17257
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Circulação de pessoas, produtos e culturas

Plano de aula - As migrações internas no Brasil e a busca por riquezas: o garimpo de Serra Pelada

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre As migrações internas no Brasil e a busca por riquezas: o garimpo de Serra Pelada

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Nicolau Nogueira Barbosa Nunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, marcador para quadro, projetor digital, tablets ou notebooks ou celulares ou material impresso, material reutilizável garrafas pet, tampinhas, papel cartão colorido, EVA, cola, tesouras, papel crepom, palitos para churrasco, barbante, pedaço de madeira laminada, papelão, papel laminado dourado, tintas de cores diversas.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MQRBvTWQppMy5EQuV6HYqJBpr37zwKC4ER3RyesZm3sAC3qezQzYJV7AETHk/his4-10und07-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HQpkS5paeErkxtk8sYPgB7S5Ds26DvMfDVySwSttpm3e7HUFbxzjHaxGF5u4/his4-10und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Este filme é um documentário muito completo, um material riquíssimo que apresenta dados históricos, aspectos econômicos, como era a organização do trabalho no garimpo, a vida dos garimpeiros, apresenta entrevistas históricas, enfim, um material excelente em vídeo para compreensão de todos os aspectos que envolviam o garimpo de Serra Pelada:

https://www.youtube.com/watch?v=mSDh86t2nG0&t=1368s Acesso em 08 de Abril de 2019. (Atenção: este material não deve ser usado com os alunos, visto conter conteúdos inapropriados à faixa etária dos mesmos).

Neste link encontra-se um artigo com um histórico das migrações internas no Brasil.

https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/download/1027/841 Acesso em 09 de Abril de 2019.

Nestes links, seguem orientações sobre a construção de maquetes e dioramas.

https://conceitos.com/diorama/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

https://www.estudokids.com.br/como-fazer-uma-maquete-escolar/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para os alunos. Peça que um aluno faça a leitura do mesmo em voz alta para a sala e converse com os alunos sobre o objetivo:

  • O que vocês entenderam do que o colega leu?
  • O que vamos trabalhar nesta aula?
  • Todos sabem o que é um garimpo?
  • Já ouviram falar do garimpo de Serra Pelada? (Foi o maior garimpo a céu aberto do mundo).
  • Será que muitas pessoas migraram para lá?
  • Será que todos que migraram ficaram ricos?
  • E o que aconteceu com a região do garimpo? Será que algo mudou?

Para você saber mais:

Neste link encontra-se um artigo com um histórico das migrações internas no Brasil.

https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/download/1027/841 Acesso em 09 de Abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos. Projete a imagem do slide para os alunos e diga que a mesma será relacionada com a atividade a seguir.

Oriente os alunos a navegarem no endereço : https://incrivelhistoria.com.br/sebastiao-salgado-serra-pelada/ (Acesso em 09 de Abril de 2019). Neste endereço encontra-se parte das fotos de Sebastião Salgado sobre Serra Pelada. Para isso providencie o acesso ao portal por tablet, notebook, computadores ou celulares, um para cada grupo. Caso não seja possível, imprima o material do portal, e distribua uma cópia para cada grupo.

Medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • O que é mostrado nas fotos?
  • Como era feito o trabalho?
  • O que podemos concluir sobre as condições de trabalho dos garimpeiros?
  • Que ferramentas eram usadas pelos garimpeiros?
  • As fotos retratam as condições de trabalho no garimpo, dos perigos no trabalho. O que podemos observar nas fotos a esse respeito?
  • No portal vemos que o autor se refere à origem dos migrantes. Qual a relação com o mapa do slide? O que as setas do mapa mostram para nós? (Vieram garimpeiros de todas as regiões) Qual o motivo de deixar a família e ir trabalhar tão longe?
  • Relacionando o termo “morte rotineira” no portal, ao se referir aos trabalhos no garimpo, podemos concluir que todos os migrantes conseguiram voltar para casa?
  • Vocês sabiam que o garimpo de Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo? Fontes contam que, no auge da febre do ouro chegou a ter 120.000 homens trabalhando juntos lá? De Serra Pelada foram retiradas pelos garimpeiros cerca de 50 toneladas de ouro e vemos também que a imensa montanha se transformou num buraco com 80 metros de profundidade. O que pode ocorrer quando há uma alteração tão drástica do solo? (Desbarrancamentos, erosões, abertura de lençóis freáticos…)
  • Conte para os alunos que a Vale, é uma empresa que detém o poder de exploração sobre todo o minério no solo brasileiro, por concessão do próprio Governo, mas um fato interessante ocorreu em Serra Pelada. O Presidente Figueiredo manteve o garimpo sob exploração dos garimpeiros. Enviou para lá o Coronel Sebastião Curió Rodrigues Moura, que organizava o trabalho nos moldes do Governo e coordenava a venda do ouro extraído para a Caixa Econômica Federal, e depois indenizou a Vale.
  • Esses migrantes ainda permanecem lá trabalhando? O garimpo ainda existe?

Projete a imagem do Lago da Cava para os alunos:

  • Que relação pode ter essa imagem com o assunto que estamos tratando? (É possível que os alunos relacionem, sobretudo se tiverem algum conhecimento da história do garimpo, se a escola estiver localizada no Pará, ou se algum aluno tiver algum parente que tenha trabalhado lá. Caso não relacionem, explique que essa foto é o mesmo local que eles viram no vídeo, pois que o “buraco” aberto pelos garimpeiros com 20 metros de profundidade, resultou no alcance de lençóis freáticos que inundaram o espaço. Conte também que em 1992, o Presidente Fernando Collor, devolveu à Vale o direito de explorar o garimpo e assim terminou a possibilidade de trabalho para os garimpeiros).

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_total_do_lago_da_cava_do_Garimpo_de_Serra_Pelada.jpg Acesso em 09 de Abril de 2019.

Fonte do Mapa: Banco de imagem Nova Escola (adaptada) Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MQRBvTWQppMy5EQuV6HYqJBpr37zwKC4ER3RyesZm3sAC3qezQzYJV7AETHk/his4-10und07-contexto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize no Pará e algum morador próximo ao garimpo possa ir à escola, ou algum aluno tenha parentes que trabalharam lá na década de 80, seria muito interessante uma entrevista.

Para você saber mais:

Nesse link, uma reportagem conta como funcionava o trabalho no garimpo de Serra Pelada: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/serra-pelada.htm Acesso em 08 de Abril de 2019.

Neste endereço, encontramos uma matéria, com fotos de como vivem os garimpeiros que resistiram ao fechamento do garimpo.

https://www.vice.com/pt_br/article/43py9m/os-garimpeiros-da-serra-pelada-esperam-a-volta-dos-tempos-dourados Acesso em 09 de Abril de 2019.

O link a seguir traz uma análise histórica do garimpo de Serra Pelada em contraste com as fotos de Sebastião Salgado.

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/11o-encontro-2017/gt-historia-da-midia-visual/o-201cform igueiro-humano201d-o-garimpo-de-serra-pelada-pelas-fotografias-de-sebastiao-salgado/at_download/file Acesso em 09 de Abril de 2019.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos. Projete a imagem do slide para os alunos e diga que a mesma será relacionada com a atividade a seguir.

Oriente os alunos a navegarem no endereço : https://incrivelhistoria.com.br/sebastiao-salgado-serra-pelada/ (Acesso em 09 de Abril de 2019). Neste endereço encontra-se parte das fotos de Sebastião Salgado sobre Serra Pelada. Para isso providencie o acesso ao portal por tablet, notebook, computadores ou celulares, um para cada grupo. Caso não seja possível, imprima o material do portal, e distribua uma cópia para cada grupo.

Medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • O que é mostrado nas fotos?
  • Como era feito o trabalho?
  • O que podemos concluir sobre as condições de trabalho dos garimpeiros?
  • Que ferramentas eram usadas pelos garimpeiros?
  • As fotos retratam as condições de trabalho no garimpo, dos perigos no trabalho. O que podemos observar nas fotos a esse respeito?
  • No portal vemos que o autor se refere à origem dos migrantes. Qual a relação com o mapa do slide? O que as setas do mapa mostram para nós? (Vieram garimpeiros de todas as regiões) Qual o motivo de deixar a família e ir trabalhar tão longe?
  • Relacionando o termo “morte rotineira” no portal, ao se referir aos trabalhos no garimpo, podemos concluir que todos os migrantes conseguiram voltar para casa?
  • Vocês sabiam que o garimpo de Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo? Fontes contam que, no auge da febre do ouro chegou a ter 120.000 homens trabalhando juntos lá? De Serra Pelada foram retiradas pelos garimpeiros cerca de 50 toneladas de ouro e vemos também que a imensa montanha se transformou num buraco com 80 metros de profundidade. O que pode ocorrer quando há uma alteração tão drástica do solo? (Desbarrancamentos, erosões, abertura de lençóis freáticos…)
  • Conte para os alunos que a Vale, é uma empresa que detém o poder de exploração sobre todo o minério no solo brasileiro, por concessão do próprio Governo, mas um fato interessante ocorreu em Serra Pelada. O Presidente Figueiredo manteve o garimpo sob exploração dos garimpeiros. Enviou para lá o Coronel Sebastião Curió Rodrigues Moura, que organizava o trabalho nos moldes do Governo e coordenava a venda do ouro extraído para a Caixa Econômica Federal, e depois indenizou a Vale.
  • Esses migrantes ainda permanecem lá trabalhando? O garimpo ainda existe?

Projete a imagem do Lago da Cava para os alunos:

  • Que relação pode ter essa imagem com o assunto que estamos tratando? (É possível que os alunos relacionem, sobretudo se tiverem algum conhecimento da história do garimpo, se a escola estiver localizada no Pará, ou se algum aluno tiver algum parente que tenha trabalhado lá. Caso não relacionem, explique que essa foto é o mesmo local que eles viram no vídeo, pois que o “buraco” aberto pelos garimpeiros com 20 metros de profundidade, resultou no alcance de lençóis freáticos que inundaram o espaço. Conte também que em 1992, o Presidente Fernando Collor, devolveu à Vale o direito de explorar o garimpo e assim terminou a possibilidade de trabalho para os garimpeiros).

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_total_do_lago_da_cava_do_Garimpo_de_Serra_Pelada.jpg Acesso em 09 de Abril de 2019.

Fonte do Mapa: Banco de imagem Nova Escola (adaptada) Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MQRBvTWQppMy5EQuV6HYqJBpr37zwKC4ER3RyesZm3sAC3qezQzYJV7AETHk/his4-10und07-contexto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize no Pará e algum morador próximo ao garimpo possa ir à escola, ou algum aluno tenha parentes que trabalharam lá na década de 80, seria muito interessante uma entrevista.

Para você saber mais:

Nesse link, uma reportagem conta como funcionava o trabalho no garimpo de Serra Pelada: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/serra-pelada.htm Acesso em 08 de Abril de 2019.

Neste endereço, encontramos uma matéria, com fotos de como vivem os garimpeiros que resistiram ao fechamento do garimpo.

https://www.vice.com/pt_br/article/43py9m/os-garimpeiros-da-serra-pelada-esperam-a-volta-dos-tempos-dourados Acesso em 09 de Abril de 2019.

O link a seguir traz uma análise histórica do garimpo de Serra Pelada em contraste com as fotos de Sebastião Salgado.

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/11o-encontro-2017/gt-historia-da-midia-visual/o-201cform igueiro-humano201d-o-garimpo-de-serra-pelada-pelas-fotografias-de-sebastiao-salgado/at_download/file Acesso em 09 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Projete o vídeo de Anderson Souza, com o título Serra Pelada - Esperança Dourada para os alunos. https://www.youtube.com/watch?v=4ISVKhl1U6A Acesso em 09/04/2019 e medeie uma conversa sobre o vídeo com os mesmos:

  • O que motivou os migrantes a irem garimpar em Serra Pelada?
  • De onde vieram os migrantes entrevistados?
  • Os ex-garimpeiros falam de sorte. Como era a sorte no garimpo?
  • O que aconteceu com muitos dos que ficaram ricos? Que relação tem a ganância com a fala dos entrevistados?
  • Como ficaram suas famílias, deixadas em outras regiões do Brasil?
  • Como vivem hoje os ex-garimpeiros? O que esperam?
  • Como iniciou a história, como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?
  • Como podemos resumir as consequências dessa migração para os migrantes?

Como vimos no vídeo, muitos não retornaram para seu estado de origem e ainda tem esperança de dias melhores. Também estudamos que o número de pessoas que migraram para Serra Pelada foi muito grande. E quais foram as consequências para o Estado do Pará?

Projete a imagem do mapa do Pará para as crianças e explique a seta indica a região onde está localizado o município de Curionópolis e em seguida, projete o mapa de Curionópolis:

  • Que ligação pode ter o município de Curionópolis com a migração para Serra Pelada?
  • Conte aos alunos que esse município foi formado em decorrência do grande número de migrantes que foram garimpar em Serra Pelada. No contexto dessa aula, nos referimos ao Coronel Sebastião Curió, que a mando do Governo Militar do Presidente Figueiredo, atuou no garimpo, organizando o trabalho para a venda do outro para a Caixa Econômica Federal. Que relação tem esse município com o Sebastião Curió?
  • Conte aos alunos que o nome Curionópolis foi dado em homenagem a Sebastião Curió Rodrigues de Moura, presidente do sindicato do dos garimpeiros, conhecido como Major ou como Coronel Curió que nasceu em 1934, é ex-militar, engenheiro e político, sendo prefeito de Curionópolis de 2000 a março de 2008, sendo cassado por improbidade administrativa ao final do segundo mandato.

Fonte dos mapas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Projete o vídeo de Anderson Souza, com o título Serra Pelada - Esperança Dourada para os alunos. https://www.youtube.com/watch?v=4ISVKhl1U6A Acesso em 09/04/2019 e medeie uma conversa sobre o vídeo com os mesmos:

  • O que motivou os migrantes a irem garimpar em Serra Pelada?
  • De onde vieram os migrantes entrevistados?
  • Os ex-garimpeiros falam de sorte. Como era a sorte no garimpo?
  • O que aconteceu com muitos dos que ficaram ricos? Que relação tem a ganância com a fala dos entrevistados?
  • Como ficaram suas famílias, deixadas em outras regiões do Brasil?
  • Como vivem hoje os ex-garimpeiros? O que esperam?
  • Como iniciou a história, como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?
  • Como podemos resumir as consequências dessa migração para os migrantes?

Como vimos no vídeo, muitos não retornaram para seu estado de origem e ainda tem esperança de dias melhores. Também estudamos que o número de pessoas que migraram para Serra Pelada foi muito grande. E quais foram as consequências para o Estado do Pará?

Projete a imagem do mapa do Pará para as crianças e explique a seta indica a região onde está localizado o município de Curionópolis e em seguida, projete o mapa de Curionópolis:

  • Que ligação pode ter o município de Curionópolis com a migração para Serra Pelada?
  • Conte aos alunos que esse município foi formado em decorrência do grande número de migrantes que foram garimpar em Serra Pelada. No contexto dessa aula, nos referimos ao Coronel Sebastião Curió, que a mando do Governo Militar do Presidente Figueiredo, atuou no garimpo, organizando o trabalho para a venda do outro para a Caixa Econômica Federal. Que relação tem esse município com o Sebastião Curió?
  • Conte aos alunos que o nome Curionópolis foi dado em homenagem a Sebastião Curió Rodrigues de Moura, presidente do sindicato do dos garimpeiros, conhecido como Major ou como Coronel Curió que nasceu em 1934, é ex-militar, engenheiro e político, sendo prefeito de Curionópolis de 2000 a março de 2008, sendo cassado por improbidade administrativa ao final do segundo mandato.

Fonte dos mapas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Projete o vídeo de Anderson Souza, com o título Serra Pelada - Esperança Dourada para os alunos. https://www.youtube.com/watch?v=4ISVKhl1U6A Acesso em 09/04/2019 e medeie uma conversa sobre o vídeo com os mesmos:

  • O que motivou os migrantes a irem garimpar em Serra Pelada?
  • De onde vieram os migrantes entrevistados?
  • Os ex-garimpeiros falam de sorte. Como era a sorte no garimpo?
  • O que aconteceu com muitos dos que ficaram ricos? Que relação tem a ganância com a fala dos entrevistados?
  • Como ficaram suas famílias, deixadas em outras regiões do Brasil?
  • Como vivem hoje os ex-garimpeiros? O que esperam?
  • Como iniciou a história, como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?
  • Como podemos resumir as consequências dessa migração para os migrantes?

Como vimos no vídeo, muitos não retornaram para seu estado de origem e ainda tem esperança de dias melhores. Também estudamos que o número de pessoas que migraram para Serra Pelada foi muito grande. E quais foram as consequências para o Estado do Pará?

Projete a imagem do mapa do Pará para as crianças e explique a seta indica a região onde está localizado o município de Curionópolis e em seguida, projete o mapa de Curionópolis:

  • Que ligação pode ter o município de Curionópolis com a migração para Serra Pelada?
  • Conte aos alunos que esse município foi formado em decorrência do grande número de migrantes que foram garimpar em Serra Pelada. No contexto dessa aula, nos referimos ao Coronel Sebastião Curió, que a mando do Governo Militar do Presidente Figueiredo, atuou no garimpo, organizando o trabalho para a venda do outro para a Caixa Econômica Federal. Que relação tem esse município com o Sebastião Curió?
  • Conte aos alunos que o nome Curionópolis foi dado em homenagem a Sebastião Curió Rodrigues de Moura, presidente do sindicato do dos garimpeiros, conhecido como Major ou como Coronel Curió que nasceu em 1934, é ex-militar, engenheiro e político, sendo prefeito de Curionópolis de 2000 a março de 2008, sendo cassado por improbidade administrativa ao final do segundo mandato.

Fonte dos mapas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Convide os alunos a construírem uma representação artística do garimpo de Serra Pelada, no estilo de uma maquete simplificada, pelo fato de não haver tempo hábil para uma construção muito detalhada. Mas o importante é que essa representação possa retratar como era o trabalho dos migrantes em Serra Pelada.

Apresente a imagem do slide para os alunos e converse com eles a respeito.

  • O nome dessa foto é Formigas Humanas de Serra Pelada. O que vemos nela?
  • Como deve ser trabalhar nessas condições?
  • Vamos reproduzir as condições de trabalho dos garimpeiros em uma maquete simplificada?

Distribua materiais diversos para os alunos como papel cartão colorido, cola, palitos, tinta, pincéis, EVA e oriente-os a construírem uma das paredes do garimpo com papel cartão marrom, ou se for possível, providencie um pedaço de madeira laminada e designe um grupo para construir uma das paredes com uso de barro não muito úmido ou argila. As escadas podem ser feitas de papel ou palitos amarrados com barbante, os trabalhadores podem ser de papel cartão ou de papel crepom amassado, os sacos de terra podem ser feitos de EVA, as pepitas de ouro podem ser feitas de papel dourado, ou pedrinhas pintadas com tinta dourada, enfim, utilize também material que possa ser reutilizado como garrafas pet, tampinhas de garrafa e sacolas plásticas… e deixe as crianças soltarem a imaginação!

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Formigas_Humanas_da_Serra_Pelada.jpg Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HQpkS5paeErkxtk8sYPgB7S5Ds26DvMfDVySwSttpm3e7HUFbxzjHaxGF5u4/his4-10und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nestes links, seguem orientações sobre a construção de maquetes e dioramas.

https://conceitos.com/diorama/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

https://www.estudokids.com.br/como-fazer-uma-maquete-escolar/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Quadro, marcador para quadro, projetor digital, tablets ou notebooks ou celulares ou material impresso, material reutilizável garrafas pet, tampinhas, papel cartão colorido, EVA, cola, tesouras, papel crepom, palitos para churrasco, barbante, pedaço de madeira laminada, papelão, papel laminado dourado, tintas de cores diversas.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MQRBvTWQppMy5EQuV6HYqJBpr37zwKC4ER3RyesZm3sAC3qezQzYJV7AETHk/his4-10und07-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HQpkS5paeErkxtk8sYPgB7S5Ds26DvMfDVySwSttpm3e7HUFbxzjHaxGF5u4/his4-10und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Este filme é um documentário muito completo, um material riquíssimo que apresenta dados históricos, aspectos econômicos, como era a organização do trabalho no garimpo, a vida dos garimpeiros, apresenta entrevistas históricas, enfim, um material excelente em vídeo para compreensão de todos os aspectos que envolviam o garimpo de Serra Pelada:

https://www.youtube.com/watch?v=mSDh86t2nG0&t=1368s Acesso em 08 de Abril de 2019. (Atenção: este material não deve ser usado com os alunos, visto conter conteúdos inapropriados à faixa etária dos mesmos).

Neste link encontra-se um artigo com um histórico das migrações internas no Brasil.

https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/download/1027/841 Acesso em 09 de Abril de 2019.

Nestes links, seguem orientações sobre a construção de maquetes e dioramas.

https://conceitos.com/diorama/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

https://www.estudokids.com.br/como-fazer-uma-maquete-escolar/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para os alunos. Peça que um aluno faça a leitura do mesmo em voz alta para a sala e converse com os alunos sobre o objetivo:

  • O que vocês entenderam do que o colega leu?
  • O que vamos trabalhar nesta aula?
  • Todos sabem o que é um garimpo?
  • Já ouviram falar do garimpo de Serra Pelada? (Foi o maior garimpo a céu aberto do mundo).
  • Será que muitas pessoas migraram para lá?
  • Será que todos que migraram ficaram ricos?
  • E o que aconteceu com a região do garimpo? Será que algo mudou?

Para você saber mais:

Neste link encontra-se um artigo com um histórico das migrações internas no Brasil.

https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/download/1027/841 Acesso em 09 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos. Projete a imagem do slide para os alunos e diga que a mesma será relacionada com a atividade a seguir.

Oriente os alunos a navegarem no endereço : https://incrivelhistoria.com.br/sebastiao-salgado-serra-pelada/ (Acesso em 09 de Abril de 2019). Neste endereço encontra-se parte das fotos de Sebastião Salgado sobre Serra Pelada. Para isso providencie o acesso ao portal por tablet, notebook, computadores ou celulares, um para cada grupo. Caso não seja possível, imprima o material do portal, e distribua uma cópia para cada grupo.

Medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • O que é mostrado nas fotos?
  • Como era feito o trabalho?
  • O que podemos concluir sobre as condições de trabalho dos garimpeiros?
  • Que ferramentas eram usadas pelos garimpeiros?
  • As fotos retratam as condições de trabalho no garimpo, dos perigos no trabalho. O que podemos observar nas fotos a esse respeito?
  • No portal vemos que o autor se refere à origem dos migrantes. Qual a relação com o mapa do slide? O que as setas do mapa mostram para nós? (Vieram garimpeiros de todas as regiões) Qual o motivo de deixar a família e ir trabalhar tão longe?
  • Relacionando o termo “morte rotineira” no portal, ao se referir aos trabalhos no garimpo, podemos concluir que todos os migrantes conseguiram voltar para casa?
  • Vocês sabiam que o garimpo de Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo? Fontes contam que, no auge da febre do ouro chegou a ter 120.000 homens trabalhando juntos lá? De Serra Pelada foram retiradas pelos garimpeiros cerca de 50 toneladas de ouro e vemos também que a imensa montanha se transformou num buraco com 80 metros de profundidade. O que pode ocorrer quando há uma alteração tão drástica do solo? (Desbarrancamentos, erosões, abertura de lençóis freáticos…)
  • Conte para os alunos que a Vale, é uma empresa que detém o poder de exploração sobre todo o minério no solo brasileiro, por concessão do próprio Governo, mas um fato interessante ocorreu em Serra Pelada. O Presidente Figueiredo manteve o garimpo sob exploração dos garimpeiros. Enviou para lá o Coronel Sebastião Curió Rodrigues Moura, que organizava o trabalho nos moldes do Governo e coordenava a venda do ouro extraído para a Caixa Econômica Federal, e depois indenizou a Vale.
  • Esses migrantes ainda permanecem lá trabalhando? O garimpo ainda existe?

Projete a imagem do Lago da Cava para os alunos:

  • Que relação pode ter essa imagem com o assunto que estamos tratando? (É possível que os alunos relacionem, sobretudo se tiverem algum conhecimento da história do garimpo, se a escola estiver localizada no Pará, ou se algum aluno tiver algum parente que tenha trabalhado lá. Caso não relacionem, explique que essa foto é o mesmo local que eles viram no vídeo, pois que o “buraco” aberto pelos garimpeiros com 20 metros de profundidade, resultou no alcance de lençóis freáticos que inundaram o espaço. Conte também que em 1992, o Presidente Fernando Collor, devolveu à Vale o direito de explorar o garimpo e assim terminou a possibilidade de trabalho para os garimpeiros).

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_total_do_lago_da_cava_do_Garimpo_de_Serra_Pelada.jpg Acesso em 09 de Abril de 2019.

