainda, levar os alunos a buscarem essas informações com familiares ou pessoas mais velhas da comunidade.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: projete esse slide para os alunos, peça que alguns alunos façam a leitura dos tópicos.

  • O primeiro tópico é uma fala de Chico Mendes questionando sobre a divisão das terras indígenas para grande agropecuaristas, e para a construção de hidrelétricas. Essa frase enfatiza que esses povos vivem em harmonia com a floresta, e devem ser respeitados.
  • Na floresta Amazônica, principalmente na região do Acre, há a denominação dos chamados povos da floresta, que são os seringueiros (vivem da extração da seiva da seringueira, o látex); os castanheiros (vivem da extração de castanhas e outros frutos da floresta) e os ribeirinhos (vivem da pesca nos rios da região). Esses povos por dependerem economicamente da floresta tiveram que aprender a observar seu ritmo, e isso veio muito com o convívio com povos indígenas da região. Houve aí um intercâmbio cultural que rendeu frutos importantes na questão de conservação do meio ambiente.
  • Chico Mendes foi um importante líder seringalista do Acre, ganhou repercussão nacional ao questionar o governo sobre as questões de conservação da Floresta Amazônica. Após sua morte em 1988, a luta ainda continua. O Instituto Chico Mendes fundado em sua homenagem desenvolve projetos de conservação ambiental entre os povos da floresta. Em 2009, foi lançado um livro sobre o início da história de Chico Mendes, com ilustrações de Ziraldo, Chico vira Chiquinho um garoto esperto que escuta a natureza.

O livro pode ser baixado em vários sites da internet. Mas pode ser acessado com esse link: http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/wps/wcm/connect/f275bb8040cbe896baa0fa9f690f3b4c/Livro+-+A+historia+de+Chiquinho.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em 23 de abril de 2019.

Para complementar a aula é possível o site baixar o livro e fazer uma leitura coletiva com ele projetado em sala de aula, ou ainda providenciar sua impressão para que os alunos possam ler toda a história. Será muito divertido!

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Tome como ideia o livro da história de Chico Mendes, e outros personagens criados para charges. Os alunos irão construir pequenas histórias em quadrinhos, podem ser tirinhas, onde o personagem principal tem essa consciência de viver respeitando o tempo da natureza e preservando costumes locais.

Para desenvolver essa pequena história o aluno irá levar em consideração o bioma da localidade onde vive: cerrado, mata atlântica, pampas, campos, mata de cocais, manguezais, entre outros.

As tirinhas podem ser produzidas por grupos de até 4 alunos.

É importante que o personagem principal seja uma criança!

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Registros da história: linguagens e culturas do 5º ano :

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano