Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis de cor e atividade do plano
Material complementar:
Atividade da ação propositiva disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDhXNFrZG23zK9TxfxS2YGHJ6xAxYA7cbvAA4qR8MFBpfTca3XHkBQ8wk4V3/geo5-07und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
http://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/formas-de-energia acesso em 7 de março de 2019
http://www2.aneel.gov.br/arquivos/pdf/atlas_par1_cap2.pdf acesso em: 7 de março de 2019
http://epe.gov.br/pt/abcdenergia/planejamento-energetico-e-a-epe acesso em: 7 de março de 2019
http://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-303/topico-419/BEN2018__Int.pdf acesso em: 7 de março de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Oriente os alunos que existem diferentes consumidores de energia elétrica usando um exemplo do cotidiano deles, como: o caderno de vocês é feito em uma indústria, esta indústria consome energia elétrica? Será que tem lâmpadas acesas na indústria? E computadores? Isso gasta energia elétrica?
Contextualização
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre o uso de energia no dia a dia deles, pergunte: “Todas as atividades que vocês realizam consomem energia elétrica? Quais têm consumo? Quais não têm?”, “Agora vocês estão consumindo energia elétrica?”. Então já foram identificados três tipo de de consumidores a indústria, na fabricação do caderno; o comércio, pela manchete e os alunos pelas atividades que eles realizam no dia a dia, os demais consumidores serão introduzidos na ação propositiva.
Problematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Diga aos alunos que nós somos consumidores de energia elétrica mas este consumo não é contado individualmente e sim por residências. Então pergunte: “Na residência de vocês o consumo de quantas pessoas é contabilizado?” e “E você acha que o consumo tem relação com o número de pessoas ou com as atividades que cada pessoa realiza?”. Leia a pergunta do slide com os alunos.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos para se sentarem em duplas. Distribua uma atividade por dupla, disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sDhXNFrZG23zK9TxfxS2YGHJ6xAxYA7cbvAA4qR8MFBpfTca3XHkBQ8wk4V3/geo5-07und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf. Deixe-os fazendo a atividade por 10 minutos, nos outros 5 minutos pergunte: “Vocês conhecem todos os tipos de consumidores da lista?”, “Vocês sabiam que todas estas atividades gastavam energia?” e “Algum tipo de consumidor não apareceu nas imagens? Quais?”.
Perceba que nem todas as imagens de atividades apresentam consumo de energia elétrica uma vez que o objetivo da atividade é que o aluno identifique as atividades que têm consumo de energia elétrica.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Leia o slide com os alunos. Oriente-os a lerem a descrição de cada consumidor na folha da atividade da ação propositiva, para terem ideias para os desenhos. Peça aos alunos que coloquem o título na atividade: “Alguns consumidores de energia”. Deixe-os desenhando por 10 minutos. Enquanto eles estiverem desenhando copie a lista de consumidores da atividade da ação propositiva no quadro. Então peça para eles prestarem atenção na lista pois eles vão ajudar a completá-la. Peça para cada dupla, uma de cada vez, citar uma atividade que ocorre em um tipo de consumidor que gaste energia elétrica, dê o exemplo: na refinaria para separar as partes do petróleo (gasolina) é preciso usar equipamentos que usam energia elétrica. Escreva no quadro, na frente do setor energético, separação do petróleo.
Como adequar à sua realidade: Os desenhos podem ser feitos em folha avulsa ou no próprio caderno dos alunos.