Fonte do Mapa: Banco de imagem Nova Escola (adaptada) Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MQRBvTWQppMy5EQuV6HYqJBpr37zwKC4ER3RyesZm3sAC3qezQzYJV7AETHk/his4-10und07-contexto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize no Pará e algum morador próximo ao garimpo possa ir à escola, ou algum aluno tenha parentes que trabalharam lá na década de 80, seria muito interessante uma entrevista.

Para você saber mais:

Nesse link, uma reportagem conta como funcionava o trabalho no garimpo de Serra Pelada: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/serra-pelada.htm Acesso em 08 de Abril de 2019.

Neste endereço, encontramos uma matéria, com fotos de como vivem os garimpeiros que resistiram ao fechamento do garimpo.

https://www.vice.com/pt_br/article/43py9m/os-garimpeiros-da-serra-pelada-esperam-a-volta-dos-tempos-dourados Acesso em 09 de Abril de 2019.

O link a seguir traz uma análise histórica do garimpo de Serra Pelada em contraste com as fotos de Sebastião Salgado.

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/11o-encontro-2017/gt-historia-da-midia-visual/o-201cform igueiro-humano201d-o-garimpo-de-serra-pelada-pelas-fotografias-de-sebastiao-salgado/at_download/file Acesso em 09 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

Organize a sala em 4 grupos. Projete a imagem do slide para os alunos e diga que a mesma será relacionada com a atividade a seguir.

Oriente os alunos a navegarem no endereço : https://incrivelhistoria.com.br/sebastiao-salgado-serra-pelada/ (Acesso em 09 de Abril de 2019). Neste endereço encontra-se parte das fotos de Sebastião Salgado sobre Serra Pelada. Para isso providencie o acesso ao portal por tablet, notebook, computadores ou celulares, um para cada grupo. Caso não seja possível, imprima o material do portal, e distribua uma cópia para cada grupo.

Medeie uma conversa com os alunos sobre o mesmo:

  • O que é mostrado nas fotos?
  • Como era feito o trabalho?
  • O que podemos concluir sobre as condições de trabalho dos garimpeiros?
  • Que ferramentas eram usadas pelos garimpeiros?
  • As fotos retratam as condições de trabalho no garimpo, dos perigos no trabalho. O que podemos observar nas fotos a esse respeito?
  • No portal vemos que o autor se refere à origem dos migrantes. Qual a relação com o mapa do slide? O que as setas do mapa mostram para nós? (Vieram garimpeiros de todas as regiões) Qual o motivo de deixar a família e ir trabalhar tão longe?
  • Relacionando o termo “morte rotineira” no portal, ao se referir aos trabalhos no garimpo, podemos concluir que todos os migrantes conseguiram voltar para casa?
  • Vocês sabiam que o garimpo de Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo? Fontes contam que, no auge da febre do ouro chegou a ter 120.000 homens trabalhando juntos lá? De Serra Pelada foram retiradas pelos garimpeiros cerca de 50 toneladas de ouro e vemos também que a imensa montanha se transformou num buraco com 80 metros de profundidade. O que pode ocorrer quando há uma alteração tão drástica do solo? (Desbarrancamentos, erosões, abertura de lençóis freáticos…)
  • Conte para os alunos que a Vale, é uma empresa que detém o poder de exploração sobre todo o minério no solo brasileiro, por concessão do próprio Governo, mas um fato interessante ocorreu em Serra Pelada. O Presidente Figueiredo manteve o garimpo sob exploração dos garimpeiros. Enviou para lá o Coronel Sebastião Curió Rodrigues Moura, que organizava o trabalho nos moldes do Governo e coordenava a venda do ouro extraído para a Caixa Econômica Federal, e depois indenizou a Vale.
  • Esses migrantes ainda permanecem lá trabalhando? O garimpo ainda existe?

Projete a imagem do Lago da Cava para os alunos:

  • Que relação pode ter essa imagem com o assunto que estamos tratando? (É possível que os alunos relacionem, sobretudo se tiverem algum conhecimento da história do garimpo, se a escola estiver localizada no Pará, ou se algum aluno tiver algum parente que tenha trabalhado lá. Caso não relacionem, explique que essa foto é o mesmo local que eles viram no vídeo, pois que o “buraco” aberto pelos garimpeiros com 20 metros de profundidade, resultou no alcance de lençóis freáticos que inundaram o espaço. Conte também que em 1992, o Presidente Fernando Collor, devolveu à Vale o direito de explorar o garimpo e assim terminou a possibilidade de trabalho para os garimpeiros).

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_total_do_lago_da_cava_do_Garimpo_de_Serra_Pelada.jpg Acesso em 09 de Abril de 2019.

Fonte do Mapa: Banco de imagem Nova Escola (adaptada) Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MQRBvTWQppMy5EQuV6HYqJBpr37zwKC4ER3RyesZm3sAC3qezQzYJV7AETHk/his4-10und07-contexto.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso a escola se localize no Pará e algum morador próximo ao garimpo possa ir à escola, ou algum aluno tenha parentes que trabalharam lá na década de 80, seria muito interessante uma entrevista.

Para você saber mais:

Nesse link, uma reportagem conta como funcionava o trabalho no garimpo de Serra Pelada: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/serra-pelada.htm Acesso em 08 de Abril de 2019.

