17352
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Consumidores de energia elétrica no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar diferentes tipos de consumidores de energia elétrica no Brasil, usando suas atividades como exemplo.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis de cor e atividade do plano

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDhXNFrZG23zK9TxfxS2YGHJ6xAxYA7cbvAA4qR8MFBpfTca3XHkBQ8wk4V3/geo5-07und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/formas-de-energia acesso em 7 de março de 2019

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par1_cap2.pdf acesso em: 7 de março de 2019

http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/planejamento-energetico-e-a-epe acesso em: 7 de março de 2019

http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-303/topico-419/BEN2018__Int.pdf acesso em: 7 de março de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Oriente os alunos que existem diferentes consumidores de energia elétrica usando um exemplo do cotidiano deles, como: o caderno de vocês é feito em uma indústria, esta indústria consome energia elétrica? Será que tem lâmpadas acesas na indústria? E computadores? Isso gasta energia elétrica?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o uso de energia no dia a dia deles, pergunte: “Todas as atividades que vocês realizam consomem energia elétrica? Quais têm consumo? Quais não têm?”, “Agora vocês estão consumindo energia elétrica?”. Então já foram identificados três tipo de de consumidores a indústria, na fabricação do caderno; o comércio, pela manchete e os alunos pelas atividades que eles realizam no dia a dia, os demais consumidores serão introduzidos na ação propositiva.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Diga aos alunos que nós somos consumidores de energia elétrica mas este consumo não é contado individualmente e sim por residências. Então pergunte: “Na residência de vocês o consumo de quantas pessoas é contabilizado?” e “E você acha que o consumo tem relação com o número de pessoas ou com as atividades que cada pessoa realiza?”. Leia a pergunta do slide com os alunos.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para se sentarem em duplas. Distribua uma atividade por dupla, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDhXNFrZG23zK9TxfxS2YGHJ6xAxYA7cbvAA4qR8MFBpfTca3XHkBQ8wk4V3/geo5-07und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Deixe-os fazendo a atividade por 10 minutos, nos outros 5 minutos pergunte: “Vocês conhecem todos os tipos de consumidores da lista?”, “Vocês sabiam que todas estas atividades gastavam energia?” e “Algum tipo de consumidor não apareceu nas imagens? Quais?”.

Perceba que nem todas as imagens de atividades apresentam consumo de energia elétrica uma vez que o objetivo da atividade é que o aluno identifique as atividades que têm consumo de energia elétrica.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Oriente-os a lerem a descrição de cada consumidor na folha da atividade da ação propositiva, para terem ideias para os desenhos. Peça aos alunos que coloquem o título na atividade: “Alguns consumidores de energia”. Deixe-os desenhando por 10 minutos. Enquanto eles estiverem desenhando copie a lista de consumidores da atividade da ação propositiva no quadro. Então peça para eles prestarem atenção na lista pois eles vão ajudar a completá-la. Peça para cada dupla, uma de cada vez, citar uma atividade que ocorre em um tipo de consumidor que gaste energia elétrica, dê o exemplo: na refinaria para separar as partes do petróleo (gasolina) é preciso usar equipamentos que usam energia elétrica. Escreva no quadro, na frente do setor energético, separação do petróleo.

Como adequar à sua realidade: Os desenhos podem ser feitos em folha avulsa ou no próprio caderno dos alunos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis de cor e atividade do plano

Material complementar:

Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDhXNFrZG23zK9TxfxS2YGHJ6xAxYA7cbvAA4qR8MFBpfTca3XHkBQ8wk4V3/geo5-07und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/formas-de-energia acesso em 7 de março de 2019

http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par1_cap2.pdf acesso em: 7 de março de 2019

http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/planejamento-energetico-e-a-epe acesso em: 7 de março de 2019

http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-303/topico-419/BEN2018__Int.pdf acesso em: 7 de março de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Oriente os alunos que existem diferentes consumidores de energia elétrica usando um exemplo do cotidiano deles, como: o caderno de vocês é feito em uma indústria, esta indústria consome energia elétrica? Será que tem lâmpadas acesas na indústria? E computadores? Isso gasta energia elétrica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre o uso de energia no dia a dia deles, pergunte: “Todas as atividades que vocês realizam consomem energia elétrica? Quais têm consumo? Quais não têm?”, “Agora vocês estão consumindo energia elétrica?”. Então já foram identificados três tipo de de consumidores a indústria, na fabricação do caderno; o comércio, pela manchete e os alunos pelas atividades que eles realizam no dia a dia, os demais consumidores serão introduzidos na ação propositiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Diga aos alunos que nós somos consumidores de energia elétrica mas este consumo não é contado individualmente e sim por residências. Então pergunte: “Na residência de vocês o consumo de quantas pessoas é contabilizado?” e “E você acha que o consumo tem relação com o número de pessoas ou com as atividades que cada pessoa realiza?”. Leia a pergunta do slide com os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para se sentarem em duplas. Distribua uma atividade por dupla, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDhXNFrZG23zK9TxfxS2YGHJ6xAxYA7cbvAA4qR8MFBpfTca3XHkBQ8wk4V3/geo5-07und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Deixe-os fazendo a atividade por 10 minutos, nos outros 5 minutos pergunte: “Vocês conhecem todos os tipos de consumidores da lista?”, “Vocês sabiam que todas estas atividades gastavam energia?” e “Algum tipo de consumidor não apareceu nas imagens? Quais?”.

Perceba que nem todas as imagens de atividades apresentam consumo de energia elétrica uma vez que o objetivo da atividade é que o aluno identifique as atividades que têm consumo de energia elétrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Leia o slide com os alunos. Oriente-os a lerem a descrição de cada consumidor na folha da atividade da ação propositiva, para terem ideias para os desenhos. Peça aos alunos que coloquem o título na atividade: “Alguns consumidores de energia”. Deixe-os desenhando por 10 minutos. Enquanto eles estiverem desenhando copie a lista de consumidores da atividade da ação propositiva no quadro. Então peça para eles prestarem atenção na lista pois eles vão ajudar a completá-la. Peça para cada dupla, uma de cada vez, citar uma atividade que ocorre em um tipo de consumidor que gaste energia elétrica, dê o exemplo: na refinaria para separar as partes do petróleo (gasolina) é preciso usar equipamentos que usam energia elétrica. Escreva no quadro, na frente do setor energético, separação do petróleo.

Como adequar à sua realidade: Os desenhos podem ser feitos em folha avulsa ou no próprio caderno dos alunos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano