Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha de sulfite, lápis de colorir.
Material complementar: Impressão dos documentos:
- Cristo Redentor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fW2eJxq7akVAJfpMNztABpmnwzHAneQXs6a4YbtAn9QqMtDyAyHRGav9yT9f/his5-07und09-problematizacao-cristo-redentor.pdf
Para você saber mais: Pirâmides Maias: Disponível em< https://www.suapesquisa.com/historia/piramides_maias.htm>Acesso em 20/02/2019.
Civilizações Perdidas, Pirâmides e Incríveis Ruínas Ciclópicas do Brasil e da América do Sul: Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=Lt50UsdvEcI >Acesso em 21/02/2019.
O que é patrimônio cultural brasileiro, disponível em <http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes/detalhes/75 > Acesso em 27/02/2019.
Esfinges, disponível em< https://www.infoescola.com/mitologia/esfinge/ > Acesso em 27/02/2019.
Elevador Lacerda. Disponível em< http://www.pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/elevador-lacerda/ > Acesso em 07/03/2019.
A história do Cristo Redentor. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lM00g1ZpE8k > Acesso em 07/03/2019.
Mercado Ver-o-peso. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=WDPsf8TD1CM > Acesso em 07/03/2019.
Arqueologia Maia. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1009200001.htm > Acesso em 07/03/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: O objetivo desse plano é que os alunos reconheçam alguns dos patrimônios da humanidade como marcos de memória e patrimônios culturais.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após explicar o objetivo da aula, projete esse slide e peça aos alunos para que desenhem um lugar muito incrível que eles já visitaram. Dê como exemplo uma construção, uma praça, ruínas, um monumento, uma feira e oriente para que desenhem na folha de sulfite com o máximo de detalhe possível.
Peça para os alunos apresentarem seus desenhos para a turma e dizerem o que esse lugar representa, sua importância e por que escolheram esse lugar. Em seguida, oriente para que eles responda essas perguntas no verso da folha. Assim terão uma representação de um passeio e o registro de sua percepção.
Para você saber mais: Elevador Lacerda. Disponível em< http://www.pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/elevador-lacerda/ > Acesso em 07/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete esse slide aos alunos, apresentando alguns dos patrimônios culturais do Brasil. O Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, é considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. No item para saber mais você pode acessar o vídeo sobre a história do Cristo Redentor.
O conjunto paisagístico e arquitetônico que envolve o mercado Ver-o-peso, em Belém no Pará, abriga uma riquíssima culinária e manifestações culturais.
Há também alguns patrimônios culturais do mundo, como a Esfinge no Egito, que significava poder. Esclareça aos alunos que existem esfinges egípcias e as gregas. A representada aqui é egípcia. No item para saber mais você pode acessar o link que diferencia as esfinges.
Por fim, o slide contém a imagem do Templo I, em Tikal, na Guatemala, construído entre 682–734 d.C.
Explique aos alunos a definição de patrimônio cultural: ”O Patrimônio Cultural Brasileiro nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o seu patrimônio cultural. O patrimônio de cada comunidade é importante na formação da identidade de todos os brasileiros. O conjunto de bens considerados de interesse público quer por sua vinculação a fatos memoráveis da História do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico, são denominados Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.” Trecho retirado da página do IPHAN.
A partir do desenho dos alunos, peça a eles que relacionem seus desenhos com os patrimônios desse slide. Como esses patrimônios foram construídos? Quem os construiu? Foram da mesma forma que você fez seu desenho? Individual ou coletivamente? A partir de sua memória? É a memória de uma única pessoa? Como uma sociedade consegue construir uma memória, sendo ela coletiva ?
A partir desse levantamento de hipóteses peça para que os alunos registrem e em seguida divida-os em quatro grupos. Cada grupo receberá um tema.
- Cristo Redentor: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fW2eJxq7akVAJfpMNztABpmnwzHAneQXs6a4YbtAn9QqMtDyAyHRGav9yT9f/his5-07und09-problematizacao-cristo-redentor.pdf
Peça para os alunos realizarem a leitura para explicar aos colegas as principais informações.
Para você saber mais: O que é patrimônio cultural brasileiro, disponível em <http://portal.iphan.gov.br/perguntasFrequentes/detalhes/75 > Acesso em 27/02/2019.
A história do Cristo Redentor. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=lM00g1ZpE8k > Acesso em 07/03/2019.
Esfinges, disponível em< https://www.infoescola.com/mitologia/esfinge/ > Acesso em 27/02/2019.
O mercado Ver-o-Peso. Dispnível em <https://www.youtube.com/watch?v=WDPsf8TD1CM&t=1771s > Acesso em 07/03/2019.
Arqueologia Maia. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1009200001.htm > Acesso em 07/03/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: É importante que os alunos reconheçam que essas representações fazem parte da construção coletiva, da memória de um povo. E que essas obras como o Cristo Redentor, o Mercado Ver-o-peso, as Esfinges do Egito, as ruínas na Guatemala são resultados de uma memória coletiva, de uma sociedade e devem ser preservadas para garantir que cheguem as gerações futuras.
Nesse momento cada aluno irá socializar cada obra estudada e a sua importância para a memória de um grupo social.
Perguntas norteadoras podem ser: Onde fica, como foi construída, quem construiu, por que foram construídas, qual a importância desses marcos para a cultura do povo que os mantém. Qual a importância dessas obras para a manutenção da memória de um povo? Sem essas obras e sua preservação seria possível sabermos como os povos que viveram antes de nós viviam?
Para você saber mais: Esfinges, disponível em< https://www.infoescola.com/mitologia/esfinge/ > Acesso em 27/02/2019.