Neste endereço, encontramos uma matéria, com fotos de como vivem os garimpeiros que resistiram ao fechamento do garimpo.

https://www.vice.com/pt_br/article/43py9m/os-garimpeiros-da-serra-pelada-esperam-a-volta-dos-tempos-dourados Acesso em 09 de Abril de 2019.

O link a seguir traz uma análise histórica do garimpo de Serra Pelada em contraste com as fotos de Sebastião Salgado.

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/11o-encontro-2017/gt-historia-da-midia-visual/o-201cform igueiro-humano201d-o-garimpo-de-serra-pelada-pelas-fotografias-de-sebastiao-salgado/at_download/file Acesso em 09 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Projete o vídeo de Anderson Souza, com o título Serra Pelada - Esperança Dourada para os alunos. https://www.youtube.com/watch?v=4ISVKhl1U6A Acesso em 09/04/2019 e medeie uma conversa sobre o vídeo com os mesmos:

  • O que motivou os migrantes a irem garimpar em Serra Pelada?
  • De onde vieram os migrantes entrevistados?
  • Os ex-garimpeiros falam de sorte. Como era a sorte no garimpo?
  • O que aconteceu com muitos dos que ficaram ricos? Que relação tem a ganância com a fala dos entrevistados?
  • Como ficaram suas famílias, deixadas em outras regiões do Brasil?
  • Como vivem hoje os ex-garimpeiros? O que esperam?
  • Como iniciou a história, como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?
  • Como podemos resumir as consequências dessa migração para os migrantes?

Como vimos no vídeo, muitos não retornaram para seu estado de origem e ainda tem esperança de dias melhores. Também estudamos que o número de pessoas que migraram para Serra Pelada foi muito grande. E quais foram as consequências para o Estado do Pará?

Projete a imagem do mapa do Pará para as crianças e explique a seta indica a região onde está localizado o município de Curionópolis e em seguida, projete o mapa de Curionópolis:

  • Que ligação pode ter o município de Curionópolis com a migração para Serra Pelada?
  • Conte aos alunos que esse município foi formado em decorrência do grande número de migrantes que foram garimpar em Serra Pelada. No contexto dessa aula, nos referimos ao Coronel Sebastião Curió, que a mando do Governo Militar do Presidente Figueiredo, atuou no garimpo, organizando o trabalho para a venda do outro para a Caixa Econômica Federal. Que relação tem esse município com o Sebastião Curió?
  • Conte aos alunos que o nome Curionópolis foi dado em homenagem a Sebastião Curió Rodrigues de Moura, presidente do sindicato do dos garimpeiros, conhecido como Major ou como Coronel Curió que nasceu em 1934, é ex-militar, engenheiro e político, sendo prefeito de Curionópolis de 2000 a março de 2008, sendo cassado por improbidade administrativa ao final do segundo mandato.

Fonte dos mapas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Projete o vídeo de Anderson Souza, com o título Serra Pelada - Esperança Dourada para os alunos. https://www.youtube.com/watch?v=4ISVKhl1U6A Acesso em 09/04/2019 e medeie uma conversa sobre o vídeo com os mesmos:

  • O que motivou os migrantes a irem garimpar em Serra Pelada?
  • De onde vieram os migrantes entrevistados?
  • Os ex-garimpeiros falam de sorte. Como era a sorte no garimpo?
  • O que aconteceu com muitos dos que ficaram ricos? Que relação tem a ganância com a fala dos entrevistados?
  • Como ficaram suas famílias, deixadas em outras regiões do Brasil?
  • Como vivem hoje os ex-garimpeiros? O que esperam?
  • Como iniciou a história, como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?
  • Como podemos resumir as consequências dessa migração para os migrantes?

Como vimos no vídeo, muitos não retornaram para seu estado de origem e ainda tem esperança de dias melhores. Também estudamos que o número de pessoas que migraram para Serra Pelada foi muito grande. E quais foram as consequências para o Estado do Pará?

Projete a imagem do mapa do Pará para as crianças e explique a seta indica a região onde está localizado o município de Curionópolis e em seguida, projete o mapa de Curionópolis:

  • Que ligação pode ter o município de Curionópolis com a migração para Serra Pelada?
  • Conte aos alunos que esse município foi formado em decorrência do grande número de migrantes que foram garimpar em Serra Pelada. No contexto dessa aula, nos referimos ao Coronel Sebastião Curió, que a mando do Governo Militar do Presidente Figueiredo, atuou no garimpo, organizando o trabalho para a venda do outro para a Caixa Econômica Federal. Que relação tem esse município com o Sebastião Curió?
  • Conte aos alunos que o nome Curionópolis foi dado em homenagem a Sebastião Curió Rodrigues de Moura, presidente do sindicato do dos garimpeiros, conhecido como Major ou como Coronel Curió que nasceu em 1934, é ex-militar, engenheiro e político, sendo prefeito de Curionópolis de 2000 a março de 2008, sendo cassado por improbidade administrativa ao final do segundo mandato.

