Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF06GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula, o principal objetivo é trabalhar com os alunos o problema das ilhas de calor que atingem a maioria das grandes e médias cidades brasileiras. A ideia é compreender suas causas e as consequências que atingem diretamente a qualidade de vida nas cidades.
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite e atividade impressa.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBc363Wd7mkg5cCMh4gnStR95x743yGSHZarEGZQa9Japart7hyH8rFQDsyT/geo6-07und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Gabarito da atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yph8XuH6NytHvsAY7U4JmV77xBezMuQyzQ3hvrU2V8YJd42WpKJHGU3dertp/geo6-07und04-acao-propositiva-gabarito-da-atividade.pdf
Imagens e textos da aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xTD96wxwnYzvm8ckPbjdvSBFq892eevJz4FVEH4DpFpJE7Rr5exQ8T22PyW9/geo6-07und04-imagens-e-textos-do-plano.pdf
Para você saber mais:
O que são ilhas de calor? - Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244 - Acesso: 21/02/2019
A influência da vegetação sobre o clima - Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/a-influencia-vegetacao-sobre-clima.htm - Acesso em: 21/02/2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Pergunte a definição de ilha para a sala. Após a resposta, contextualize o conceito de ilha (isolada) com o tema da aula “ilhas de calor”: diga aos alunos que o termo ilhas de calor refere-se à pontos isolados da cidade que são mais quentes. Fale que durante a aula eles entenderão as causas e consequências desse termo.
Para você saber mais:
Ilha, o que é - Disponível em: https://conceitos.com/ilha/ - Acesso em 21/02/2019
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, é necessário que seja feita a definição de ilhas de calor. Para isso, projete a imagem do slide e conduza a seguintes perguntas para os alunos:
- O que é possível observar no gráfico?
Espera-se que os alunos compreendam que na cidade as temperaturas tendem a ser mais altas, e em áreas rurais, parques e em bairros residenciais a temperatura é mais baixa em relação à cidade.
- O que significa o termo ilhas de calor com base no gráfico.
É possível notar que o termo está associado a áreas mais quentes dentro do município.
- Qual a relação entre a cobertura vegetal e as ilhas de calor?
Para a definição do termo, o foco será a cobertura vegetal. Na próxima etapa da aula os alunos compreenderão melhor outras causas para a formação de ilhas de calor. Espera-se que, através do gráfico, os alunos consigam perceber que, onde há cobertura vegetal, a temperatura tende a ser menor.
- Por que a cobertura vegetal é importante para diminuir a temperatura?
Essa pergunta é mais desafiadora, talvez haja a necessidade do próprio professor respondê-la, porém, questione os alunos em relação a fotossíntese e ao gás que é absorvido pelas plantas neste processo. No caso, o gás carbônico absorvido é um dos gases que quando presentes na atmosfera seguram o calor, logo, as plantas ao absorvê-lo tornam os locais mais frescos.
Para finalizar essa etapa, resuma o termo para os alunos com as respostas que foram dadas.
Para você saber mais:
- Ilhas de Calor: O que são e quais estratégias para diminuir seus efeitos. Disponível em: https://sustentarqui.com.br/o-que-sao-ilhas-de-calor/ - Acesso em 21/02/2019
- Fotossíntese. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fotossintese/ - Acesso: 28/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete a imagem escreva no quadro a seguinte pergunta: Com base na imagem e nos textos, quais são as outras possíveis causas das ilhas de calor?
Peça para os alunos se reunirem em grupos de 4 a 5 integrantes para discutirem a questão. Distribua uma folha sulfite para cada grupo. Oriente que os grupos devem observar o desenho do slide e identificar uma causa para as ilhas de calor que não seja a falta da cobertura vegetal. É provável que alguns grupos identifiquem causas iguais: construções, asfalto, poluição atmosférica.
Os alunos deverão colar no quadro as folhas de sulfite com suas respectivas causas.
Após esse momento, questione os alunos da razão de terem escolhido essas causas:
- construções: quanto mais construções, menos área verde
- asfalto: o material do asfalto é quente e impede que a água penetre no solo, fazendo com que ela evapore muito mais rápido dando a sensação de temperatura mais alta.
- poluição: as partículas de poluição prendem o calor na cidade, quanto mais poluído, mais quente.
Para você saber mais:
- Ilhas de calor em centros urbanos. Disponível em: http://www.dsr.inpe.br/DSR/educacao/uso-escolar-sensoriamento-remoto/material-didatico-ano-anterior/arquivos/19-ilhas-de-calor.pdf Acesso: 21/02/2019
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Mantenha os alunos nos mesmos grupos. Imprima e entregue uma folha para cada grupo da atividade que deverão fazer. A atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jBc363Wd7mkg5cCMh4gnStR95x743yGSHZarEGZQa9Japart7hyH8rFQDsyT/geo6-07und04-acao-propositiva-atividade.pdf
Nesta atividade, os alunos encontraram dois exercícios: no primeiro, o grupo deve identificar quais são as maneiras de diminuir os efeitos das ilhas de calor dentre várias opções relacionadas à problemas urbanos. Em seguida, na segunda atividade, o grupo deve identificar cada uma das opções que encontrou através das definições do conceito dessas soluções.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após os grupos discutirem e resolverem a atividade, entregue uma folha de sulfite para cada grupo e peça para que eles escolham uma das opções da Atividade proposta na Ação Propositiva e façam um desenho que represente a opção desenhada. Oriente os alunos para compartilharem os desenhos que encontraram. Faça a mediação da discussão das respostas, pedindo para os grupos justificarem suas escolhas. Aproveite este momento de sistematização, para explicar algumas maneiras que podem não ter ficado claras para os alunos.
Material complementar
O gabarito da atividade está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Yph8XuH6NytHvsAY7U4JmV77xBezMuQyzQ3hvrU2V8YJd42WpKJHGU3dertp/geo6-07und04-acao-propositiva-gabarito-da-atividade.pdf