Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO8) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A turma deverá ser dividia em quatro grupos.
Materiais necessários: 8 garrafas pet (duas por grupo), tesoura, palito, tecido fino com poros, areia, terra e água. Caso queira fazer apenas uma composteira, substitua às garrafas pet por uma caixa.
Materiais complementares:
Passo a passo para fazer a composteira: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zCkymknpBAdJ9Q5BD2mtqQ4pSEbky43MjE3CmdxGU4cQmJxD6uZtwe8sSTcY/geo3-08und05-acao-propositiva-passo-a-passo-para-fazer-uma-mini-composteira.pdf
Para você saber mais:
COSTA, A. P; SILVA, W. C. M. Compostagem como recurso metodológico para o ensino de ciências naturais e geografia no ensino fundamental. Cajazeiras. PB: [s.n], 2011.
PEREIRA, M. S. et al. Compostagem na escola. In: PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, 1., 2012, Manaus. Anais... Manaus v. 1, n. 1, 2012.
http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html acesso em 08/03/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Faça os alunos refletirem sobre a pergunta do slide, de modo a conduzir a reflexão na direção das diferentes formas de utilizar o lixo como algo útil no nosso dia a dia.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Fale com os alunos a respeito de cada tipo de resíduo citado acima e suas formas de descartes, pergunte se há outras formas de descarte e reaproveitamento?
Para saber mais:
“Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.”
Fonte: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/catadores-de-materiais-reciclaveis/reciclagem-e-reaproveitamento.html> Acesso em 08/03/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Conduza uma conversa com o alunos. Fale que em muitos lugares do Brasil encontramos às lixeiras abarrotadas de lixo que se quer foram separados mas a reciclagem de materiais vem sendo cada vez mais inserida no dia-a-dia da nossa sociedade. Faça às seguintes perguntas: Qual a importância de fazer a coleta seletiva? Que riscos corremos com a falta da coleta seletiva? Que utilidade podemos dar para o lixo orgânico?
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Divida a turma em quatro grupos, para construir a composteira. Fale com os alunos que composteira é um sistema onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo de ótima qualidade através do processo de decomposição desses resíduos.
Entregue aos alunos o passo a passo para a construção da composteira, peça os que leiam as instruções antes de começar. Para evitar acidentes às garrafas pet já devem estar cortadas e furadas.
Materiais complementares:
Como adequar à sua realidade: Caso tenha espaço na sua escola, faça a composteira em um canteiro. O composto produzido pelos alunos servirá para ajudar no plantio de sementes futuramente, rendendo mais uma aula, ajudará no plantio do canteiro da escola ou os alunos podem levar o composto para casa para plantar.
Para saber mais: Biofertilizante ou Chorume? http://compostcheira.eco.br/biofertilizante-ou-chorume/ acesso: 27/04/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Um representante de cada grupo deverá escrever no varal do conhecimento o que mais gostou de aprender durante a aula e qual foi a finalidade encontrada para o lixo orgânico.