Fonte dos mapas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Projete o vídeo de Anderson Souza, com o título Serra Pelada - Esperança Dourada para os alunos. https://www.youtube.com/watch?v=4ISVKhl1U6A Acesso em 09/04/2019 e medeie uma conversa sobre o vídeo com os mesmos:

  • O que motivou os migrantes a irem garimpar em Serra Pelada?
  • De onde vieram os migrantes entrevistados?
  • Os ex-garimpeiros falam de sorte. Como era a sorte no garimpo?
  • O que aconteceu com muitos dos que ficaram ricos? Que relação tem a ganância com a fala dos entrevistados?
  • Como ficaram suas famílias, deixadas em outras regiões do Brasil?
  • Como vivem hoje os ex-garimpeiros? O que esperam?
  • Como iniciou a história, como foi a descoberta do ouro em Serra Pelada?
  • Como podemos resumir as consequências dessa migração para os migrantes?

Como vimos no vídeo, muitos não retornaram para seu estado de origem e ainda tem esperança de dias melhores. Também estudamos que o número de pessoas que migraram para Serra Pelada foi muito grande. E quais foram as consequências para o Estado do Pará?

Projete a imagem do mapa do Pará para as crianças e explique a seta indica a região onde está localizado o município de Curionópolis e em seguida, projete o mapa de Curionópolis:

  • Que ligação pode ter o município de Curionópolis com a migração para Serra Pelada?
  • Conte aos alunos que esse município foi formado em decorrência do grande número de migrantes que foram garimpar em Serra Pelada. No contexto dessa aula, nos referimos ao Coronel Sebastião Curió, que a mando do Governo Militar do Presidente Figueiredo, atuou no garimpo, organizando o trabalho para a venda do outro para a Caixa Econômica Federal. Que relação tem esse município com o Sebastião Curió?
  • Conte aos alunos que o nome Curionópolis foi dado em homenagem a Sebastião Curió Rodrigues de Moura, presidente do sindicato do dos garimpeiros, conhecido como Major ou como Coronel Curió que nasceu em 1934, é ex-militar, engenheiro e político, sendo prefeito de Curionópolis de 2000 a março de 2008, sendo cassado por improbidade administrativa ao final do segundo mandato.

Fonte dos mapas: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5yBCevxw4uchK5yAntnCvwBYgQwcnDcp6ftnKdH9JgHuUVghdhSSmBYuSNHV/his4-10und07-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nos links abaixo, encontramos fotos e escritos que contam um pouco do Garimpo de Serra Pelada e como vivem atualmente os garimpeiros:

https://www.hipercultura.com/serra-pelada-historia-e-fotos/ Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/serra-pelada.htm Acesso em 09 de Abril de 2019.

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/07/18/ult5772u382.jhtm Acesso em 09 de Abril de 2019.

Neste link, um artigo que traz uma análise sobre a vida dos garimpeiros no Brasil desde a década de 70:

http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2017/pdfs/eixo4/migrantesgarimpeirosentreobrasileosguianastrabalhadoressuperfluosnamargemdadinamicaca.pdf

Nos links abaixo seguem informações sobre Curionópolis e Sebastião Curió:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/curionopolis.pdf Acesso em 09 de Abril de 2019.

http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/sebastiao-curio-rodrigues-de-moura Acesso em 09 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

Convide os alunos a construírem uma representação artística do garimpo de Serra Pelada, no estilo de uma maquete simplificada, pelo fato de não haver tempo hábil para uma construção muito detalhada. Mas o importante é que essa representação possa retratar como era o trabalho dos migrantes em Serra Pelada.

Apresente a imagem do slide para os alunos e converse com eles a respeito.

  • O nome dessa foto é Formigas Humanas de Serra Pelada. O que vemos nela?
  • Como deve ser trabalhar nessas condições?
  • Vamos reproduzir as condições de trabalho dos garimpeiros em uma maquete simplificada?

Distribua materiais diversos para os alunos como papel cartão colorido, cola, palitos, tinta, pincéis, EVA e oriente-os a construírem uma das paredes do garimpo com papel cartão marrom, ou se for possível, providencie um pedaço de madeira laminada e designe um grupo para construir uma das paredes com uso de barro não muito úmido ou argila. As escadas podem ser feitas de papel ou palitos amarrados com barbante, os trabalhadores podem ser de papel cartão ou de papel crepom amassado, os sacos de terra podem ser feitos de EVA, as pepitas de ouro podem ser feitas de papel dourado, ou pedrinhas pintadas com tinta dourada, enfim, utilize também material que possa ser reutilizado como garrafas pet, tampinhas de garrafa e sacolas plásticas… e deixe as crianças soltarem a imaginação!

Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Formigas_Humanas_da_Serra_Pelada.jpg Acesso em 09 de Abril de 2019.

Material complementar:

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HQpkS5paeErkxtk8sYPgB7S5Ds26DvMfDVySwSttpm3e7HUFbxzjHaxGF5u4/his4-10und07-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Nestes links, seguem orientações sobre a construção de maquetes e dioramas.

https://conceitos.com/diorama/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

https://www.estudokids.com.br/como-fazer-uma-maquete-escolar/ Acesso em 13 de Abril de 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Circulação de pessoas, produtos e culturas do 4º ano :

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano